Alexandre Neves 6/8/2012, 21:36
Boa noite, França
Tenho andado a pensar durante todo o dia a melhor forma de desenvecilharmo-nos do assunto.
Não vi a consulta que referes, mas parece que só existirá uma solução.
Vamos à razão de afirmar tal: As compras estão em tabela diferente das vendas. Ao fazer qualquer consulta tem-se criar um relacionamento que tem que ser definido (ter um início!). O início tem de ser a tabela compras ou a tabela vendas (é lógico que não podem ser as duas!)
1º se começarmos pela tabela compras, como estávamos, o custo médio anda certo mas as vendas posteriores à última compra não são consideradas (editado para substituir 'última venda' por 'última compra')
2º se começarmos pela tabela vendas, o custo médio andará errado porque, em especial se houver mais que uma compra entre duas vendas.
3º acresce, em qualquer das duas possibilidades, que ter uma venda (ou várias) no mesmo dia que exista uma compra (ou várias), como se entenderá a sequência de compra e venda? Não é possível, a menos que se trabalhasse com data e hora completas (este problema é só um acréscimo às duas considerações anteriores)
Parece-me que só existirá (mentalmente parece-me possível resolver tudo) uma solução: ter apenas uma tabela única para compras e vendas. Teria os campos: DataMovimento (data), Compra(Sim/Não), CodigoInsumo(Número), Quant, CodigoProduto, ....
O registo seria feito pela sequência que acontecessem e, era possível, até ter campos para custo médio, saldo insumo, etc que seriam preenchidos automaticamente. Quando fosse compra eram preenchidos os campos DataMovimento, Compra(sim),CodigoInsumo, Quant, etc; quando fosse venda eram preenchidos os campos dataMovimento, Compra(Não), CodigoProduto, Quant, etc.
Abraço,
Última edição por Alexandre Neves em 7/8/2012, 17:52, editado 1 vez(es)