MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

5 participantes

[Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela

Buscador
    Avançado
    Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela Empty [Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela

Mensagem  Buscador 13/11/2015, 11:25

Olá Pessoal, bom dia.

Tenho um banco de dados que uso para controlar meu negócio a muitos anos.
    Me deparei com uma situação que não tinha atentado antes mas que surgiu diante de uma necessidade.
    Precisei alterar a descrição de uma mercadoria na tabela vendas para que ficasse igual à descrição da tabela mercadorias.
    Consegui através da consulta abaixo porem só consegui fazer isto no evento ao fechar do formulário e assim ela percorre
    toda a tabela compras e altera.
    Não creio que seja o correto pois não tem necessidade de comprar toda a tabela mas somente a mercadoria que teve alteração
    na descrição, na tabela mercadorias.
    Tem como alterar este código para que ele, no evento ao alterar ou outro evento melhor, faça as devidas alterações na tabela compras?
    Ex.: Criei, inadvertidamente, uma mercadoria com a descrição "Produt 1 Série A".
    Após vários lançamentos de compras deste produto vejo meu erro e vou no formulário de lançamento e altero para "Produto 1 Série A" e
    isto se propagaria por toda a tabela compras.

DoCmd.RunSQL "UPDATE TblMercadorias INNER JOIN TblCompras ON (TblMercadorias.CodMercadorias = TblCompras.CodMercadorias) AND (TblMercadorias.CodMercadorias = TblCompras.CodMercadorias) SET TblCompras.DescricaoMercadoria = [TblMercadorias].[DescricaoMercadoria];"

Grato
    Buscador
    Avançado
    Avançado

[Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela Empty Re: [Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela

Mensagem  Buscador 17/11/2015, 11:20

Ninguém tem uma ideia para mim?
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP

[Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela Empty Re: [Resolvido]Alterar Descrição e Propagar em Outra Tabela

Mensagem  tauron 17/11/2015, 11:35

amigo, fiquei confuso quanto a qual tabela deseja a alteração, vendas ou compras. sem realizar nenhum teste, ja pensou em colocar o comando em um botao ou ate mesmo criar um formulario especifico para este objetivo?
    Buscador
    Avançado
    Avançado

Mensagem  Buscador 17/11/2015, 22:26

Olá, Taurom
    Boa noite

Quero atualizar nas duas tabelas: TblCompras e TblVendas quando altero a tabela TblMercadorias

Explicando:
    Tenho um formulário com origem na tabela mercadorias que me mostra os dados das mercadorias.
    É através deste formulário que crio o registro da mercadoria: descrição, preço de venda, etc.

Coloquei o código sql de compras só porque o de vendas seria somente alterar o nome da tabela.

Como já aconteceu de eu ter digitado o nome de uma mercadoria de forma errada e tempos depois ter me apercebido disto (após ter feito várias compras e vendas) gostaria de após acertar o nome na minha TblMercadorias através do formulário, os nomes fossem acertados nas TblCompras e TblVendas.

Com o código sql que citei consegui mas somente ao fechar o formulário e assim mesmo sem alterar nada ele vai executar o sql ao passo
    que se executasse somente quando eu alterasse o nome no formulário evitaria rodas o sql sempre que fecho.

O sql completo no evento ao fechar do formulário é este:

DoCmd.SetWarnings False

DoCmd.RunSQL "UPDATE TblMercadorias INNER JOIN TblCompras ON (TblMercadorias.CodMercadorias = TblCompras.CodMercadorias) AND (TblMercadorias.CodMercadorias = TblCompras.CodMercadorias) SET TblCompras.DescricaoMercadoria = [TblMercadorias].[DescricaoMercadoria];"

DoCmd.RunSQL "UPDATE TblMercadorias INNER JOIN TblVendas ON (TblMercadorias.CodMercadorias = TblVendas.CodMercadorias) AND (TblMercadorias.CodMercadorias = TblVendas.CodMercadorias) SET TblVendas.DescricaoMercadoria = [TblMercadorias].[DescricaoMercadoria];"

DoCmd.SetWarnings True
    Forms!frmForm.Visible = True

Grato
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  Assis 17/11/2015, 23:26

Buscador

Poste as três tabelas TblCompras e TblVendas TblMercadorias

E o Formulario onde altera a tabela TblMercadorias

PS - Office 2007

.................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    Buscador
    Avançado
    Avançado

Mensagem  Buscador 18/11/2015, 11:09

Olá, Assis
    Bom dia

Infelizmente não terei como postar. É um aplicativo bem maior que uso para meu trabalho. É dividido em BE e FE, formulários desvinculados além
    de dependência destas 3 tabelas com outras.
    Se não tiver como colocar o SQL ao alterar o nome da mercadoria no campo acho que vou deixar da forma que está já que funciona assim e o que
    eu queria evitar era somente que a consulta fosse executada desnecessariamente, por exemplo, quando eu abrisse o formulário somente para ver
    alguma informação.
    Ou então pensar em outra alternativa com um botão que execute este SQL com um código que force o usuário (que sou eu) a clicar nele caso
    seja alterado o nome.
    Grato pelo interesse.
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  Assis 18/11/2015, 13:05

Então

1ª Cria uma nova BD.

Importa só as 3 tabelas com alguns dados, e o  Formulário onde altera a tabela TblMercadorias

Poste

.................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    Buscador
    Avançado
    Avançado

Mensagem  Buscador 18/11/2015, 16:21

Então Assis,

Só este formulário implicaria em pelo menos mais duas tabelas além das 3 já citadas (Unidades e Agrupamente), sem
    contar em módulos e um outro banco de backup e restore.
    Vou tentar com um botão mesmo.
    Fico realmente agradecido mas como o meu pedido de ajuda é mais para deixar o aplicativo mais fluido e talvez mais profissional
    acho que vou deixar assim mesmo pois pelo menos o SQL está fazenda as alterações necessárias.
    Muito obrigado.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 14/1/2018, 00:20

Olá a todos,

Marcelo, tópico antigo, mas parece não estar resolvido!

Na minha opinião se pretende que a descrição seja igual à descrição do artigo, está logo na modelagem dos dados.
    Pois não era necessário repetir o campo descrição, podendo obter a descrição do produto se as tabelas estiverem devidamente relacionadas.

Hoje em dia com os HD cheios de GB ninguém mais se preocupa com uma boa modelagem de dados, repetindo campis desnecessariamente.

Uma vez que temos dados duplicados, a melhor forma será como tem, uma consulta atualizar.

Abraço
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador

Mensagem  Noobezinho 14/1/2018, 11:07

Por essas e outras que sempre digo, quando posso:

Descrição ou nome de produtos, nome de clientes, etc...

Só se faz uma vez, na tabela principal,  quer seja tabela de produtos ou estoque, tabela de clientes.

As demais tabela deve trabalhar apenas com o  código(ID) desses registros, pois através de consulta, pode-se

"puxar" não só o nome/descrição como todos os campos.

Mas, nem devia fazer essa explicação, já que o autor do tópico, nem sequer teve o trabalho de responder/fechar o tópico.

A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...

Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 15/1/2018, 08:30

É isso Noob, está tudo dito.
    Os outros usuários também podem ter a mesma dúvida.

Aguardamos que o Marcelo reveja a conduta adotada e deixe o retorno do tópico que abriu.

Abraço a todos
    Buscador
    Avançado
    Avançado

Mensagem  Buscador 15/1/2018, 22:15

Olá, pessoal
    Boa noite.

Sinceramente não me lembro mais o que fiz. Acho que na época alterei parte do relacionamento. É um sisteminha que uso a muitos anos mas sempre passo aperto quando necessito implementar algo. Tipo, no início eu não tinha CNPJ, não precisava me preocupar com certos aspectos legais. Depois me inscrevi como MEI, já tive que alterar para ter os relatórios necessários. Alguns clientes são com NF então não posso alterar produtos que tenham NF emitidas e por aí vai, sem contar o que eu comprei antes de ser MEI e que não me mandaram NF.
    Peço desculpas mas com a cabeça quente na época me esqueci de dar como resolvido.
    Obrigado a todos.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 16/1/2018, 08:30

Olá Marcelo,

Obrigado pelo retorno, os utilizadores do fórum agradecem.

Relativamente à "modelagem" do meu testemunho da mensagem n. 9, existe exceções e casos pontuais em que somos obrigados a fazer duplicaçao.

Por exemplo, aqui em Portugal os programas de faturação tem que ser certificados pela AT (Autoridade Tributária), um dos elementos obrigatórios é ficar o nome, morada, etc associado à fatura, não sendo alterado após a confirmação.
    Se o cliente mudar a morada, só as faturas seguintes é que vão ficar com a morada nova.

Apenas um exemplo dos "casos pontuais" na modelagem.

Abraço a todos
    Buscador
    Avançado
    Avançado

Mensagem  Buscador 16/1/2018, 22:10

Exatamente.
    Só que no caso de compras tem fornecedores que descrevem de forma errada às vezes e quando a gente precisa emitir uma NFa de venda a Fazenda recusa a NF. Como sou MEI não quero que anos depois me apareça uma fiscalização e eu não saiba o que foi já que sou obrigado a emitir NF somente se o cliente exigir, tanto de serviços quando de mercadorias.
    Tendo tudo explicadinho no meu sisteminha fica mais fácil se, que Deus me livre, uma fiscalização solicitar informações. Assim controlo grama a grama, unidade a unidade e mililitro a militro tudo que entra e sai.
    Outra coisa: uso o access como ferramenta para o meu negócio, não sou profissional e nem comercializo sistemas.
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 17/1/2018, 08:23

Olá Marcelo,

Obrigado pelo retorno, qualquer coisa estamos por aqui!

Abraço e bons estudos com o MáximoAccess

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 23:32