MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo

alansvm
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty [Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo

Mensagem  alansvm 21/7/2013, 16:49

Prezados colegeda da Máximo Access.

Venho aqui pedir a atenção e o apoio daqueles que possuem maior habilidade com Access.
    Tenho pouquíssimo experiência com este software.

Me deparei com 3 problemas, não sei afirmar o nível de complexidade para resolve-los, mas certo estou
    que os mais experientes poderão me ajudar.

Farei a descrição das duas situações, pormenorizando cada uma delas.

Para auxiliar o entendimento das minhas dúvidas e para dar a possibilidade de editar e corrigir diretamente o
    banco de dados, coloquei-o em anexo e deixo livre para que mexam no mesmo afim de alcançar os objetivos
    elencados.

1) Criei uma Combobox conforme um modelo encontrado no repositório do MáximoAccess, por sinal excelente.
    Porém acho que para os meus fins não teve real utilidade. A ideia foi de fazer uma simples cascata onde um
    termo "elemento" seria escolhido e após o termo "subelemento", isso foi simples de fazer porém gostaria que
    cada registro tivesse uma seleção específica, ou seja cada processo tivesse um tipo de elemento e subelemento
    particular em vez de ficarem todos os registros com o mesmo tipo.

Como fazer para que cada registro tenha um tipo específico de subelemento?

2) Esta situação acho mais difícil de resolver, porém fundamental para utilidade do BD. Infelizmente não tenho conhecimento para
    fazê-lo =(.

Repare que criei na última linha a caixa de título "Limite de Dispensa". Este limite de dispensa é de R$ 8000,00 para cada
    "sub-elemento". A ideia seria que ao preencher o campo "Valor" e em seguida selecionar o "elemento" e após o "sub-elemento",
    para este último deveria-se subtrair o valor à 8000,00. Além disso este valor subtraído deveria aparecer no próximo registro em que
    escolhesse o dado sub-elemento novamente, assim podendo fazer o controle deste limite no ano.

Não sei se fui claro, darei um exemplo (Utilize o banco de dados que postei para ter uma ideia do que estou falando)

Exemplo: O 1º registro crio com um valor de R$ 400,00 para o sub-elemento "serviço de telecomunicação", ao preencher estes dois campos, um valor de R$ 8000,00 (não sei se será uma caixa de texto, um registro algo assim), será subtraído, ficando então R$ 7600,00 para o limite de dispensa.
    Num segundo momento criaria um 2º registro e então colocaria um valor de R$ 50,00, mas desta vez um novo sub-elemento "material de consumo", assim sendo um novo valor de dispensa de R$ 8000,00 que seria subtraído e se tornaria R$ 7950,00.
    Finalmente num terceiro momento, faria um 3º registro neste caso de R$ 600,00 para o mesmo sub-elemento do primeiro caso ""serviço de telecomunicação", este por já ter sido usado teria um total de R$ 7600,00 e não de R$ 8000,00, pois já teria sido gasto , e então e se tornaria na verdade R$ 7000,00.

3. Por algum motivo quando eu coloco mais de uma tabela como fonte de registro no construtor de consultas de um mesmo form, a possibilidade de criar novos registros fica desabilitada e não sei por que razão.

Será que não posso usar mais de uma tabela por form ?

OBSERVAÇÃO: Peço desculpas pelo longo texto e muita paciência pois estou começando. Não consegui solução pois me falta conhecimento e os tópicos que encontrei não tem uma relação direta com a minha dúvida.

Atenciosamente
    Alan Sena Valle Martins
    Anexos
    [Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo AttachmentDatabase1.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (101 Kb) Baixado 31 vez(es)
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty Re: [Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo

Mensagem  Alexandre Neves 21/7/2013, 19:00

Boa tarde, alansvm
    Nomeie tabelas, consultas, campos e controlos de forma normalizada. Já se tem falado muitas vezes sobre esta problemática
    Sobre a inserção de novos registos, acontece que tendo campos de mais que uma tabela, trata-se de formulário de consulta e não formulário de inserção de dados
    Para obter o valor pretendido: crie caixa de texto desvinculada (designe-a por TxtDispensa). No acontecimento NoActual coloque TxtDispensa = 8000 - Valor

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    alansvm
    Novato
    Novato

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty Dúvida !!!!!

Mensagem  alansvm 22/7/2013, 19:10

Bom mas como então fazer um combobox em cascata, cujo o resultado da última caixa de combinação esteja vinculada a um valor fixo /??????
    E como fazer pra que cada registro eu posso colocar uma combinação específica independente ?

Por gentileza, alguém poderia me explicar pelo menos se isto é possível ??? Se seria um comando simples ou necessitaria de um código VBA???

Atenciosamente
    Alan Sena Valle Martins
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty Re: [Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo

Mensagem  Alexandre Neves 22/7/2013, 20:39

Boa noite, alansvm
    Não entendi o valor fixo estar vinculada a valor fixo. Se o valor é fixo, basta colocá-lo como valor pré-definido
    Sobre caixas de combinação em cascata, verifico que as caixas de Elemento e SubElemento são em cascata (ou terei visto mal?)

.................................................................................
    Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    alansvm
    Novato
    Novato

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty AJUDA!

Mensagem  alansvm 23/7/2013, 12:16

Tentarei ser mais claro e certamente poderá me ajudar.

Para simplificar vamos ao 1º passo, pois sem ele de nada adiantará e deixar a situação do vínculo
    para deposi.
    Peço que analise o modelo que postei em anexo assim poderá modifica-lo a fim de alcançar o que tenho proposto.

Preciso apenas criar um combo box em cascata que possa ser editada
    individualmente para cada registro, ou seja, que no registro 1 por exemplo
    seja uma classificação e nos seguintes não necessariamente seja igual ao primeiro.
    Cada registro com sua classificação independente (Analise o Anexo)

O que postei foi um tentativa, de fato não sei como fazê-lo.
    Se alguém puder me ajudar agradeceria.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alexandre Neves 23/7/2013, 21:34

Boa noite,
    Crie os campos nas tabelas que pretender. Coloque cada campo na origem do controlo de cada caixa de combinação

alansvm
    Novato
    Novato

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty Ajuda II

Mensagem  alansvm 23/7/2013, 21:44

Bom o que sugere é fazer caixas de combinação em apresentação por valores, depois indicar
    a origem do controle. Mas isto no meu entendimento fara simples caixas de combinação, sem
    tem vinculo entre os valores, ou seja, não dará origem a um combo box em cascata.

Preciso que fique como no anexo, porém não sei como fazê-lo
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alexandre Neves 23/7/2013, 22:01

Falou no 1º passo. Cada caixa guardar valores independentes em cada registo. Faça como disse e funcionará
    Para a cascata entre elas, tem de criar código SQL de origem da linha que tenha em conta o valor seleccionada na outra

alansvm
    Novato
    Novato

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty Exemplo

Mensagem  alansvm 21/8/2013, 02:12

Existe algum exemplo de código SQL a usar ? Pois até hoje tentei fazer a combinação em cascata, mas apenas consegui utilizando consulta a duas tabelas.
    COmo disse desta forma vira formulário de consulta, mas precismo mesmo é deixar cada registro com uma cominação em cascata diferente, permitindo edição, como em formulário de edição.
    Mas não sei como fazer....

Renovo meu pedido de ajuda.
    alansvm
    Novato
    Novato

[Resolvido]Combobox Cascata (Diferente p/ registro) + Associação de Valor com Caixa da combo Empty Exemplo para Combobox Cascata (Diferente p/Registro) (VIA VBA)

Mensagem  alansvm 9/9/2013, 19:55

Bom meus grandes amigos.

Consegui depois de algum suor arrumar um combo box em cascata que não dependesse de formulário de consulta, mas sim de inserção de dados, ou seja, que possa ter em cada registro uma seleção diferente.

Resolvi postar aqui para colaboração ao fórum, utilizando basicamente código VBA e tabelas.
    Espero que seja de ajuda a todos.
    Luiz Carlos Junior
    Luiz Carlos Junior
    Avançado
    Avançado

Mensagem  Luiz Carlos Junior 24/9/2013, 15:09

cheers cheers cheers 

Que bom que conseguiu e, ainda melhor, por seus próprios méritos.

Não esqueça de marcar o tópico como resolvido.

O Fórum agradece.

Abrasss!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 23:32