MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


    Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros.

    avatar
    diegoaraujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 10/09/2016

    Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros. Empty Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros.

    Mensagem  diegoaraujo 19/9/2016, 16:08

    Prezados, bom dia!

    Estou construindo um banco para eliminar o uso de planilhas no meu setor de capacitação.

    O sistema não é tão simples e eu sou iniciante, por isso construirei aos poucos e aprendendo cada passo. Li diversos fóruns aqui antes de questionar e estudo o assunto há dias, mas é que realmente travei nesta parte básica: não compreendi a melhor maneira de salvar os dados e principalmente, como consultá-los e alterá-los segundo cada tipo que haverá no sistema, uma vez que são diversas tabelas.

    A espinha dorsal do banco é a TabProcessos. Tudo o que entra na área é via processo e vem portanto com um número de processo ou "NUP", sendo cadastrados nessa tabela com informações mínimas. Daí em diante o processo recebe informações adicionais salvas em cada tabela de diferentes assuntos da área.

    Os processos podem estar em diversas situações. Ao entrar na área o processo é classificado segundo as opções da TabSituacao. Esse campo será reclassificado algumas vezes durante o trâmite, sendo que isso irá para um dashboard para o gestor da área acompanhar volume de processos na unidade e situação. Para tanto, pretendo fazer essas alterações de status por meio de consulta.

    Há diversos assuntos sobre os quais um processo pode tratar. Inicialmente trabalharemos no banco o assunto "Licença Capacitação", item 1 da TabAssunto.

    Bem, o assunto "Licença Capacitação" exige que eu adicione no processo diversas informações exclusivas deste tipo de processo. Logo eu tenho a tabela TabAssLC, que tem um registro de processo com NUP exclusivo que entrou na área e foi cadastrado na TabProcessos. A TabLC  será um arquivo que complementará as informações da  "Licença Capacitação".

    Quando existir um outro assunto, por exemplo, reembolso, terei que criar uma TAbAssreemb que também terá vários campos exclusivos, mas todos os assuntos nascem de registros de processos na TabProcessos.

    Todavia, essas tabelas de assuntos terão que buscar informações em diversas outras tabelas e essas outras em mais tabelas, como está no banco em anexo.



    As principais dúvidas:

    1. No meu caso, terei que criar aquelas tabelas de conexão "muitos para muitos"? Eu tentei criá-las para vincular a TabProcessos à TabServidores, mas na verdade ainda tem a TabInstituicoes, TabCursos etc. que também serão relacionadas a cada assunto da área. Qual a melhor solução?

    2. Ao tentar cadastrar um processo pelo FormCadProc, mesmo que eu selecione no campo "NomeAssunto" a "Licença Capacitação", ao abrir a TabAssLC esse registro não é incluído lá. Seria o caso do botão "salvar registro" incluir esse registro também na TabAssLC ou eu estaria duplicando o banco? Minhas relações entre tabelas estão certas?

    3. Eu posso fazer uma carga na TabServidores mensalmente, mas o ideal é que se o processo pudesse ser cadastrado apenas com o NumSIAPE e este novo servidor fosse incluído na TabServidores, e posteriormente adicionaríamos as outras informações do servidor. Contudo, consigo fazer um código para que ele não salve se já houver um NumSIAPE na TabServidores em vez do sistema criticar que já há registro na tabela? Seria uma função "SE". Se não tem, permite salvar com aquele NumSIAPE. Se já existe, salva só o processo na TabProcessos e gera a informação para a tabela TabAssLC.

    4. O sistema está sendo feito todo de forma  a camuflar o Access. Dessa forma, os retornos de consulta (que viriam em formulários) podem vir preenchendo campos pré-determinados? A ideia é que a pessoa digite, por exemplo, o NUP da Licença Capacitação e neste momento se abre um formulário com diversos campos já preenchidos quando tiver a informação e em branco quando não tiver. Ao clicar num botão "salvar" os campos são ATUALIZADOS, se já existentes, ou preenchidos, se em branco.

    5. Ainda na função busca, mesmo cadastrando um botão no FormConsProcessos ele não busca o número NUP que eu informei, mas sim ele abre uma busca estilo do windows e não acha nada, mesmo o processo estando no banco. Posso deixar 3 ou 4 campos para busca de um mesmo processo? Neste caso, o código seria pra ele buscar os campos e pesquisar aquele que estiver preenchido. Assim que funciona?

    6. O botão excluir registro não está excluindo um registro, mesmo o campo vindo da TabProcessos.

    Por enquanto é só tudo isso. rs

    Muito obrigado pela ajuda, será bem vinda.

    Grande abraço


    Arquivos:

    Front-End (formulários)

    Back-End (Banco de Dados e relações entre tabelas)
    Anexos
    Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros. Attachmentcompartilhado.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (394 Kb) Baixado 38 vez(es)
    avatar
    diegoaraujo
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5
    Registrado : 10/09/2016

    Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros. Empty Re: Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros.

    Mensagem  diegoaraujo 19/9/2016, 17:45



    Estudando um pouco mais cheguei a conclusão que, em vez da tabela "RelProcessosServidores", e pra cada relação de dois teria que fazer uma tabela, na verdade cada assunto da minha área seria uma tabela relacional entre processsos, servidores, instituições e cursos. Ou seja, quando for adicionando os outros assuntos além da Licença Capacitação (TabassCapacit, TabassReembolso) consigo apenas ampliar a estrutura.

    Está certo esse raciocínio?

    Segue a foto do emaranhado que já está. Rs

    Sistema Completo. Relação entre tabelas. Salvamento entre registros. Consulta de registros. 2dqnjmr


      Data/hora atual: 22/11/2024, 01:50