Veja um exemplo que utiliza classes
https://www.maximoaccess.com/t35051-gerenciador-de-licencas-online-em-mysql#240092Stored Procedures:As procedures fazem o trabalho pesado do lado de servidor. Quando comecei a trabalhar com o MySQL, eu tinha uma rotina que salvava um registro e depois buscava o último ID gerado. Me incomodava fazer esses dois serviços. Em um ambiente com uns 50 ou 100 usuários o risco de pegar o ID incorreto era grande. Com uma Stored Procedure posso fazer esse salvamento, e na mesma operação de conexão já retornar com o ID gerado para o registro. E isso é uma utilidade bem simples. Poderiam ser feitas outras operações: como ao comprar um determinado produto já registrar a baixa no estoque, isso tudo numa operação de conexão só.
ClassesAssim que comecei a estudar VBA no Youtube - uma playlist do Plínio Mabesi, uma das coisas que ele sempre falava era da importância da indentação para organização e leitura do código. Daí em diante sempre prezei pela organização da escrita do código. Depois, quando me propus a aprender a programar utilizando classes, vi que poderia atingir um nível de organização ainda maior (onde além da escrita, poderia organizar também como e onde o código funcionaria).
Antes, sem classes, nas linhas de execução do clique de um botão salvar eu preparava os dados, abria uma conexão, executava uma operação de salvamento dos dados, e fechava a conexão. Tudo em um só local. Imagine isso para cada botão salvar do seu projeto. Imagine o trabalho que daria fazer manutenção nas operações de salvamento de todos os botões.
Agora, com classes, nas linhas de execução do clique de um botão salvar eu controlo a captura dos dados, tenho um local adequado para tratar os dados, tenho um local também para abrir a conexão e salvar os dados tratados. Resisti muito antes para utilizar classes, me parecia trabalho dobrado. Mas o nível de organização que obtenho com o uso de classes faz valer a pena.
Para além da organização, descobri a vantagem da fácil manutenção assim como da reutilização do código de forma facilitada em outros projetos.
Segue links para estudo do uso classes
youtube.com/watch?v=KlIL63MeyMY
usandoaccess.com.br/tutoriais/utilizando-classe-no-access-introducao.asp?id=1