MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário

rband
    rband
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário Empty Preenchimento das tabelas por controles de formulário

Mensagem  rband 23/3/2012, 13:54

Olá pessoal do fórum!

Esta é minha primeira postagem aqui e aproveito para dizer que fico muito feliz em saber que existe este canal para ajudar os pobres mortais que se aventuram pelos sinuosos caminhos do Access a resolverem seus pesadelos que os atormentam.

Pelas postagens que já acompanho há algum tempo, a maioria dos usuários são como eu, conhecem pouco do poder do software e não sabem nada de VBA!! Mas graças aos anjos da guarda do fórum a maior parte esclarecem suas dúvidas.

Há muito tempo eu tinha o interesse em aprender Access para "consumo próprio", ou seja, desenvolver pequenas soluções para meu dia-a-dia caseiro, mas a necessidade maior surgiu agora. Montei um pequeno home business com um amigo para venda de itens antigos colecionáveis pela internet. Começamos com um estoque pequeno e todo controle de estoque, clientes, vendas e pagamentos era realizado por uma planilha Excel, mas com o decorrer do tempo nosso estoque aumentou (e as vendas também, graças a Deus!) e o controle disso tudo pelo Excel ficou complicado. Tentei montar formulários no Excel para facilitar tudo isso, mas esbarrei na programação VBA. A opção foi partir para o Access, que por ser um software destinado a aplicações como essa, já possui uma automatização maior, por assim dizer, para certos tipos de aplicações mais simples, como é o meu caso.

A solução não poderia ser outra: pesquisei e comprei livros sobre Access, acessei tutoriais e fóruns na internet, baixei alguns BD free para ver como eram criados e estruturados, assisti a vídeo-aulas, etc. Ou seja, mergulhei fundo no assunto. Mas existem situações que, assim como a vida, os livros não ensinam e só a prática, o conhecimento profundo e a experiência podem resolver. E eu estou começando a encontrar este tipo de barreira.

Meu objetivo nesta primeira postagem nem é apresentar estas barreiras, mas sim saber se haveria algum "anjo da guarda" que quisesse dispor de uma parte de seu tempo para auxiliar-me na solução das dúvidas. Por isso escrevi essa ladainha toda.

Havendo a possibilidade desta ajuda, no próximo post poderei descrever em mais detalhes o que já fiz até agora e os problemas encontrados.

Grande abraço e parabéns pelo trabalho!
    Convidad
    Convidado

[Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário Empty Re: [Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário

Mensagem  Convidad 23/3/2012, 13:57

Olá, bem vindo ao fórum!

Sem dúvida nossa comunidade fará o possível para auxiliá-lo.
    rband
    rband
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário Empty Preenchimento das tabelas por controles de formulário

Mensagem  rband 23/3/2012, 14:58

Agradeço as boas-vindas!

Para dar uma ideia do que estou pensando, vou relatar o que criei até agora:

- 5 tabelas: Clientes, Produtos, Marcas, Vendas e Pagamentos
    - 2 formulários: Clientes e Produtos

No formulário PRODUTOS encontrei os três primeiros obstáculos:

1 - tenho uma caixa de combinação "MARCA" e outra "PEÇA". MARCA consegui formatar legal e quando digito algo na combox já aparecem as opções e no caso de existir uma marca já cadastrada eu consigo selecioná-la. Queria fazer algo parecido para PEÇA. Crio outra tabela "PEÇA" e associo à combox? Nesta primeira versão que criei os campos MARCA e PEÇA estão dentro da tabela PRODUTOS. Se eu criar duas tabelas novas MARCA e PEÇA, é recomendável tirar esses campos da tabela PRODUTOS ou deixo lá?

2 - existe uma maneira de eu saber durante o cadastro de um novo produto se já existe algum igual no meu estoque?

3 - coloquei no formulário PRODUTOS alguns botões de opção. Quando eu cadastro um novo item e seleciono os botões, na tabela aparecem números ao invés de um texto. Por exemplo, tenho um grupo ESTADO DO PRODUTO com os botões de opção NOVO e USADO. Se seleciono NOVO na tabela aparece o número 1 no campo ESTADO DO PRODUTO; se seleciono USADO aparece 2. Tem como fazer com que apareça NOVO ou USADO neste campo?

Já comecei a esboçar o formulário VENDAS e um dos problemas que já antevejo é:

- quando estiver preenchendo a venda gostaria que quando eu colocasse (ou selecionasse) o nome do cliente que comprou o produto o Access preenchesse os demais campos do cliente (endereço, CEP, etc.) com os dados vindos da tabela CLIENTE.

Bom, acho que por enquanto já perguntei demais. Se conseguir respostas para estas 3 perguntas já poderei progredir bastante no meu desenvolvimento.

Grande abraço!
    Convidad
    Convidado

[Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário Empty Re: [Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário

Mensagem  Convidad 23/3/2012, 16:29

Em um projeto Access o mais importante é a criação das tabelas e o relacionamento entre elas.
    Se houver problemas nesta fase inicial, todo o restante fica comprometido.
    Então é de suma importância o entendimento do que chamamos de Normalização de Tabelas.

Neste tópico irá encontrar uma ótima fonte de informações sobre relacionamentos:

http://maximoaccess.forumeiros.com/t1101-relacionamento-de-tabelas

E uma pesquisa no fórum por "relacionamentos" retornará um grande número de dúvidas resolvidas neste quesito:

https://www.google.com/search?hl=pt&as_q=&as_oq=relacionamentos&as_sitesearch=maximoaccess.forumeiros.com

Estes contém regras de nomenclatura para objetos:

http://maximoaccess.forumeiros.com/t1055-convencoes-de-nomenclatura-para-o-microsoft-access

http://maximoaccess.forumeiros.com/t1162-dicas-para-iniciantes-nomear-campos-e-elementos-de-um-sistema-em-access

E os dez mandamentos do Access também são úteis:

Anexos
    [Resolvido]Preenchimento das tabelas por controles de formulário AttachmentOs Dez Mandamentos do Access.zip
    (334 Kb) Baixado 25 vez(es)
    rband
    rband
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  rband 23/3/2012, 17:23

Valeu pela dica! Já estou consultando!

Abraço!
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 23/3/2012, 22:35

Quanto a algumas de suas questões:

Sobre criar a tabela Marcas, ela já consta na lista de tabela que vc informou.
    Ela terá um campo chave-primária do tipo AutoNum e este campo será relacionado (lado UM) com um campo ProdutoMarca -tipo InteiroLongo - na tabela de Produtos.
    Quanto ao campo Peça, pelo que explique sua finalidade, para podermos determinar se de uma tabela.

As tabelas primárias (lado UM do relacionamento) sempre devem armazenar o código das tabelas secundárias (lado MUITOS).
    Por ex.: A tabela Produtos registra o código no campo ProdutoMarca e não o nome da marca.
    Então é correto que registre o valor 1 em vez de NOVO.
    Assim também a tabela Vendas irá registrar o código do Cliente e não o seu nome.
    Tenha em mente que tabelas são "depósitos" de dados, não se destinando à vizualização.

Sobre as vendas, irá precisar também de uma tabela VendasItens, com campos como Quantidade e Preço.
    Deve criar um formulário baseado nesta tabela para dar entrada nos itens, e este form será inserido no form Vendas como um subformulário.
    No form de Vendas (e na tabela) só entra o código do cliente - normalmente numa ComboBox que exibe o nome mas armazena o código (uma técnica bem simples), de modo que não há necessidade de exibir os demais detalhes do cliente, pois estes são acessíveis em qualquer situação pelo relacionamento.
    rband
    rband
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  rband 3/4/2012, 14:14

Resolvido!
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 3/4/2012, 14:24

Agradecemos o retorno!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 06:20