Senhores: embora não seja profissional da área de TI sou um estudioso do assunto e desenvolvo sistemas para suprir as minhas próprias necessidades. Adotei o access como plataforma de desenvolvimento e estudo-o com afinco. Observo uma grande interação do access com o sql e estou interessado também em conhecer com mais profundidade o sql. Aí é que necessito de orientação sobre como começar a aprender a programar em sql e qual pacote de sql devo adquirir para continuar com máxima integração ao access. Agradeço a atenção
3 participantes
Preciso de orientação
Hildefonso mda Silva- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
Preciso de orientação
Alexandre Neves- Moderador Global
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: Preciso de orientação
Boa noite, Hildefonso
Altere o título do tema. Retire a palavra SOS, pois infringe a regra 8 do fórum
Altere o título do tema. Retire a palavra SOS, pois infringe a regra 8 do fórum
.................................................................................
Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
- Respeito às regras :
- Mensagem nº3
Ok mas parece-me já estar alterado
Dilson- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
Para aprender comece estudando os conceitos básicos e sintaxes. A base de conhecimento da Microsoft te ajuda a partir daqui:
http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/access-sql-conceitos-basicos-vocabulario-e-sintaxe-HA010256402.aspx
Após adquirir a parte conceitual invista na prática, construa um banco com apenas uma tabela com no minimo 5 campos e treine, faça isso cerca de uma hora todos os dias até chegar ao ponto de ver que não precisa mais copiar e colar. Aqui no fórum o JPaulo disponibiliza um excelente tópico para começar:
Instruções SQL. Como utilizar.
Não esqueça de explorar os buscadores como google e bing usando palavras chaves como "sql access" "sql vba" "o que é sql" e outros termos que lhe interessarem.
O caminho de aprendizagem é esse: teoria e prática e tudo já está ao seu alcance.
http://office.microsoft.com/pt-br/access-help/access-sql-conceitos-basicos-vocabulario-e-sintaxe-HA010256402.aspx
Após adquirir a parte conceitual invista na prática, construa um banco com apenas uma tabela com no minimo 5 campos e treine, faça isso cerca de uma hora todos os dias até chegar ao ponto de ver que não precisa mais copiar e colar. Aqui no fórum o JPaulo disponibiliza um excelente tópico para começar:
Instruções SQL. Como utilizar.
Não esqueça de explorar os buscadores como google e bing usando palavras chaves como "sql access" "sql vba" "o que é sql" e outros termos que lhe interessarem.
O caminho de aprendizagem é esse: teoria e prática e tudo já está ao seu alcance.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº5
Preciso de ajuda - integração sql - access
Senhores:
Agradeço a resposta me enviada e já consultei o link que é bastante ilustrativo.
Num dos cursos que adquiri e que deu-me a base principal para o que já aprendi do Access, tem material explicando a aplicação do Sql na construção de Querys. Porém lá não tem material explicando a construção das tabelas, comandos, funções, etc, próprios da linguagem sql, a não ser as específicas do "comando select" acessando tabelas construidas pelo Access.
Aí ficou-me a dúvida: será que o Sql somente serve ao Access para construir consultas ?
Mas veio-me um novo fato: estudando o ADO, deparei-me com um exemplo de chamamento de um procedimento armazenado, no caso uma procedure construida em Sql, em que havia parâmetros cuja sintaxe e função ainda desconheço.
abraço para todos.
Agradeço a resposta me enviada e já consultei o link que é bastante ilustrativo.
Num dos cursos que adquiri e que deu-me a base principal para o que já aprendi do Access, tem material explicando a aplicação do Sql na construção de Querys. Porém lá não tem material explicando a construção das tabelas, comandos, funções, etc, próprios da linguagem sql, a não ser as específicas do "comando select" acessando tabelas construidas pelo Access.
Aí ficou-me a dúvida: será que o Sql somente serve ao Access para construir consultas ?
Mas veio-me um novo fato: estudando o ADO, deparei-me com um exemplo de chamamento de um procedimento armazenado, no caso uma procedure construida em Sql, em que havia parâmetros cuja sintaxe e função ainda desconheço.
abraço para todos.
Dilson- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº6
Respondendo a dúvida:
Serve para as consultas através dos "selects" conhecido como instruções DML(Linguagem de Manipulação de Dados) e também para as criações, alterações e exclusões das tabelas conhecido como DDL(Linguagem de Definição de Dados). Veja este tópico da Microsoft que trata da DDL no Access:
http://support.microsoft.com/kb/180841/pt-br
Serve para as consultas através dos "selects" conhecido como instruções DML(Linguagem de Manipulação de Dados) e também para as criações, alterações e exclusões das tabelas conhecido como DDL(Linguagem de Definição de Dados). Veja este tópico da Microsoft que trata da DDL no Access:
http://support.microsoft.com/kb/180841/pt-br
- Respeito às regras :
- Mensagem nº7
Preciso de ajuda - integração sql - access
Obrigado amigo pela atenção, vou pesquisar tudo e havendo dúvidas retorno.