MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

[RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles

JCamara
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles Empty [RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles

Mensagem  JCamara 31/1/2018, 13:56

Olá!

Eu sou iniciante no access (apesar de ter um longo histórico de excel e VBA) e estou tendo alguns problemas com formulários de consulta.

Eu gostaria de fazer um formulário com algumas caixas de combinação que atualizem a própria consulta exibida no formulário. Para isso eu sei que preciso passar os valores das combo boxes para os critérios de consulta bem como fazer o evento após a atualização da combo box atualizar também o formulário para que os dados apareçam...

Eu estou tendo problemas para conseguir isso tudo...

no critério eu coloco [formulários]![nomeDoForm]![nomeDoControle], mas nem sempre consigo filtrar a consulta corretamente. a maioria das vezes ela aparece vazia. pelos meus testes funciona apenas quando é uma caixa de texto simples. quando faço combobox ele não dá certo acredito que pq o assistente de pesquisa trabalha com as chaves primárias (uma vez funcionou quando eu coloquei o valor da CMB que deveria ser o nome do cliente no critério da chave primária da consulta, mas não é isso que eu quero, desejo um critério para cada coluna da consulta)...

mesmo quando consigo fazer atualizar corretamente minha consulta, o formulário não atualiza ela nem mesmo quando abro e fecho... pra ter certeza se não estou errando no VBA, eu selecionaria as propriedades do cmbBox e então clicaria em Eventos > Após Atualizar e com o assistente de código adiciono "me.requery" e "me.refresh"...

O que estou fazendo de errado? Existe alguma forma de eu indicar o controle que quero como critério sem ser por digitação (assim como clicar em uma célula do excel)???

Alguém tem algum vídeo ou tutorial de como fazer consultas com critérios advindos de formulários?

Última edição por JCamara em 31/1/2018, 16:02, editado 1 vez(es)
    FabioPaes
    FabioPaes
    Maximo VIP
    Maximo VIP

[RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles Empty Re: [RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles

Mensagem  FabioPaes 31/1/2018, 14:14

Olá, seja bem vindo ao Forum!

O Caminho é esse mesmo! Coloque no Critério da consulta o caminho da ComboBox. e em seguida mande recarregar o Formulario com o .Requery

Se a combobox tem mais de uma colunas deve se atentar para a coluna que está armazenando os dados.

Poste o seu exemplo aqui pra lhe auxiliar melhor!

.................................................................................

O importante não saber tudo, mas sim a Onde procurar!
    JCamara
    Novato
    Novato

[RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles Empty Re: [RESOLVIDO]Formulário de Consulta: critérios advindo de controles

Mensagem  JCamara 31/1/2018, 14:24

Obrigado!

Na verdade assim que eu postei eu refiz todo o processo e consegui. Vim aqui apagar a postagem, mas não dá quando se tem respostas.

Antes de trancarem o post, se possível eu gostaria de ter mais uma duvida esclarecida:

como faço pra quando esse combobox estiver vazio o critério de pesquisa seja "censurado"? por exemplo, quando o usuário entrar nessa consulta os Combo boxes estarão vazios e por tanto a consulta retorna vazia.
    eu queria que quando o usuário abrisse a consulta ela estivesse completa, e conforme selecionasse dados nas combo boxes a consulta fosse filtrada.

eu tentei colocar like "*[formulários]![nomeDoForm]![nomeDaCMB]*" mas a consulta continua vazia quando abro.
    JCamara
    Novato
    Novato

Mensagem  JCamara 31/1/2018, 14:32

No caso, se eu adiciono mais um CMBbox para filtrar outra coluna, ele só mostra resultados quando ambos estão preenchidos. eu gostaria que cada um funcionasse como um filtro independente OU como filtro conjunto a depender de quantas CMBboxes foram preenchidas.

Existe alguma maneira fácil de editar isso no campo dos critérios de pesquisa usando caracteres coringas?
    eu tambpem tentei:

iif([formulários]![nomeDoForm]![nomeDaCMB]="";"*";[formulários]![nomeDoForm]![nomeDaCMB])

sem resultados, continua sem resultados de pesquisa quando o unico campo está em branco
    JCamara
    Novato
    Novato

Mensagem  JCamara 31/1/2018, 15:12

descobri, pode trancar hehehehehe

no critério tem que ser:

like "*" & [formulários]![nomeDoForm]![nomeDaCMB] & "*"
    FabioPaes
    FabioPaes
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  FabioPaes 31/1/2018, 17:15

Que bom que conseguiu, pois qnd achamos a solução sozinho, aprendemos muito mais.

Porém, veja a maneira correta de encerrar (Marcar como resolvido) o Tópico: https://www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

Até a próxima se Deus quiser!

.................................................................................

O importante não saber tudo, mas sim a Onde procurar!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 01:26