MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

Criar relacionamentos entre tabelas.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Criar relacionamentos entre tabelas. Empty Criar relacionamentos entre tabelas.

Mensagem  OLDRIVG 14/2/2019, 08:56

Prezados do Fórum, bom dia.

Estou tentando criar o relacionamentos entre 8 tabelas para que seja , a posteriori, criado um relatório contendo os campos de todas as tabelas. Entretanto, os relacionamentos que tentei criar não funcionaram a contento pois os registros não contém os dados respectivos.

Assim, solicito aos senhores do Fórum uma ajuda para criar o tipo de relacionamento correto. Para tanto, estou anexando o BD com a minha última tentativa de relacionamento, que não funcionou.

Caso alguém puder disponibilizar uma ajuda, fico grato, esclarecendo que ainda estou criando o formulário, por isto o mesmo está desorganizado.

Desde já agradeço.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentGCM - PROT.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (227 Kb) Baixado 17 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Criar relacionamentos entre tabelas. Empty Re: Criar relacionamentos entre tabelas.

Mensagem  Silvio 14/2/2019, 09:32

Bom dia....

Qual é a tabela principal do teu projeto ?

Nessa tabela tem um campo chamando "IDAlgumaCoisa", que é uma chave primária e única.
    Esse mesmo campo tem que estar presente nas demais tabelas ( IDSubAlgumaCoisa ) que quer relacionar. Esse campo, nessas tabelas tem que estar no formato "Número".
    Então o relacionamento será um ( tabela principal / IDAlgumaCoisa) para muitos ( demais tabelas / IDSubAlgumaCoisa ).

.................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Criar relacionamentos entre tabelas. Empty Re: Criar relacionamentos entre tabelas.

Mensagem  OLDRIVG 14/2/2019, 10:33

Bom dia, Silvio. Obrigado pela atenção.

A tabela principal do projeto será a tabela "Tbl_Dados_Ro" e nela tem um campo "IdNumeroRo", que também existem em todas as tabelas, porém no formato Texto Curto pois ele conterá uma função de geração automática de numero sequencial.

Este campo "IdAlgumaCoisa" que você cita ser no formato "Número", obrigatoriamente tem que estar visível no formulário? Pergunto, pois preciso de um campo que gere numero sequencial automaticamente e, como escrito acima, iria utilizar o campo "IdNumeroRo".

Vou criar um outro campo com chave primária no formtao "Número" e testar no BD. Mas, de antemão, agradeço-lhe pela sugestão.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 14/2/2019, 12:45

Vejamos...
    A tabela principal do projeto será a tabela "Tbl_Dados_Ro" e nela tem um campo "IdNumeroRo"

IDNumeroRo....chave primária e principal.

Nas demais tabelas, tem que ter o IDNumeroRo para fazer o relacionamento ( tem que ser campo número e não texto curto )

Este campo "IdAlgumaCoisa ( IDNumeroRo)" que você cita ser no formato "Número", obrigatoriamente tem que estar visível no formulário?

Não, não precisa. Ele pode estar " invisível "

porém no formato Texto Curto pois ele conterá uma função de geração automática de numero sequencial.

Vai ter que criar uma caixa de texto na tabela e colocar isso no formulário que pretende usar.

.................................................................................

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 14/2/2019, 13:14

Ok, Sílvio. Agradeço-lhe mais uma vez.

Para dirimir uma dúvida: na tabela principal o campo "IdNumeroRo" possui chave primária, nas outras tabelas é necessário que o campo "IdNumeroRo" tenha chave primária ou não pode ter?

Agradecido.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 14/2/2019, 13:31

Veja a imagem abaixo..

Criar relacionamentos entre tabelas. Sem_tz10

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 14/2/2019, 14:44

Ok, Sílvio.

Eu entendi com relação aos campos com nomes idênticos nas tabelas. A minha dúvida era quanto a inserção ou não da chave primária nos campo de mesmo nome nas demais tabelas que não a principal.

Pelo imagem que enviou, pode se notar que a chave primária é inserida somente na tabela principal, no caso da imagem a TblCliente.

Estou refazendo o formulário pois o que tinha feito não apresentam mais os campos após ter criado os relacionamentos. Vamos ver o que vai dar.

Devo ativar as 3 opções da janela de Edição de Relações referentes a Impor Integridade. . ., Propagar Atualização dos . . .  e Propagar exclusão dos . . . ?

PS.: Prezado Silvio, criei os relacionamentos (um-para-muitos) conforme me instruiu, porém no momento que vou inserir dados em campos que não sejam da tabela principal, não é aceito. Quando digita ou seleciona uma combox, retorna a msg "não é possível adicionar registro. A chave de junção da tabela X não esta no conjunto de registro". Já fiz testes alterando as opções de tipo de junção na janela do Access de edição de relações mas não funcionou.

Há alguma forma de solucionar este erro?

Agradecido.

Última edição por OLDRIVG em 14/2/2019, 15:26, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Complementação)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 14/2/2019, 15:56

Veja as tabelas corrigidas com o relacionamento correto.  Use elas.

Obs.....O campo IdNumeroRo tem que estar presente em todos os formulários.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentGCM - PROT.zip
    (331 Kb) Baixado 24 vez(es)

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 14/2/2019, 16:19

Sílvio, boa tarde.

Baixei e testei o exemplo no qual você fez as correções nas tabelas conforme escreveu.

Entretanto, aqui no meu Access, está ocorrendo o erro que descrevi no msg anterior, ou seja, está dando o erro "não é possível adicionar registro. A chave de junção da tabela X não esta no conjunto de registro". Ou seja, não consigo inserir dados em nenhum campo que não sejam da tabela "Tbl_Dados_RO.

Eu utilizo o Access 2016 64bits.

Sílvio, desculpe a edição.

Estive observando as alterações que você fez e notei que na tabela principal "Tbl_Dados_RO", foi utilizado o campo "IdNumeroRo" com chave primária e formato de Numeração Automática. Nas demais tabelas, você criou o campo "Idnomedatabela", inserir chave primária nos mesmos, manteve o campo "IdNumeroRo" existente em todas as tabelas, mas fez o relacionamento entre a tabela principal "Tbl_Dados_RO" usando o campo "IdNumeroRo" nesta e nas outras você utilizou os campos criados por você para fazer a relação.

Eu havia entendido que a relação entre as tabelas deveriam ser feitas pelos campos de mesmo nome. Ou seja, se a chave primária está no campo "IdNumeroRo" na tabela principal, a relação deveria ser feita no campo "IdNumeroRo", que também foi criado nas outras tabelas.

Peço desculpas se entendi errado, mas mesmo fazendo da forma que foi sugerido por você no exemplo disponibilizado, continua dando o erro citado.

Última edição por OLDRIVG em 14/2/2019, 16:59, editado 1 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 14/2/2019, 16:54

Boas...

O meu aqui é o bom e velho 2010 32 Bits !

Uma sugestão, já que é começo de projeto....abra uma nova base...e comece tudo de novo. Vai valer a pena.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 18/2/2019, 10:41

Prezado Sílvio, bom dia.

O erro "não é possível adicionar registro. A chave de junção da tabela X não esta no conjunto de registro" persiste mesmo tendo criado nova base conforme você sugeriu.

Caso possível, me tira uma dúvida: qual a Fonte de Registro de um formulário criado após a criação dos relacionamentos entre várias tabelas?

A minha dúvida se prende ao fato de que a fonte de registro constante na propriedade Fonte de Registro do formulário criado no BD em questão não contém todos os campos das tabelas do BD. Isto é o correto?

Caso você tenha um tempinho, peço-lhe a gentileza de dar uma olhadinha no exemplo no qual você criou os relacionamentos e postou aqui e verifique a Fonte de Registro, por favor.

Obrigado
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 19/2/2019, 18:34

Boa tarde, desculpe a demora.

veja era para funcionar sim, tenho sistemas feitos dessa maneira e nenhum deles, ocorre o problema que me disse.

Não sei a forma a qual esta querendo usar, tipos de formulários ou formulários com abas....

Precisa ver isso, as vezes " imaginamos " algo que ainda, eu disse ainda, não pode ser feito.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 20/2/2019, 09:56

Sílvio, bom dia. Nada a desculpar.
    Agradeço-lhe pela a atenção e prestabilidade.

Acredito que terei que desistir do meu projeto, pois fiz alguns testes, a grosso modo, e o formulário não funcionou com a quantidade de campos (390). E não sei como utilizar subformulários de forma que eles não fiquem sobreposto ao formulário principal. Penso que pode até ter condições de criar um BD em Access da forma e estrutura que estava planejando, mas certamente será em um nível que extrapola os meus parcos conhecimentos. Portanto, penso que a desistência do projeto seja a melhor solução.

Mais uma vez agradeço-lhe pela sua disposição em ajudar-me. Obrigado
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 20/2/2019, 10:43

Bom dia....

Vamos com calma e tranquilidade, nada de desistir. Desistir é a ultima coisa a pensar em um desenvolvimento de projetos.

É possível sim, ter vários campos em um formulário, mas temos que usar o bom senso e perguntar se todos os campos serão utilizados constantemente.

Façamos assim, me manda apenas a tabela principal, onde "nasce" tudo em teu sistema. Use o bom senso e se pergunte se todos os campos serão utilizados.

Vamos por etapas, tabela por tabela...formulário por formulário.

E claro, que explique a finalidade também, para que eu posso entender de tudo.

No aguardo.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 20/2/2019, 12:26

Bom dia...

O sistema que pretendia criar seria destinado para o registro de ocorrências pela Guarda Municipal do municipio onde trabalho e como gosto do Access, tive a pretensão de criá-lo nesta plataforma. Já criei vários BD em Access (inclusive com a ajuda do Fórum), porém de menor tamanho e estrutura.

Os campos existentes nas tabelas são necessários. Mesmo que não sejam utilizados frequentemente, poderão ser necessários em algum momento e não terá como improvisa-los. Não há como prever quando e como será uma ocorrência.

Estou anexando uma cópia do BD (RO GCM-NL-Somente TBL Inicial) somente com a tabela inicial e o formulário. Anexo também uma cópia do BD (RO GCM - Copia), que deveria ser o sistema realmente caso funcionasse.

No BD completo (RO GCM - Copia), você poderá notar todas as tabelas e um único formulário. Caso funcionasse, teria que ter um relatório com todos os campos de todas as tabelas.

Tomo a liberdade de enviar-lhe junto uma cópia modelo de relatório (em Word) que deveria ser gerado no Access, o qual você vendo, acredito que terá uma ideia do uso do sistema.

Agradeço-lhe o interesse em me ajudar.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentBD.zip
    (217 Kb) Baixado 8 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 21/2/2019, 17:24

Boa tarde Oldri.

Lamento pela demora em responder, mas estava entregando 2 sistemas para os clientes.

Pelo que eu vi no Word, é possível sim fazer !

Vai tempo, não será da noite para o dia, pois vai envolver muitas tabelas e formulários.

Acredito a grosso modo que terá que usar formulários com guias de navegação para cada tabela.

Como eu disse, não é complicado, mas sim, trabalhoso e cheio de detalhes.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 21/2/2019, 17:45

Boa tarde, Sílvio.

Eu já tentei fazer criando formulário com uma Guia com 3 páginas, 9 tabelas e 1 relatório. Mas não funcionou.

O formulário não abre no modo formulário, somente em Design. Ao tentar abrir retorna erro de excesso de campos. O relatório a mesma coisa. E as tabelas não se consegue criar um relacionamento que funcione perfeitamente. Sempre dá um erro.

Na cópia "RO-GCM - Cópia" do BD que anexei você pode verificar que criei várias tabelas e mesmo assim não funcionou. Quando tiver um tempo disponível verifique na cópia, por favor. Inclusive, salvo engano , o formulário que está nesta cópia está apresentando erro.

Volto a lhe agradecer pelo seu empenho.

Do lado de cá, vou tentando de diversas maneiras.

Obrigado!
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 21/2/2019, 19:20

Boa tarde.

Fiz algumas alterações nas tabelas.  Veja como ficou.

Criei um formulário com abas.   Nesse form ( FrmInicial ), coloquei duas tabelas, a inicial ( tabela principal ) e a envolvidos ( subtabela e essa como subformulário, aba envolvidos).

Basicamente seria isso, agora é acertar os campos ( fontes, tamanho de fonte, cores etc..etc..), acrescentar outros campos ( envolvidos 2, 3, 4 )

Se for acrescentar outra tabela, crie um subformulário como eu fiz, coloque os campos  e adicione uma nova aba...e coloque esse sub lá.

Bons estudos e bom trabalho.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentRO GCM - Copia_NEW.zip
    (154 Kb) Baixado 11 vez(es)

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 22/2/2019, 00:07

Grande e prezado Sílvio, boa noite.

Você está sendo de grande ajuda. Agradeço-lhe.

Baixei o seu exemplo e fiquei esperançoso em conseguir criar o BD da forma que planejei, baseando na forma que você criou o exemplo.

Entretanto, antes de iniciar, ou continuar, gostaria que você me esclarecesse alguns pontos, caso possível.

1 - Caso eu precise criar novas tabelas, terei que fazer o relacionamento da forma que você fez entre a Tabela Tbl_Inicial_Ro e as tabelas Tbl_Envolvidos e Tbl_Apreensoes?

2 - Como você deve ter percebido na cópia do "relatório" em Word que lhe enviei, são muitos campos e páginas. Conseguirei fazer um relatório com todos os campos de todas tabelas tal qual está no Word no Access? O no relatório do Access tem limite de páginas/campos?

3 - O campo "IdOcorrencia" que você criou na tabela "Tbl_Inicial_Ro" com o formato Numeração Automática, foi também criado em outras tabelas porém com o formato Numero. Caso eu necessite criar outras tabelas, obviamente este campo terá que existir e o formato terá que ser no formato Número?

A título de didática, quantas linhas pode ser inseridas no Assistente de Pesquisa? Saberia me informar?  

Peço-lhe desculpas pelo meu parco conhecimento e em abusar em sua ajuda.

Obrigado
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 22/2/2019, 11:13

Bom dia...

1 - Caso eu precise criar novas tabelas, terei que fazer o relacionamento da forma que você fez entre a Tabela Tbl_Inicial_Ro e as tabelas Tbl_Envolvidos e Tbl_Apreensoes?

Sim.

3 - O campo "IdOcorrencia" que você criou na tabela "Tbl_Inicial_Ro" com o formato Numeração Automática, foi também criado em outras tabelas porém com o formato Numero. Caso eu necessite criar outras tabelas, obviamente este campo terá que existir e o formato terá que ser no formato Número?

Exatamente.

2 - Como você deve ter percebido na cópia do "relatório" em Word que lhe enviei, são muitos campos e páginas. Conseguirei fazer um relatório com todos os campos de todas tabelas tal qual está no Word no Access? O no relatório do Access tem limite de páginas/campos?

Sim, consegue sim. Para isso temos a consulta ( que deverá ser criada ) que ira gerar o relatório.

A título de didática, quantas linhas pode ser inseridas no Assistente de Pesquisa? Saberia me informar?

Depende, em qual e que tipo de assistente de pesquisa quer usar ? Combobox ?

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 22/2/2019, 11:44

Bom dia.

O Assistente de Pesquisa a que me refiro é Combobox (que se cria no Tipo de Dados  em um campo na tabela do Access).

Estou trabalhando no BD. Ao concluir ou posto aqui uma satisfação.

PS.: Como fazer para criar uma consulta com todos os campos? Está retornando erro de "numero excessivos de campos definido". Se criar várias consultas há a possibilidade de criar um só relatório sem problemas?

Obrigado e mais vez peço desculpas.

Última edição por OLDRIVG em 22/2/2019, 12:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complementação)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 22/2/2019, 18:07

Boa tarde

PS.: Como fazer para criar uma consulta com todos os campos? Está retornando erro de "numero excessivos de campos definido". Se criar várias consultas há a possibilidade de criar um só relatório sem problemas?

Para cada tabela, uma consulta.

Adendo:

Faça uma coisa de cada vez, primeiro os formulários, deixe tudo em ordem ( layout, fontes, tamanhos de campos..etc ) depois pensa nos relatórios.

Faça sempre uma coisa de cada vez e bem feito para não ter .....retrabalho !

Última edição por Silvio em 22/2/2019, 18:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acréscimo de texto de mensagem)

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 20/3/2019, 15:06

Prezado Sílvio, boa tarde.

Desculpe-me pela demora e responder. Estava criando o formulário conforme sua sugestão.

Criado o formulário, agora estou com um outro entrave: o relatório não aceita todos os campos do formulário criado.

Caso não tome muito seu tempo, seria possível você me dar alguma sugestão?

Estou anexando cópia do BD para que você tenha uma visão melhor do mesmo.

Desde já agradeço-lhe.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentRO GCM-NL - 20032109 Prot.zip
    (466 Kb) Baixado 3 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 20/3/2019, 16:42

Boa tarde.....ficou bem melhor do que estava.

Vamos lá então.

1- procure diminuir o tamanho da fonte ( Arial ou Trebuchat de tamanho 8 ou 9 no máximo ) que esta usando no formulário principal, está " estourando " a tela.

2- procure deixar alguns campos mais próximo uns dos outros.

3- Relatórios.
    3.1 - para cada subformulário crie um relatório.  Para isso, crie uma consulta com o mesmo nome e não se esqueça de colocar nessa consultas o IdCodigo.
           baseado nessa consulta, crie o teu relatório.
    3.2 - use como filtro o IdCodigo que se encontra na Tbl_Inicial_RO.  Na hora da impressão será o IdCodigo que irá ser o diferencial para a filtragem
    3.3 - utilize uma fonte de tamanho pequena, no máximo 7 ou 8 de tamanho nesses relatórios.
    3.4 - não enfeite muito, quanto mais limpo, melhor !

Bom trabalho, quando terminar de estruturar os relatórios, me de um toque.

Abraços.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 20/3/2019, 18:25

Boa tarde, Sílvio.

Ok. vou criar os relatórios como sugere.

Entretanto, me tire uma dúvida quanto aos relatórios: é necessário que quando imprimir o relatório a impressão seja feita em um só instante. Assim, lhe pergunto: da forma que sugere criar o relatório (um para cada subformulário), eles serão impressos como o Relatório 1 constante no arquivo em anexo que postei? Ou seja, com numeração de páginas no formato x de x e com um só click para impressão.

Quanto a fonte do formulário, aqui no PC que estou criando o formulário está normal. Não "estoura" a tela. Mas de qualquer forma, vou adequar.

Obrigado.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 20/3/2019, 20:18

Veja eu tenho um monitor de 32 polegas / Sony.....e " estourou " o formulário aqui.

A ideia, é que ao imprimir saia todos os relatórios através do comando....

On Error Resume Next
    Dim strDocName As String
    Dim strFilter As String
    strDocName = "RptHistorico"***será mudado para o nome certo
    strFilter = "IDPaciente = Forms!FrmPaciente!IDPaciente" *** note o IDPaciente, é a chave primária que faz o filtro
    DoCmd.OpenReport strDocName, acViewNormal, , strFilter
    End Sub

Mas vamos um passo de cada vez.....desenvolva os relatórios junto com a chave primária.

Abraços.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 4/4/2019, 10:54

Prezado Sílvio, bom dia.

Desculpe-me pela demora.

Criei os relatórios, acredito que da forma que sugeriu. Segue anexo uma cópia do BD para que, se possível, faça uma avaliação.

Fiz as adequações nos formulários como sugeriu e criei os relatórios com a fonte menor possível, pois se a fonte for muito pequena cria problemas na aceitação do mesmo após impresso.

Como escrevi em msg anterior, é necessário que o relatório a ser impresso contenha todos os dados inseridos nos formulários e na sequencia da abas contidas no formulário "Frm_Inicial_Ro". Você acredita ser possível fazer uma impressão do relatório desta forma?

Aproveitando o ensejo, coloquei a aba "Complementação" do controle guia do formulário "Frm_Inicial_Ro" com a propriedade "Visível" como NÃO e criei um botão para torná-la visível. Seria possível a aba ficar visível quando houvesse algum campo com dados? Da forma que está, toda vez que abre o BD a aba não fica visível mesmo tendo dados em algum campo.

Contando com a sua prestativa e costumeira ajuda, agradeço.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentRO GCM-NL - MaximoAccess - Prot2.zip
    (585 Kb) Baixado 5 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 4/4/2019, 18:38

Tardesss

Agora sim, ficou bem melhor e agradável aos olhos de quem vai trabalhar com o teu sistema.
    Precisa apenas dar uma melhorada nos botões de comando ( visual ).

Bem, vejamos.

1- tive que acrescentar a chave estrangeira (IdCodigo) em outras tabelas. ( relacionamento, de uma olhada )
    2- tive que colocar essa mesma chave descrita acima em teus relatórios.   ( é o filtro na hora de imprimir )
    3- depois é só esconder o que está em vermelho nos subformulários.         ( vínculos entre pai e filho )
    4- criado rotina para a impressão de vários relatórios. ( não mexa nisso )

Teste e bons estudos.
    Anexos
    Criar relacionamentos entre tabelas. AttachmentRO GCM-NL - MaximoAccess - Prot2_NEW.zip
    (595 Kb) Baixado 25 vez(es)

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 4/4/2019, 22:47

Prezado Sílvio, boa noite.

Dei uma olhada em casa (o BD está no serviço) e não consegui visualizar o relatório. Qual comando eu coloco no botão "Imprimir Relatório" para visualizar o relatório antes de imprimir? Verifiquei no evento Ao Clicar do botão, mas não consegui assimilar nada. É tudo novo para mim.
    O código para visualizar antes de imprimir seria DoCmd.OpenReport "Rel_Complementacao", acViewPreview, , "NumeroRo = '" & Me!NumeroRo & "'" ? Onde o implementaria no evento, caso seja.

Você acrescentou os campos "IdNomeDaTabela" com Tipo de Dados "Numeração Automática" nas tabelas. Eu havia entendido que bastaria colocar o campo "IdCodigo" com Tipo de Dados "Numero" em cada tabela para criar os relacionamentos.

Com relação a minha dúvida sobre a aba do controle guia que postei na msg anterior, não há solução?

A título de informação, você reduziu o tamanho do cabeçalho, mas vou precisar inserir ali rotulos e uma logo. Isto acarretará em algum problema?

Sou lhe muito grato.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 5/4/2019, 12:57

O código para visualizar antes de imprimir seria DoCmd.OpenReport "Rel_Complementacao", acViewPreview, , "NumeroRo = '" & Me!NumeroRo & "'" ? Onde o implementaria no evento, caso seja.
    Se usa, para esse fim a chave primária que é um numero exclusivo para cada registro/dados dentro de um SGBD. Portanto nunca poderá haver duas chaves primárias com o menos numero.

Você acrescentou os campos "IdNomeDaTabela" com Tipo de Dados "Numeração Automática" nas tabelas. Eu havia entendido que bastaria colocar o campo "IdCodigo" com Tipo de Dados "Numero" em cada tabela para criar os relacionamentos.
    Sim, toda tabela tem que ter uma chave primária, há algumas exceções, mas 99 % tem que ter a chave primária. Quando se trata de relacionamento de tabelas tipo, um para muitos, temos que colocar a chave primaria da tabela (um) na outra tabela ( muitos ) como numero mesmo. Veja o que eu fiz para entender.

Com relação a minha dúvida sobre a aba do controle guia que postei na msg anterior, não há solução?
    Não cheguei a ver.

A título de informação, você reduziu o tamanho do cabeçalho, mas vou precisar inserir ali rotulos e uma logo. Isto acarretará em algum problema?
    Não, é só redimensionar novamente.

em um botão para visualizar, coloque:
    On Error GoTo fim
    DoCmd.OpenReport "Rel_Complementacao", acViewReport, , "IDCodigo =" & Me.IDCodigo
    fim:
    If Err.Number = 2501 Then
    MsgBox "Ação cancelada pelo usuário", vbInformation, Me.Caption
    End If

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 5/4/2019, 14:38

Bom dia, Sílvio.

Eu lhe agradeço pela a atenção e empenho que dedicou em me ajudar, mas penso que vou desistir do projeto pois acredito não ser possível criá-lo da forma que se faz necessário. Pelo em Access.

Da forma que você fez realmente, com um clique, o relatório é impresso, mas independentes. Ou seja, são impressos relatórios separados, uma impressão para cada e de forma desordenada.

A pretensão era, caso fosse possível, imprimir um relatório sequencial e, como citei na msg nº 25, com impressão de número de páginas no formato "1 de X". Mas estou crendo que, no Access, isto não será possível.

Mas de qualquer forma eu agradeço-lhe pelo seu esforço em ajudar-me. Fico devendo-lhe por esta sua grande ajuda que me fora dispensada. Caso eu puder, de alguma forma, retribuir, pode contar comigo aqui em BH.

Agradecido.
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Mensagem  Silvio 5/4/2019, 15:01

Jeito, de imprimir do modo que deseja, até pode ter....mas no momento... eu desconheço.

São muito e muitos campos a serem preenchidos. Uma tabela de Access comporta até 255 campos.

Pode ser que alguém aqui, que tenha mais anos de experiência no Access, possa dar uma solução.

O que pode ser feito, é numerar teus relatórios tipo ReL_1, Rel_2 para ver se sai na sequência que deseja, agora quanto a numeração de 1 de 20 paginas isso será meio que impossível. Penso eu, que não haveria a necessidade de ter essa numeração, mas, quem está vivendo o projeto é você.

Abraços.

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 5/4/2019, 15:38

Ok.

Prezado Sílvio, boa tarde.

Resolvi alterar o nome dos relatórios como você sugeriu para ver se ordenasse a impressão, mas, após a alteração, não imprime mais os relatórios. Procurei no evento "Ao Clicar" do botão Imprimir Relatório alguma linha de código que fizesse referencia aos nomes dos relatórios mas não localizei. Então, pergunto a você onde devo alterar os nomes dos relatórios para que a impressão ocorra?

Os nomes dos relatórios, após a alteração, ficaram da forma abaixo:

Nomes antigos                                      
    Rel_Apreensoes                          
    Rel_Envolvidos                            
    Rel_Inicial_Ro                              
    Rel_Veiculos                                
    Rel_Dados_Finais                          
    Rel_Outros_Dados                        
    Rel_Complementacao    

Nomes Atuais
    1 - Rel_Inicial_Ro
    2 - Rel_Envolvidos
    3 - Rel_Apreensoes
    4 - Rel_Veiculos
    5 - Rel_Dados_Finais
    6 - Rel_Outros_Dados
    7 - Rel_Complementacao               

Estou tentando pelo menos que o relatórios seja impresso na ordem de preenchimento do formulário para ver se será aceito.

Desde já agradeço.

Última edição por OLDRIVG em 8/4/2019, 17:07, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Nova tentativa de resolução.)

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 04:05