MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Consulta com Múltiplos Valores em um Campo

eel_afs
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Consulta com Múltiplos Valores em um Campo Empty Consulta com Múltiplos Valores em um Campo

Mensagem  eel_afs 25/4/2017, 14:31

Bom dia,

estou precisando de uma ajuda com o access. Não sei se é possível fazer o que quero.

Estou implementando um programa no excel, tendo o access como base de dados.

Em uma tabela X do Access (importada de outra fonte do excel) veio um campo com valores separados por ";".

Em uma outra Tabela Y do Access, existe os valores da Tabela X individualmente relacionados com o nome.

Ex.:
    Tabela X - Campo Chaves            
                  Col1
    Linha 1 - A;B;C;E;F
    Linha 2 - D;E
    Linha 3 - H
    Linha 4 - A; F

Tabela Y - Chave/Nome
    Col1     Col2
    A         João
    B         Mário
    C         Ivan
    D         Pedro
    E         Maria
    G         Thiago
    I          André

O resultado que eu gostaria na Tabela Z seria:
    Col1                          Col2                       Col3
    TabelaX.col1       ExistentesNaTabelaX       Nomes  
    A;B;C;E;F             A;B;C;E                       João; Mário; Ivan; Maria
    D;E                      D;E                             Pedro; Maria  
    H                        
    A; F                     A                                João  

Como saber qual linha da tabela X tem valores da tabela Y? Tem como fazer através de consulta?

Eu havia resolvido este problema através de código, criando uma nova tabela onde eu separei a quantidade de ";" em novas linhas, relacionei a nova tabela com  a tabela Y e depois através de código salvei na tabela que eu queria.

Mas isto acabou ficando lento e de um programa de porte razoável está consumindo 80% do tempo apenas nesta função.

Desta forma peço o auxílio e conhecimento dos amigos para ver se é possível resolver este tipo de problema de alguma forma que não conheço.

Obrigado.

Abs,
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Consulta com Múltiplos Valores em um Campo Empty Re: Consulta com Múltiplos Valores em um Campo

Mensagem  Alvaro Teixeira 26/4/2017, 13:14

Olá André Schiochet, Bem-Vindo ao fórum MaximoAccess.

Este fórum é de Access, fiquei com dúvidas da Col2 do resultado pretendido.
    No entanto não sei que tipo de projeto está a desenvolver, mas com a experiencia que tenho creio que em Access seria mais fácil.

Já experimentou uma "Busca" aqui no fórum se não tem algo identico, veja como fazer:
    https://www.maximoaccess.com/t1115-busca-no-forum-search

Veja um exemplo que acabei de fazer para um colega interagindo com Excel:
    https://www.maximoaccess.com/t29991-calculos-sobre-tabelas-ligar-excel-adionar-dados-a-tabela

Abraço e bons estudos com o MaximoAccess
    eel_afs
    Novato
    Novato

Consulta com Múltiplos Valores em um Campo Empty Re: Consulta com Múltiplos Valores em um Campo

Mensagem  eel_afs 27/4/2017, 19:49

Olá ahteixeira,

A coluna 2 verificou quem da tabela X existia na tabela Y.

No caso da primeira linha, na tabela X existiam os valores A;B;C;E;F. Mas como pode ser observado na tabela Y, o valor de "F" não existe na tabela Y. Desta forma a coluna 2 cruzou as informações e apresentou apenas quem pertence à tabela Y ("A, B, C, E").

A solução que realizei por código foi a seguinte:

Criei uma nova tabela (Tabela S) separando as linhas com cada item:
    S.col1 S.col2
    Linha1 A
    Linha1 B
    Linha1 C
    Linha1 E
    Linha1 F
    Linha2 D
    Linha2 E
    Linha3 H
    Linha4 A
    Linha4 F

Fiz uma consulta ligando a TabelaS.col2 com a TabelaY.col2 e através de macro juntei novamente para compor a tabela Z.

A minha dúvida é se não seria possível realizar isto através de uma consulta, criando relacionamentos ou de alguma forma armazenando vários valores em um campo de pesquisa.

Se fizer uma pesquisa na internet "Armazenar vários valores em um campo de pesquisa" encontra algumas referências, mas para meu nível de access não entendi....rssss

Sobre usar o Access diretamente, na aplicação não é viável pois os usuários não terão access instalado. O access será apenas base de dados, e conecto excel e access através de ADODB.

Encontrei dificuldade em como pesquisar esta minha necessidade...

De qualquer forma, obrigado.

Se alguém tiver uma outra solução agradeço.

Abs,
    philipp.moreira
    philipp.moreira
    Avançado
    Avançado

Mensagem  philipp.moreira 28/4/2017, 04:24

Boa noite!

Não sei se foi só para exemplificar, mas, a falta de performance pode estar estar relacionada (na minha opinião) :

Poste um arquivo com massa de dados e seu Bd (somente a parte relacionada a questão), pois, assim os amigos do fórum podem analisar melhor e te propor uma idéia de como melhorar afim de uma melhor performance.

Obs.: Caso os arquivos sejam muitos extensos, poste em algum site de compartilhamento (google drive, drop box, etc) ;)

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 21:54