Bom dia
Estou com uma dificuldade extrema, não sei o Access realiza este tipo de consulta ou problema é que estou tendo dificuldades, mas não encontrei nenhuma sintaxe, que me ajudasse, já tentei DISTINCT, DISTINCTROW, GROUP BY, inclusive em outros fóruns me responderam, porém não funcionou utilizando os critérios anteriores.
Possuo um relatório que desejo filtrar as informações por GRUPO por exemplo.
grupos : MASCULINO, FEMININO
SELECT tbgrupo.grupo FROM tbgrupo GROUP BY tbgrupo.grupo;
Ficando assim:
MASCULINO 12
FEMININO 15
seria o correto.
Agrupa perfeitamente sem repetir os dados assim como o DISTINCT.
Porém nesta mesma tabela possuo um campo data, quando incluo este campo data na consulta o Access me obriga a declarar os mesmos atributos por ocasiona erro e isso "quebra" a separação dos grupos gerando diversas linhas do mesmo grupo.
SELECT tbgrupo.grupo,tbgrupo.data FROM tbgrupo GROUP BY tbgrupo.grupo, tbgrupo.data;
O relatório fica do seguinte modo:
MASCULINO 10
MASCULINO 11
MASCULINO 12
FEMININO 15
FEMININO 25
Me ajudem
Obrigado abraço.
Estou com uma dificuldade extrema, não sei o Access realiza este tipo de consulta ou problema é que estou tendo dificuldades, mas não encontrei nenhuma sintaxe, que me ajudasse, já tentei DISTINCT, DISTINCTROW, GROUP BY, inclusive em outros fóruns me responderam, porém não funcionou utilizando os critérios anteriores.
Possuo um relatório que desejo filtrar as informações por GRUPO por exemplo.
grupos : MASCULINO, FEMININO
SELECT tbgrupo.grupo FROM tbgrupo GROUP BY tbgrupo.grupo;
Ficando assim:
MASCULINO 12
FEMININO 15
seria o correto.
Agrupa perfeitamente sem repetir os dados assim como o DISTINCT.
Porém nesta mesma tabela possuo um campo data, quando incluo este campo data na consulta o Access me obriga a declarar os mesmos atributos por ocasiona erro e isso "quebra" a separação dos grupos gerando diversas linhas do mesmo grupo.
SELECT tbgrupo.grupo,tbgrupo.data FROM tbgrupo GROUP BY tbgrupo.grupo, tbgrupo.data;
O relatório fica do seguinte modo:
MASCULINO 10
MASCULINO 11
MASCULINO 12
FEMININO 15
FEMININO 25
Me ajudem
Obrigado abraço.