MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código?

    Mylton
    Mylton
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1042
    Registrado : 23/08/2010

    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Empty [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código?

    Mensagem  Mylton 7/6/2024, 11:15

    Tenho procurado ler sobre maneiras de ofuscar os códigos de modo a dificultar/proteger aquilo que foi criado.
    Mas ainda não encontrei onde possa efetivamente ler sobre e iniciar estudos.
    Alguém saberia o caminho das pedras?
    Obrigada
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3939
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Empty Re: [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código?

    Mensagem  Marcelo David 7/6/2024, 15:04

    Olá Mylton!
    Antigamente eu até me preocupava com isso. Hoje em dia, diante das IAs, isso fica meio sem sentido (para mim).
    Explico:
    Dificilmente iremos desenvolver uma função extraordinária no VBA que desperte o interesse de um hacker ou mesmo
    um programador VBA de se apropriar desse código. Provavelmente tudo, TUDO o que fizermos
    já foi feito, mesmo que de forma diferente.

    Técnicas de ofuscar códigos, nada mais é que bagunçar o código, renomeando variáveis com nomes nada sugestivos, complicando lógicas,
    inserção de códigos inúteis mas que parecem ter utilidades e etc. Imagine dar manutenção em um código ofuscado? Pesadelo... Melhor refazer
    o sistema.

    Ressalto que o Access já dispões de formas bem eficientes de esconder o código e a propriedade intelectual, além de ferramentas de terceiros.
    São essas as formas mas eficientes:
    • Bloquear projeto para visualização e por senha no VBA (nas propriedades do VBA)
    • Compilar em ACCDE.
    • OPEN do Avelino (usandoaccess.com.br)


    Essas maneiras já lhes garantem um excelente nível de proteção.
    Lembrando que ao compilar em ACCDE, você terá que lidar com as várias verões do Access. Pois o ACCDE é chatinho e somente funciona na versão
    que foi compilado.

    Minha sugestão:
    Bloquear projeto para visualização, por senha no VBA e no accdb usando o OPEN do Avelino. Acredito que seu código ficará bem protegido.

    *Tópico movido para sala mais apropriada


    .................................................................................
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Marcel11
    Mylton
    Mylton
    VIP
    VIP


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 1042
    Registrado : 23/08/2010

    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Empty Re: [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código?

    Mensagem  Mylton 8/6/2024, 20:31

    Boa tarde
    Obrigado pelas dicas Marcelo.
    A única dificuldade que vejo p mim é o q Maestro é mais o uso com Ribbon. Eu particularmente prefiro sem.
    E tenho muita dificuldade em adaptar o controle de usuário p funcionar sem a Ribbon.

    Mas obrigado
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3939
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Empty Re: [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código?

    Mensagem  Marcelo David 9/6/2024, 03:52

    Entendi. Mas pode usar o OPEN sem o maestro. Um não depende do outro.
    Há vídeos no site usando o access que mostram isso. Não sei se é liberado ou apenas para assinantes (que diga-se de passagem, assinatura muito barata.)


    .................................................................................
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Marcel11

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código? Empty Re: [Resolvido]Como aprender a ofuscar o código?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 23/10/2024, 04:20