MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta

alantaru
    alantaru
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta Empty Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta

Mensagem  alantaru 11/1/2019, 10:07

Bom dia a todos.
    Já criei um tópico solicitando ajuda para esse assunto há um tempo, e o conselho que me foi dado é para manter as coisas mais simples, pois estava muito complicado. Porém realmente este assunto está emperrando meu projeto de tal forma que não consigo prosseguir sem resolver isso, por isso conto com a ajuda de vocês!

Eis o problema:

Possuo um formulário contínuo frmRota, que exibe registros de impressoras e entregas de papel.
    O objetivo deste formulário é filtrar determinados registros (através das ComboBoxes) para gerar um relatório com os registros filtrados.

O problema é que, da forma como está configurado, eu só consigo filtrar um único campo por combobox.
    Se, por exemplo, eu preciso gerar um relatório com mais de uma data, não consigo. (e eu preciso sempre!)

Andei pesquisando por formas de adicionar checkboxes dentro dos ComboBoxes e descobri os Campos de consulta.
    Aí entra minha dúvida: São 11 ComboBoxes. Eu preciso criar uma nova tabela com 11 campos de consulta? E a tabela contínua exibida no formulário, seriam a tabela original ou a tabela de campos de consulta?

Resumindo: Preciso de alguma forma selecionar mais de um campo por ComboBox.
    PS.: Se for preciso trocar os ComboBoxes por ListBoxes, tudo bem, o único problema é o espaço que os ListBoxes ocupam, pois o formulário precisa caber em monitores 4:3.

Segue abaixo o link do sistema:
    Senha: 2393
    link: alantaru.000webhostapp.com/BANCO_DE_DADOS/SISTEMA.zip

Desde já agradeço a compreensão e a paciência.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta Empty Re: Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta

Mensagem  Alexandre Fim 11/1/2019, 11:08

Ok Alan,

Baixei seu exemplo aqui e vou analisar.

[]'s
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer

Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta Empty Re: Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta

Mensagem  Alexandre Fim 11/1/2019, 13:46

Alan,

Fiz uma breve análise no teu sistema e vi que o formulário "frmRota" carrega todos os dados da tabela, onde depois vc faz os devidos filtros.
    Esta tabela está com aproximadamente 1600 registros, e com o tempo esse formulário vai ficar "pesado" para carregar os dados.
    Sugiro que você o inverso, carregue os dados somente quando o usuário finalizar os dados de pesquisa.

Também fiz um .PDF com uma sugestão de filtro de dados, deixando sua pesquisa mais dinâmica.

OBS: no arquivo .PDF está escrito:

strWhere = strWhere & rs(“NomeCampo”) & rs(“NomeCampo”) & rs(“Valor”)

Correto:
    strWhere = strWhere & rs(“NomeCampo”) & rs(“NomeCriterio”) & rs(“Valor”)

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Att,

Alexandre
    Anexos
    Filtro Múltiplo de Form Contínuo Utilizando ComboBoxes e Campos de Consulta AttachmentSugestão.pdf
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (212 Kb) Baixado 41 vez(es)
    alantaru
    alantaru
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  alantaru 14/1/2019, 17:15

Alexandre, muito obrigado pela dica!
    Porém, percebo que preciso aprender muito ainda de VBA, pois estou tendo problemas para aplicar o que você me indicou.
    Vou continuar tentando e quando conseguir posto aqui o resultado.
    alantaru
    alantaru
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  alantaru 8/2/2019, 10:54

Desculpem a demora para responder este tópico (na verdade ressuscitá-lo), mas finalmente consegui seguir o passo-a-passo do pdf e concluir o filtro que o Alexandre me passou.

Porém estou tendo um problema:

O filtro foi criado no formulário frmRota2.
    Eu percebi que precisava incluir a opção para o usuário escolher "AND" ou "OR" na hora de juntar os filtros, senão ele não poderia juntar 2 critérios. Porém, dependendo da forma como o usuário realiza a consulta, o filtro buga todo e fica muito confuso.

Vou dar um exemplo de consulta queé muito usada:
    Empresa -> "USIMINAS MECÂNICA S/A"
    PlantaInstalada -> "UMSA IPATINGA MG" OU "USIMINAS IPATINGA MG" (no caso tem que filtrar os 2, ou seja, o tem que aparecer registros tanto de um quanto de outro)
    Status -> "Em produção" OU "1-Backup Ativo do Setor" (no caso tem que filtrar os 2, ou seja, o tem que aparecer registros tanto de um quanto de outro)

Só que na hora de criar o filtro, os parâmetros não batem, e aparecem registros indesejados que não fazem parte do que eu quero filtrar.
    Será que é possível melhorar esse filtro?
    Desde já agradeço.

Segue em anexo o link do sistema modificado:
    sistema_08-02-19.zip
    Senha: 2393
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Mensagem  FranklinJSP 8/2/2019, 18:43

Olá Isaac

Eu espero que seja o que você precisa, frmRota3.

Filtra: Empresa, Planta instalada e status (data é trabalho pra vc)

https://1drv.ms/u/s!ALLu3a0m3d3lhSc

Saludos

.................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    alantaru
    alantaru
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  alantaru 9/2/2019, 13:34

Obrigado, FranklinJSP, mas eu preciso ter a opção de selecionar 2, 3 ou mais filtros do mesmo tipo entende?
    Por exemplo, se eu precisar selecionar, por exemplo: 4 empresas diferentes no mesmo filtro aí nesse frmRota3 que você fez não seria possível entende?

Por isso eu criei o frmRota2 (seguindo a orientação do Alexandre).
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Mensagem  FranklinJSP 9/2/2019, 14:59

Ok, vou ver se consigo resolver

Saludos

.................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 17:37