Olá amigos;
Espero que tenham entrado da melhor forma no novo ano.
Queria pedir-vos ajuda no seguinte.
O meu sistema de vendas, é composto pelo formulário principal: "frmMov_Vendas" e pelo subformulário dos detalhes da venda: "frmMov_VendasDet".
Tenho alguns campos obrigatórios no Cabeçalho da venda(frmMov_Venda). Já tenho o código para não deixar gravar a venda, sem esses campos estarem preenchidos. Está a funcionar bem.
O problema, é que o utilizador pode gravar a venda sem inserir os produtos. "frmMov_VendasDet"
Eu queria um código para colocar no botão de guardar ou salvar a venda, que aparecesse uma mensagem a dizer que não podia salvar sem inserir os produtos.
Podem ajudar-me?
Fiz um pequeno vídeo para explicar melhor. Assistir ao vídeo.
Obrigado
Joaquim
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para os campos do cabeçalho da venda tenho um um módulo, e código no botão salvar.
Módulo:
Option Compare Database
Public Function CampoObrigatorio(Campo As TextBox) As Boolean
If Campo = "" Or IsNull(Campo) Then
CampoObrigatorio = True
MsgBox "Campo de preenchimento obrigatorio: " & Campo.Tag, vbCritical, "Atenção"
Campo.SetFocus
End If
End Function
Public Function CampoObrigatorio1(Campo As ComboBox) As Boolean
CampoObrigatorio1 = True
MsgBox "Campo de preenchimento obrigatorio: " & Campo.Tag, vbCritical, "Atenção"
Campo.SetFocus
End If
End Function
Código no botão:
If CampoObrigatorio1(TxtCliente) = True Then Exit Sub
Nome do campo:
Nas propriedades do formulário, na aba "Outros", em Marca, dou o nome de cada campo.
Seria ótimo:
Seria ótimo se neste código que está a funcionar bem, quando aparece a mensagem, o campo ficasse com a linha de contorno em vermelho. Mas está a funcionar.
O que não tenho então, é a obregação do utilizador inserir os produtos.
agradeço se me puderem ajudar.
Um abraço e votos de um excelente 2023.
Com a amizade
Joaquim
Espero que tenham entrado da melhor forma no novo ano.
Queria pedir-vos ajuda no seguinte.
O meu sistema de vendas, é composto pelo formulário principal: "frmMov_Vendas" e pelo subformulário dos detalhes da venda: "frmMov_VendasDet".
Tenho alguns campos obrigatórios no Cabeçalho da venda(frmMov_Venda). Já tenho o código para não deixar gravar a venda, sem esses campos estarem preenchidos. Está a funcionar bem.
O problema, é que o utilizador pode gravar a venda sem inserir os produtos. "frmMov_VendasDet"
Eu queria um código para colocar no botão de guardar ou salvar a venda, que aparecesse uma mensagem a dizer que não podia salvar sem inserir os produtos.
Podem ajudar-me?
Fiz um pequeno vídeo para explicar melhor. Assistir ao vídeo.
Obrigado
Joaquim
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para os campos do cabeçalho da venda tenho um um módulo, e código no botão salvar.
Módulo:
Option Compare Database
Public Function CampoObrigatorio(Campo As TextBox) As Boolean
CampoObrigatorio = True
Campo.SetFocus
End If
End Function
Public Function CampoObrigatorio1(Campo As ComboBox) As Boolean
CampoObrigatorio1 = True
Campo.SetFocus
End If
End Function
Código no botão:
If CampoObrigatorio1(TxtCliente) = True Then Exit Sub
Nome do campo:
Nas propriedades do formulário, na aba "Outros", em Marca, dou o nome de cada campo.
Seria ótimo:
Seria ótimo se neste código que está a funcionar bem, quando aparece a mensagem, o campo ficasse com a linha de contorno em vermelho. Mas está a funcionar.
O que não tenho então, é a obregação do utilizador inserir os produtos.
agradeço se me puderem ajudar.
Um abraço e votos de um excelente 2023.
Com a amizade
Joaquim
Última edição por amilq em 6/1/2023, 15:36, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inserir o link do vídeo.)