MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Consulta com 3 tabelas

marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Consulta  com 3 tabelas Empty Consulta com 3 tabelas

Mensagem  marcela.1985.sousa 18/1/2012, 21:42

Boa noite ! estou tentando fazer uma consulta parece ser simples mas eu comecei a trabalhar com access a pouco tempo e nao estou conseguindo.

bom, tenho uma tabela tbl_principal onde é minha base que nao muda, sempre é a mesma com exatos 1980 itens e ela precisa ser verificada diariamente se os itens desta tabela estao com os campos da consulta( cons_geral) todos ok ... o problema é que teoricamente todos itens da tbl_principal deveria esta na tbl_amoxarifado mas acontece de algumas vezes por varios motivos alguns poucos itens da minha tbl_principal nao estao na tbl_amoxarifado e minha consulta precisa retornar os exatos 1980 itens mas nao esta retornado por causa que alguns itens nao esta tbl_almoxarifado ( Eu acho que esse esta sendo o problema )

mas que preciso é passar pela duas tabelas tbl_almoxarifado e tbl_relatorio_mensal e trazer os campos da consulta ...na tbl_relatorio_mensal tenho certeza que tem todos os itens da minha tbl_principal mas na minha tbl_almoxarifado pode acontecer de nao ter algumas vezes e o que preciso caso a consulta nao encontra os itens na tbl_almoxarifado preencher os campos "Saldo consumo " com 0(Zero)

Espero que tenha entendido desde de ja o meu muito obrigado pela sempre atencao de vcs aqui no forum ! segue o anexo com o arquivo ajuda.mdb

http://www.4shared.com/rar/R_HKyBnM/Ajuda.html?
    Convidad
    Convidado

[Resolvido]Consulta  com 3 tabelas Empty Re: [Resolvido]Consulta com 3 tabelas

Mensagem  Convidad 18/1/2012, 22:31

Olá

Bem confuso...
    Vc diz que a tbl_principal nunca muda, mas precisa ser verificada diariamente (?) para ver se estão com os dados da consulta (?). Não seria a consulta que deve ter os dados da tabela?
    E porque a tbl_amoxarifado tem que ter todos os dados da tbl_principal?
    E ainda tem a tbl_relatorio_mensal que vc não explicou...

Verifiquei seu bd, e nem mesmo os relacionamentos estão estabelecidos.

Deve explicar melhor a função das tabelas, e da consulta, e o que precisa para podermos ajudar!
    marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

Mensagem  marcela.1985.sousa 18/1/2012, 22:54

Desculpe Norbs se nao soube explicar direito.

É como se a tbl_principal fosse a lista das pecas que preciso q esteje sempre em uma condicao ideal ( no caso mais adiante sera uma outra consulta para pesquisar as condicoes ideias isso ) mas antes de fazer tais consulta eu preciso identificar nas tbl_almoxarifado se as pecas da minha oficina (tbl_principal ) estao cadastrada na tbl_almoxarifado ..... a tabela almoxarifado tem muito mais itens que minha tabela principal ( acho que uns 5000 )mas o que me interessa eh saber se ela tem os meus itens ou seja se os itens da minha oficina no caso tabela principal estao disponiveis no almoxarifado.... idependente da situacao que ele estiver na tbl_almoxarifado eu preciso no momento somente enxergar ele na tabela almoxarifado se tem todo os meus itens da tabela principal pq na tabela relatorio_mensal eu tenho certeza que tem ....caso algum iten da minha tabela principal nao estiver na almoxarifado deverar prencher o campo da consulta saldo consumo como o valor zero

Obrigada pela sua atencao
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 18/1/2012, 23:17

Para verificar quais itens de uma tabela não constam em outra, vc pode usar o Assistente de consulta localizar não coincidente.

Fiz o teste aqui e retornou 38 itens da tbl_principal que não existem na tbl_almoxarifado.

O sql da consulta é este:

SELECT tbl_principal.Item
    FROM tbl_principal LEFT JOIN tbl_almoxarifado ON tbl_principal.Item = tbl_almoxarifado.Item
    WHERE (((tbl_almoxarifado.Item) Is Null));
    marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

Mensagem  marcela.1985.sousa 19/1/2012, 19:18

Mais uma vez obrigada por responder ! mas eu sei que existe esse itens nao coincidentes mas o que preciso eh que minha consulta traga todo os itens da tabela principal mesmo que nao tenha no almoxarifado ou seja quando ele nao estiver no almoxarifado minha consulta que tem o campo Saldo Consumo recebera o valor zero

Eu preciso trazer os campos
    Data , itens , descricao , status.., tipo item usu..,minimo, maximo e saldo consumo
    sendo que data itens e descricao e pego da minha planilha principal ja os outros exceto o saldo consumo pego da planilha relatorio e o saldo consumo na planilha almoxarifado ...o que preciso eh quando o item nao tiver na planilha almoxarifado todos os campos normalmente e o campo saldo consumo que pertence ao almoxarifado seja preenchido com o 0 (Zero) ate pq a consulta nao ira encontrar ele ... o que esta acontecendo eh o seguinte a consulta esta me retornando todos iten menos os 38 que nao encontrou no almoxarido

Obrigada pela atencao !
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 19/1/2012, 19:39

"...o que me interessa eh saber se ela tem os meus itens..."

Bem, vc deu a entender que queria saber se faltavam itens da tbl_principal na tbl_almoxarifado.

Quanto a consulta, você precisa primeiramente, estabelecer os relacionamentos entre as tabelas.
    Existe um campo que parece comum às três tabelas, mas ele é chave primária na três (?). Além disso, há uma tabela com duas chaves primárias (?).
    Precisa rever isto!

Depois, a consulta é fácil.
    marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

[Resolvido]Consulta  com 3 tabelas Empty Consulta

Mensagem  marcela.1985.sousa 19/1/2012, 23:40

Obrigada Norbs ! Mas uma ultima pergunta Não entendo muito de banco de dados .... Mas não êh necessário chave primaria em todos os bancos ? Na verdade coloquei sem saber e se eu deixar somente uma tabela com chave vai funcionar ? Não to em casa agora mas assuma chegar vou testar mas quando disse q preciso saber se todos meus itens estão no almoxarifado na verdade eu preciso ver na consulta todos meus itens mesmo q não tenha no almoxarifado eu preciso q aparece na consulado como zerado ou seja aparece a data ,item,descrição..... E no campo saldo que pertence a tabela almoxarifado aparece zerado
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 20/1/2012, 00:32

Entendi o que você quer que a consulta faça.

Por gentileza, diga exatamente quais os campos (pelos nomes que eles tem na tabela) você quer ver na consulta, e de que tabelas eles são.

Não adianta vc dizer que quer incluir o campo "tipo item usu..", pois ele não existe em nenhuma tabela. Existe o campo Tipo Item Usuário na tabela tbl_principal e existe o campo Tipo item usuário na tabela tbl_almoxarifado e existe o campo Tipo Item Usuário na tabela tbl_Relatorio_mensal.

Como nós não temos poderes de adivinhação, você deve especificar:
    tabela Tal - campo Tal
    tabela Tal - campo Tal
    ... e assim por diante, tomado cuidados com ortografia.

E se puder explicar para que servem estas tabelas e o que uma tem a ver com outra, tambem vai ajudar, pois eu não puder entender a relação entre elas.
    marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

Mensagem  marcela.1985.sousa 20/1/2012, 21:52

os campos que preciso visualizar na consulta sao :

Campo Data - tbl_principal
    Campo Item - tbl_principal
    Campo Descricao - tbl_principal

Campo Status_Item - tbl_Relatorio_mensal
    Campo Tipo Item Usuario - tbl_Relatorio_mensal
    Campo Minimo - tbl_Relatorio_mensal
    Campo Maximo - tbl_Relatorio_mensal

Campo Saldo Consumo - tbl_almoxarifado ( Caso o item nao exista nessa tabela o campo devera ser 0)

Essa consulta sera uma "Foto" que ha disponivel para minha oficina hj e como esse itens se encontram e irei salvar todo mes com um nome do mes atual.

No mes seguinte a tbl_almoxarifado e tbl_relatorio sofrerao mudancas e farei a mesma consulta salvando com o nome daquele mes ... para eu ter um controle do itens ou sejaa preciso saber se eu estou conseguindo mantes na minha tbl_principal os itens q preciso independentemente do status deles. mas a minha maior dificuldade eh colocar o valor zero no campo saldo consumo quando a consulta nao encontrar na tbl_almoxarifafo o iten pertencente a tbl_principal

Obrigada pela atencao !
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 20/1/2012, 21:59

Olá

Ok, vou examinar assim que puder.

Se conseguir uma solução, retorno!
    marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

Mensagem  marcela.1985.sousa 21/1/2012, 13:47

Obrigada ! Vlw pela atencao vou aguardar

Alguem pode me ajudar por favor !!hihi
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 25/1/2012, 19:13

Olá

Não esqueci da sua dúvida. É que ainda não deu tempo...
    marcela.1985.sousa
    Novato
    Novato

Mensagem  marcela.1985.sousa 25/1/2012, 22:00

Obrigada pela atencao Norbs mas eu consegui resolver meu problema ...
    eu estava usando INNER JOIN e mudei para LEFT JOIN no SQL e funcionou perfeito pelo menos atendeu o que eu queria mas de qualquer formar vlw pela atencao

segue abaixo a resolucao:

SELECT tbl_principal.Data, tbl_principal.Item, tbl_principal.Descricao, tbl_Relatorio_mensal.Status_Item, tbl_Relatorio_mensal.[Tipo Item Usuário], tbl_Relatorio_mensal.Mínimo, tbl_Relatorio_mensal.Máximo, tbl_Estoque.[Saldo Consumo]

FROM (tbl_principal LEFT JOIN tbl_Relatorio_mensal ON tbl_principal.Item = tbl_Relatorio_mensal.Item)

LEFT JOIN tbl_Estoque ON tbl_principal.Item = tbl_Estoque.Item;

Onde tinha INNER JOIN mundei para LEFT JOIN ai entao passou a pegar todos meus itens da tbl_principal
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 25/1/2012, 22:07

Que bom que conseguiu resolver!

cheers

Agradecemos o retorno.

No caso de tópico resolvido, clicamos no botão Resolvido, que você vai encontrar logo acima e a direita do botão Enviar.

Neste eu clico pra você.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 22/11/2024, 20:33