viva,
Antes de mais, sou novo aqui no forum e de access ainda percebo pouco do access, portanto estou aqui com algumas duvidas.
Então o que pretendo fazer é filtrar dados utilizando varias combobox. basicamente tenho uma tabela onde existe a informação de determinados problemas, estado (Activo ou fechado ou outros), o nome das empresas a quem está afecto a reparação do problema e a especifidade do problema (por ex. Electricidade, civil, etc, entre outros mas é neste que quero fazer o filtro.
Tenho as combobox colocadas num formulario, onde vou escolhendo os filtros que por sua vez filtram na consulta. os filtros do estado (activo, fechado, em resolução) está a funcionar. Agora, na combobox da identificação da Empresa posso escolher um das empresas, mas criei na combo tambem um campo "Todos" para mostrar tudo. Nos critérios do filtro usei a função if e se eu escolher a empresa, o filtro funciona, mas quando eu seleciono "Todos" não me aparece nenhum resultado (deviam aparecer todas as empresas!!!) ou seja, a parte do else não está a mostrar todas as empresas.
Deixo aqui o código do SQL da consulta para que se me poderem ajudar e indicar o que estou a fazer mal:
SELECT Problemas.*
FROM Problemas
WHERE (((Problemas.Estado)=[Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado1] & [Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado1].[TextoDeValidação] Or (Problemas.Estado)=[Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado2] & [Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado2].[TextoDeValidação]) AND ((Problemas.Categoria)=IIf([Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroCategoria].[TextoDeValidação]<>" Todos",[Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroCategoria] & [Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroCategoria].[TextoDeValidação],"*")))
ORDER BY Problemas.ID;
Basicamente está indicado 2 filtros para o estado e outro para a selecção de 1 empresa ou todas.
Se me poderem ajudar nisto, agradeço... nao sei se é importante, tenho o access 2010..
Cumprimentos
Antes de mais, sou novo aqui no forum e de access ainda percebo pouco do access, portanto estou aqui com algumas duvidas.
Então o que pretendo fazer é filtrar dados utilizando varias combobox. basicamente tenho uma tabela onde existe a informação de determinados problemas, estado (Activo ou fechado ou outros), o nome das empresas a quem está afecto a reparação do problema e a especifidade do problema (por ex. Electricidade, civil, etc, entre outros mas é neste que quero fazer o filtro.
Tenho as combobox colocadas num formulario, onde vou escolhendo os filtros que por sua vez filtram na consulta. os filtros do estado (activo, fechado, em resolução) está a funcionar. Agora, na combobox da identificação da Empresa posso escolher um das empresas, mas criei na combo tambem um campo "Todos" para mostrar tudo. Nos critérios do filtro usei a função if e se eu escolher a empresa, o filtro funciona, mas quando eu seleciono "Todos" não me aparece nenhum resultado (deviam aparecer todas as empresas!!!) ou seja, a parte do else não está a mostrar todas as empresas.
Deixo aqui o código do SQL da consulta para que se me poderem ajudar e indicar o que estou a fazer mal:
SELECT Problemas.*
FROM Problemas
WHERE (((Problemas.Estado)=[Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado1] & [Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado1].[TextoDeValidação] Or (Problemas.Estado)=[Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado2] & [Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroEstado2].[TextoDeValidação]) AND ((Problemas.Categoria)=IIf([Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroCategoria].[TextoDeValidação]<>" Todos",[Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroCategoria] & [Formulários]![Lista de Problemas]![FiltroCategoria].[TextoDeValidação],"*")))
ORDER BY Problemas.ID;
Basicamente está indicado 2 filtros para o estado e outro para a selecção de 1 empresa ou todas.
Se me poderem ajudar nisto, agradeço... nao sei se é importante, tenho o access 2010..
Cumprimentos