Peço licença aos Administradores e moderadores do fórum, Pessoal tenho um formulário de aulas onde cadastro o dia da semana e o horário da aula porém gostaria de uma função que convertesse o campo dia da semana em data completa contendo o dia o mês e o ano seria possível já pesquisei mas achei nada concreto sobre isso. peço encarecidamente ajuda.
4 participantes
[Resolvido]Como converter dia da semana em data
MessiasL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
[Resolvido]Como converter dia da semana em data
vieirasoft- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: [Resolvido]Como converter dia da semana em data
Teste assim:
Me.txtqueRecebevalorextenso = Format(txtData, "long date")
***txtData será a caixa de texto que fornece a data
Coloque o código no evento ao abrir do Formulário ou no evento depois de actualizar do campo txtData
Me.txtqueRecebevalorextenso = Format(txtData, "long date")
***txtData será a caixa de texto que fornece a data
Coloque o código no evento ao abrir do Formulário ou no evento depois de actualizar do campo txtData
MessiasL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº3
Como converter dia da semana em data
Prezado vieira,
Boa Tarde!
Obrigado pelo contato testei a linha de código mas não funcionou não havia mencionado que o campo onde seleciono o dia da aula do aluno se trata de uma caixa de combinação onde já tenho listado os dias da semana de segunda-feira a sábado.
Se puder me ajudar por favor!
Boa Tarde!
Obrigado pelo contato testei a linha de código mas não funcionou não havia mencionado que o campo onde seleciono o dia da aula do aluno se trata de uma caixa de combinação onde já tenho listado os dias da semana de segunda-feira a sábado.
Se puder me ajudar por favor!
vieirasoft- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
Meu caro amigo, o código funciona, se houver uma data para ele converter os valores numéricos em extenso, conforme você pediu. Se houver uma data numérica. A sua BD pode estar mal estruturada e você pode estar a pedir algo que não seja possível.
A sua tabela tem algum campo "Data" por exemplo: 11-11-2018??? Aqui, o código que enviei iria converter para:
Domingo, 11 de Novembro de 2018. Agora, se seleccionar na sua caixa de combinação "Segunda Feira", certamente que a função não tem o que converter. Isso está muito confuso. Coloque aqui um print do form, por favor, senão não tenho como ajuda-lo, porque se estou a entender o que você tem, tem mal!
A sua tabela tem algum campo "Data" por exemplo: 11-11-2018??? Aqui, o código que enviei iria converter para:
Domingo, 11 de Novembro de 2018. Agora, se seleccionar na sua caixa de combinação "Segunda Feira", certamente que a função não tem o que converter. Isso está muito confuso. Coloque aqui um print do form, por favor, senão não tenho como ajuda-lo, porque se estou a entender o que você tem, tem mal!
JPaulo- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº5
Bom dia a todos;
Vieira, descuple ae a minha intromissão;
Messias, Veja se é o que pretende;
Download
Vieira, descuple ae a minha intromissão;
Messias, Veja se é o que pretende;
Download
- Código:
Private Sub cboDiaSemana_AfterUpdate()
'SUA COMBOBOX DIAS DA SEMANA
Dim myArray As Variant
Dim x As Integer
Dim y As Date
'se o dia da semana for igual ao de hoje, a data é a de hoje
If Me.cboDiaSemana.Column(0) = WeekdayName(Weekday(Date, vbMonday)) Then
'dou a data de hoje ao resultado
Me.txtResultado.Value = Date
'e morre aqui
Exit Sub
End If
'monto o array dos dias da semana
myArray = Array("segunda-feira", "terça-feira", "quarta-feira", "quinta-feira", "sexta-feira", "sábado", "domingo")
'dou a data de hoje á variavel
y = Date
'percorro o array
For x = LBound(myArray) To UBound(myArray)
'comparo o array com a minha escolha na combobox e com o dia da semana da data na variavel "y"
If Me.cboDiaSemana.Column(0) = (myArray(x)) And (myArray(x)) = WeekdayName(Weekday(y, vbMonday)) Then
'se ambos estiverem certos, então dou-lhe a data correspondente
Me.txtResultado.Value = y
'e morre aqui
Exit Sub
End If
'se não forem iguais, adiciono mais um dia á variavel
y = y + 1
'avanço no array
Next x
End Sub
.................................................................................
Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.
Pay-Pal R$ Aqui
Pay-Pal € Aqui
Ou ainda: Aqui (Novo)
Sucesso e Bons Estudos
Success and Good Studies
Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
102 Códigos VBA Gratuitos...
Instruções SQL como utilizar...
vieirasoft- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº6
Bom dia, qualquer intervenção sua é e será sempre muito bem vinda. Obrigado.
MessiasL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº7
Boa tarde JPaulo,
Muito obrigado pelo contato copiei o código mas não funcionou estou te enviando meu exemplo se você por favor puder dar uma olhada e me dizer onde estou errando pois não consegui identificar.Desculpe o incomodo. tenho dois formulários o primeiro chamado Dados do aluno e dentro deste formulário tenho um sub formulário chamado Horário do Aluno onde seleciono o campo referente ao dia da semana. O código que você criou é exatamente o que eu precisava mas muito melhor do que eu imaginava. gratidão!!!
Muito obrigado pelo contato copiei o código mas não funcionou estou te enviando meu exemplo se você por favor puder dar uma olhada e me dizer onde estou errando pois não consegui identificar.Desculpe o incomodo. tenho dois formulários o primeiro chamado Dados do aluno e dentro deste formulário tenho um sub formulário chamado Horário do Aluno onde seleciono o campo referente ao dia da semana. O código que você criou é exatamente o que eu precisava mas muito melhor do que eu imaginava. gratidão!!!
- Anexos
- Database2.zip
- Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
- (86 Kb) Baixado 5 vez(es)
JPaulo- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº8
Tratando-se de um form continuo, a caixa do resultado não pode ser desvinculada da tabela.
Veja:
Download
Veja:
Download
.................................................................................
Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.
Pay-Pal R$ Aqui
Pay-Pal € Aqui
Ou ainda: Aqui (Novo)
Sucesso e Bons Estudos
Success and Good Studies
Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
102 Códigos VBA Gratuitos...
Instruções SQL como utilizar...
good guy- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº9
Olá Messias,
Fiz um pequeno ajuste no código do mestre João Paulo.
Fiz um pequeno ajuste no código do mestre João Paulo.
- Código:
Public Function ConverterData()
'HDiadaSemana
Dim myArray As Variant
Dim x As Integer
Dim y As Date
Dim dtaData As Variant
dtaData = Me.HDiadaSemana.Column(0)
'se o dia da semana for igual ao de hoje, a data é a de hoje
If dtaData = WeekdayName(Weekday(Date)) Then
'dou a data de hoje ao resultado
Me.txtResultado.Value = Date
'e morre aqui
Exit Function
End If
'monto o array dos dias da semana
myArray = Array("segunda-feira", "terça-feira", "quarta-feira", "quinta-feira", "sexta-feira", "sábado", "domingo")
'dou a data de hoje á variavel
y = Date
'percorro o array
For x = LBound(myArray) To UBound(myArray)
'comparo o array com a minha escolha na combobox e com o dia da semana da data na variavel "y"
If dtaData = (myArray(x)) And (myArray(x)) = WeekdayName(Weekday(y)) Then
'se ambos estiverem certos, então dou-lhe a data correspondente
Dim strSQL As String
Dim strResultado As String
strResultado = Me.txtResultado
DoCmd.SetWarnings False
strSQL = "INSERT INTO [Horario do Aluno].DiaSemana VALUES ('" & strResultado & "')"
currentdb.Execute strSQL
DoCmd.SetWarnings True
'e morre aqui
Else
Exit Function
End If
'se não forem iguais, adiciono mais um dia á variavel
y = y + 1
'avanço no array
Next x
End Function
- Anexos
- Database2.zip
- (51 Kb) Baixado 6 vez(es)
Última edição por good guy em 12/11/2018, 21:22, editado 4 vez(es)
MessiasL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº10
Olá JPaulo,
Não entendi? desculpe sou leigo no assunto não entendi, o código funciona? eu preciso fazer alguma modificação me ajude por favor.
Não entendi? desculpe sou leigo no assunto não entendi, o código funciona? eu preciso fazer alguma modificação me ajude por favor.
good guy- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº11
Olá Messias,
Aqui é o Good Guy,
Teste o aplicativo agora. Fiz algumas modificações no seu aplicativo. Acrescentei um campo à uma de suas tabelas. Coloquei a cláusula INSERT INTO na função do mestre João Paulo e aperfeiçoei a função provendo uma saída da função caso a condição do dia atual do registro da aula do aluno for em outro dia.
Aqui é o Good Guy,
Teste o aplicativo agora. Fiz algumas modificações no seu aplicativo. Acrescentei um campo à uma de suas tabelas. Coloquei a cláusula INSERT INTO na função do mestre João Paulo e aperfeiçoei a função provendo uma saída da função caso a condição do dia atual do registro da aula do aluno for em outro dia.
MessiasL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº12
Olá Good Guy,
Boa tarde, obrigado pelo contato mas não consegui entender eu terei que atualizar semanalmente as aulas? o meu intuito e assim cadastra-lo e selecionar o dia da aula e depois eu possa criar um relatório que servira com uma lista de presença. que ao selecionar a data do dia puxe os alunos cadastrados naquele determinado dia e horário da semana.
Boa tarde, obrigado pelo contato mas não consegui entender eu terei que atualizar semanalmente as aulas? o meu intuito e assim cadastra-lo e selecionar o dia da aula e depois eu possa criar um relatório que servira com uma lista de presença. que ao selecionar a data do dia puxe os alunos cadastrados naquele determinado dia e horário da semana.
good guy- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº13
Olá Messias,
Um problema de cada vez, há de convir que para gerar um relatório você teria que criar um campo na tabela para receber o dia da semana. Certo? O campo txtResultado tem que ser vinculado a um campo da tabela, exatamente como o mestre João Paulo na mensagem N.º 8 diz. A sua dúvida inicial era esta:
Minha pergunta é, sua dúvida inicial foi atendida?
Um problema de cada vez, há de convir que para gerar um relatório você teria que criar um campo na tabela para receber o dia da semana. Certo? O campo txtResultado tem que ser vinculado a um campo da tabela, exatamente como o mestre João Paulo na mensagem N.º 8 diz. A sua dúvida inicial era esta:
- Código:
... gostaria de uma função que convertesse o campo dia da semana em data completa contendo o dia o mês e o ano seria possível já pesquisei mas achei nada concreto sobre isso. peço encarecidamente ajuda.
Minha pergunta é, sua dúvida inicial foi atendida?
Última edição por good guy em 12/11/2018, 19:56, editado 1 vez(es)
MessiasL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº14
Obrigado a todos minha duvida inicial de converter o texto em dia da semana foi atendida obrigado a todos.
good guy- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº15
Olá Messias,
O fórum todo agradece. Segue em anexo o mesmo programa com relatório de todos os alunos.
O fórum todo agradece. Segue em anexo o mesmo programa com relatório de todos os alunos.
- Anexos
- Database2.zip
- (56 Kb) Baixado 12 vez(es)