MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos?

    avatar
    AmXavier
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 06/07/2020

    Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos? Empty Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos?

    Mensagem  AmXavier 5/6/2024, 19:28

    Desenvolvi um sistema de gestão escolar, que atende a minha demanda e é bem completo, já tenho outras pessoas utilizando, 3 unidades, e estão gostando de usar, repassei para eles de forma gratuita, só para eu ter a experiência de dar suporte a eles, e ter o estímulo de sempre estar melhorando, mas agora a coisa está crescendo e quero saber como se faz para patentear ou garantir a os direitos como autor do projeto.
    Vcs podem me dizer como devo proceder? ou onde eu procuro estas informações?
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3427
    Registrado : 13/12/2016

    Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos? Empty Re: Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos?

    Mensagem  Alexandre Fim 20/6/2024, 20:43

    Olá Adriano,

    Esta questão é um tanto complicada e delicada de se tratar, pois envolvem uma série de fatores e algumas questões jurídicas sobre o assunto.

    É necessário também analisar quantas horas você desenvolveu o sistema e estipular um valor/hora de desenvolvimento para tentar chegar num valor razoável.

    O valor/hora de um Programador Pleno em VB/VBA/VB6 está em torno de 35,00 á 40,00 e supondo que levou em torno de 300h para desenvolver o sistema,
    e fazendo uma "conta de padaria" pelo valor médio (37,50), o valor total seria aproximadamente R$ 11.250,00.
    Acredite, eles não vão te pagar !! Vão procurar uma solução online com suporte 24/7 com mensalidades bem mais interessantes.

    Se você trabalhou/trabalha na área de TI da empresa e exerce função como analista programador, ela te remunera para desenvolver o sistemas, porem, os sistemas são de propriedade da empresa. Ela não vai te pagar pelo capital intelectual envolvido no desenvolvimento do software (nenhuma empresa paga...nem as consultorias de TI), a não ser que esteja explícito em contrato.

    Mesmo que a sua função não seja um analista programador (mas se vc foi capaz de utilizar uma ferramenta para criar um programa, pra mim é) e você utilizou equipamento e local da empresa para desenvolver o software, ela também pode alegar que o sistema é propriedade dela, por utilizar os recursos dela também.

    Se você desenvolveu o sistema na sua máquina pessoal, fora do expediente e de suas funções na empresa, e instalou nas máquinas da empresa, ela pode simplesmente declarar que o software é pirata e que pode prejudicar as maquinas. Ou tipo assim: "Você desenvolveu porque quis", ou "Não pedimos pra você desenvolver nada.", pelo fato das atividades envolvidas no desenvolvimento não fazerem parte do "core" da área (atividade principal).

    Caso pretenda seguir na carreira de analista programador, é necessário abrir uma empresa para prestação de serviços e emitir NF, tornando-se um PJ.
    Mesmo que você preste serviço como PJ para empresa, ela vai exigir um contrato de prestação de serviços, que tenha suporte 24/7 e SLA de entrega das atividades desenvolvidas e etc. Neste caso é uma mudança radical na sua vida profissional.

    Se conseguir negociar com sua empresa sobre esta situação e chegar numa solução para ambos, seria bom pra todo mundo.
    Talvez a empresa acabe aceitando também, porque ninguém melhor que você para entender sobre o sistema que estão utilizando, ou seja, vc é o "pai da criança".

    Sinceramente, acredito que o sistema que você desenvolveu vai permanecer na empresa, a não ser que você tome uma medida "drástica" e desinstale de todas as máquinas e deixar a empresa "na mão".

    Certa vez, fui contratado por uma instituição financeira aqui em SP porque um funcionário da área de back office desenvolveu um sistema pra ele utilizar, e que todo o setor passou a utilizar também, e quando ficou sabendo que ia ser demitido, desinstalou o sistema de todas as máquinas (se não me engano, eram 10 usuários) numa sexta feira à tarde, após o expediente. E na segunda feira os funcionários daquela área não puderam trabalhar pq suas atividades eram 100% via sistema que fora desinstalado. Imagina o tamanho do problema...rsss

    O assunto é longo e complicado e procure na internet mais detalhes.

    Quando puder veja o link abaixo. Interessante:

    "https://projeto7.com/eu-devo-vender-ou-alugar-o-software-que-desenvolvi/"



    Espero ter ajudado.

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos? Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    AmXavier
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 13
    Registrado : 06/07/2020

    Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos? Empty Re: Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos?

    Mensagem  AmXavier 20/6/2024, 21:28

    Boa tarde Alexandre Fim,

    Obrigado pela sua resposta, provavelmente vou tentar entrar em um acordo e dar continuidade a criação da "criança". Vou seguir tentando aprender mais para torna o meu sistema mais completo em quanto isso não acontece.

    Conteúdo patrocinado


    Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos? Empty Re: Qual as formas para garantir a autoria do projeto que desenvolvemos?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 16/9/2024, 20:47