Amigo Norberto
Tudo bem, companheiro dos pampas
O código de barras usados nos produtos é chamado de EAN13, pois nele contém 13 algarismos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador.
Esses algarismos são divididos em 4 partes se ainda me lembro, sendo os 3 primeiros referente ao país de origem do produto, veja que nos nossos produtos (Brasil) começam sempre com 789.
Caso queira saber mais, procure no oráculo sobre código ean13.
Como faz muito tempo que fiz um programa usando código de barras EAN13, me parece que algo mudou, pois vi numa carteira de cigarros o código com 8 algarismos embora a barra em si, seja a mesma.
Nessas barras de código tanto a barra escura como a clara(espaço entre as barras) fazem parte do código.
Você terá que definir junto ao teu cliente como serão os produtos que não tem código de barras, se você cria o código para esses produtos (sim, pode-se criar esse código no access também, eu usei parte do cnpj do cliente) ou cria outro campo para um código interno, usado pela empresa,
A exemplo disse, veja que os supermercados tem um código interno que o caixa consulta quando o cliente vai pagar as verduras.
Quanto a maquina, existem as manuais, que é o caso dessa que você citou.
Provavelmente, você terá que configurar essa maquineta, para a leitura da barra.
Eu tive que fazer isso,mas digo que era de outra marca.
O ideal seria estar com a maquina em mão para ir testando.
Pense também em impressão de etiquetas, para os produtos que não tem código de barras
Por enquanto é isso
Conte comigo no que precisar, se tiver ao meu alcance.
Abraços