MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

[Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo

Rosalvo Risso
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo Empty [Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo

Mensagem  Rosalvo Risso 13/10/2016, 19:54

Boa tarde a todos.
    Tenho um formulário contínuo baseado um uma consulta onde tenho duas caixas de combinação. Onde em uma seleciono placa do veículo e outra seleciono o motorista. O eu que preciso é: quando o formulário contínuo se abre, aparece todas as placas de automóvel que eu tenho cadastradas na minha tabela "Automóvel" na sessão "detalhe" do meu formulário. Estas pacas serão filtradas para que só apareça as placas que eu desejo.
    A outa caixa de combinação "Motorista" não filtra nada no formulário. Ela serve somente para eu selecionar o nome do motorista que eu quero que se repita para cada registro da placa escolhida.
    Bom, esse é meu problema. Não consigo fazer com que o nome do motorista se repita para todos os registros de placa escolhida na minha caixa de combinação "placa".
    Alguém pode por gentileza me ajudar a resolver esse problema?
    Desde já agradeço a todos.
    FabioPaes
    FabioPaes
    Maximo VIP
    Maximo VIP

[Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo Empty Re: [Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo

Mensagem  FabioPaes 13/10/2016, 23:42

Veja aqui algo semelhante ao que precisa...
    https://www.maximoaccess.com/t28118-resolvidoupdate-formulario-continuo
    Mensagem Nº 06.

Baixe o exemplo e aplique nele a dica da Mensagem Nº 06 para entender como Funciona!

.................................................................................

O importante não saber tudo, mas sim a Onde procurar!
    Jair Martins
    Jair Martins
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo Empty Re: [Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo

Mensagem  Jair Martins 14/10/2016, 14:40

Bom dia, moçada.

Rosalvo, não analisei o exemplo postado pelo Fábio mas, pelo que você reportou, me parece que pode haver um problema de modelagem dos dados.
    Como é a relação entre as tabelas que armazenam os dados dos automóveis e dos motoristas e em que momento é necessário associar motorista ao automóvel ou essa associação é fixa?

Aguardo.

Abs.
    FabioPaes
    FabioPaes
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  FabioPaes 14/10/2016, 15:06

Jair Martins, pelo que entendi do problema que ele encontrou é que esse formulário é aplicado um filtro (no caso a placa), e então ele quer atualizar o Campo Motorista dos registros que estão no formulário (Resultado da pesquisa).

O Exemplo que postei percorre os registros do formulário captura o Codigo do Registro, vai na tabela e atualiza o campo...

Foi feito dessa forma pois o formulário era de filtro e que poderiam ser aplicados em vários campos e de formas diferentes... então o mais indicado foi esse Método.

Vamos aguardar o autor se pronunciar!

.................................................................................

O importante não saber tudo, mas sim a Onde procurar!
    Rosalvo Risso
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo Empty Agradeço muito a atenção do Fabio e do Jair

Mensagem  Rosalvo Risso 15/10/2016, 00:06

Fábio gostei muito do exemplo que você postou mas não é o que procuro. Acho que talvez o Jair tenha razão.
    vou tentar explicar novamente e abusar da paciência de ambos.
    Quero que quando eu escolher o nº da placa do veículo eu possa registrar na consulta o motorista que usará tal veículo.

Respondendo ao Jair: tenho 03 tabelas muito simples.

"Tabela_Veículo" que se relaciona com a "Tabela_Viagem" e essa por sua vez faz a pesquisa no campo motorista da Tabela_Motorista".

Quero que fique registrado que o carro da placa X será conduzido em todas as viagens da Data de hoje pelo motorista "João". Da placa Y por "Paulo". E assim por diante. Será que consegui me explicar. Agradeço Muito a atenção de vocês. Agora vamos ver o que acontece...
    Jair Martins
    Jair Martins
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Jair Martins 15/10/2016, 15:37

Olá, moçada.

Rosalvo, então vamos partir das seguintes premissas, que eu gostaria que você analisasse:
    - Você registra as viagens pela data,
    - Numa data o veículo X será conduzido pelo motorista João e o veículo Y pelo Paulo, mas no outro dia essa configuração pode mudar.
    - Nem todos os veículos podem estar ativos numa determinada data (uma parada para conserto, por exemplo). Aqui há necessidade de um relacionamento vários para vários, em que um veículo vai estar vinculado a várias datas e uma determinada data pode englobar vários veículos.

Diante dessas premissas, você precisará criar uma tabela intermediária (Tabela_Veiculos_Por_Viagem) para sacramentar o relacionamento vários para vários, onde você vai fazer a configuração veículo/motorista para cada data. Esta nova tabela deverá ser mais ou menos assim:

campo Id_Viagem - chave primária
    campo Id_Veiculo - chave primária
    campo Id_motorista

Optei por sugerir uma chave primária dupla para que não haja possibilidade de repetir o mesmo veículo para a mesma data.
    Agora, apague os relacionamentos que você já tem na Tabela_Viagem, bem como os campos dessa tab que entram no relacionamento e crie o relacionamento um-para-vários entre as tabelas, com integridade referencial, da seguinte maneira:

Tabela_Veiculo >> Tabela_Veiculos_Por_Viagem >> Tabela_Viagem

Bom, até aqui já temos a modelagem. Precisamos agora ver como é que vamos aplicar isso num form.
    Não sei como é exatamente o seu form, mas eu faria assim, caso houvessem mais dados na Tabela_Viagem, além da data:

Um form comum, originado na Tabela_Viagem, com um subform, originado numa consulta com as 4 tabelas onde você vai ter várias linhas correspondentes aos vários veículos envolvidos naquela data. Nesse subform você escolheria o veículo através de uma combo e determinaria o motorista para este veículo nesta data, em outra combo.

Não sei se fui suficientemente claro. Se isso que eu expus não resolver, me envie um print do seu form.
    Importante: antes de fazer essas modificações na estrutura lógica do seu BD, faça um backup.

Estou à disposição.

Abs.

Rosalvo Risso
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Repetir dados de em campo em outro em formulário contínuo Empty Agradecimento - Resolvido

Mensagem  Rosalvo Risso 15/10/2016, 18:03

Jair, muito obrigado por sua atenção. Agora sim consegui o que precisava. Um grande abraço. Valeu!!!!!!!!!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 19:14