Convidado 19/12/2013, 12:01
Olá Tatiana, não estou entendendo seu raciocínio, deixa eu lhe explicar o funcionamento da coisa, quando vc faz uma venda é somado todos os itens daquela venda e quando vc efetua um pagamento pertinente a essa venda automaticamente é abatido, se o total da venda deu 200,00 e o cliente pagou 100,00, logicamente que a quantia devida tem que ser 100,00, concordas? Se por um acaso esse mesmo cliente fizer uma nova compra ela não pode aparecer na compra anterior, pois são compras separadas, então minha sugestão é que ao invés de vc gerar uma nova conta para um cliente devedor vc continue lançando na mesma conta não quitada, pois se vc observar coloquei um campo "pegou dia" que é exatamente para vc saber o dia exato que o cliente pegou novos produtos, agora se vc preferir gerar mesmo uma nova conta para o cliente ao invés de lançar na mesma conta devedora, ai tem como vc criar uma consulta ou relatório, onde vai aparecer o acumulado (total de todas as compras do cliente), total de pagamentos e o que ele ainda deve, entendeu? Quanto a questão do cupom, ele deve conter somente os itens vendidos e o valor desses itens, agora vc também pode gerar um relatório, onde conste esse total da venda, pagamento que o cliente efetuou e o que ele ainda deve para dar como comprovação a esse cliente ficar ciente da situação dele junto a sua empresa.