Prezados colegeda da Máximo Access.
Venho aqui pedir a atenção e o apoio daqueles que possuem maior habilidade com Access.
Tenho pouquíssimo experiência com este software.
Me deparei com 3 problemas, não sei afirmar o nível de complexidade para resolve-los, mas certo estou
que os mais experientes poderão me ajudar.
Farei a descrição das duas situações, pormenorizando cada uma delas.
Para auxiliar o entendimento das minhas dúvidas e para dar a possibilidade de editar e corrigir diretamente o
banco de dados, coloquei-o em anexo e deixo livre para que mexam no mesmo afim de alcançar os objetivos
elencados.
1) Criei uma Combobox conforme um modelo encontrado no repositório do MáximoAccess, por sinal excelente.
Porém acho que para os meus fins não teve real utilidade. A ideia foi de fazer uma simples cascata onde um
termo "elemento" seria escolhido e após o termo "subelemento", isso foi simples de fazer porém gostaria que
cada registro tivesse uma seleção específica, ou seja cada processo tivesse um tipo de elemento e subelemento
particular em vez de ficarem todos os registros com o mesmo tipo.
Como fazer para que cada registro tenha um tipo específico de subelemento?
2) Esta situação acho mais difícil de resolver, porém fundamental para utilidade do BD. Infelizmente não tenho conhecimento para
fazê-lo =(.
Repare que criei na última linha a caixa de título "Limite de Dispensa". Este limite de dispensa é de R$ 8000,00 para cada
"sub-elemento". A ideia seria que ao preencher o campo "Valor" e em seguida selecionar o "elemento" e após o "sub-elemento",
para este último deveria-se subtrair o valor à 8000,00. Além disso este valor subtraído deveria aparecer no próximo registro em que
escolhesse o dado sub-elemento novamente, assim podendo fazer o controle deste limite no ano.
Não sei se fui claro, darei um exemplo (Utilize o banco de dados que postei para ter uma ideia do que estou falando)
Exemplo: O 1º registro crio com um valor de R$ 400,00 para o sub-elemento "serviço de telecomunicação", ao preencher estes dois campos, um valor de R$ 8000,00 (não sei se será uma caixa de texto, um registro algo assim), será subtraído, ficando então R$ 7600,00 para o limite de dispensa.
Num segundo momento criaria um 2º registro e então colocaria um valor de R$ 50,00, mas desta vez um novo sub-elemento "material de consumo", assim sendo um novo valor de dispensa de R$ 8000,00 que seria subtraído e se tornaria R$ 7950,00.
Finalmente num terceiro momento, faria um 3º registro neste caso de R$ 600,00 para o mesmo sub-elemento do primeiro caso ""serviço de telecomunicação", este por já ter sido usado teria um total de R$ 7600,00 e não de R$ 8000,00, pois já teria sido gasto , e então e se tornaria na verdade R$ 7000,00.
3. Por algum motivo quando eu coloco mais de uma tabela como fonte de registro no construtor de consultas de um mesmo form, a possibilidade de criar novos registros fica desabilitada e não sei por que razão.
Será que não posso usar mais de uma tabela por form ?
OBSERVAÇÃO: Peço desculpas pelo longo texto e muita paciência pois estou começando. Não consegui solução pois me falta conhecimento e os tópicos que encontrei não tem uma relação direta com a minha dúvida.
Atenciosamente
Alan Sena Valle Martins
Venho aqui pedir a atenção e o apoio daqueles que possuem maior habilidade com Access.
Tenho pouquíssimo experiência com este software.
Me deparei com 3 problemas, não sei afirmar o nível de complexidade para resolve-los, mas certo estou
que os mais experientes poderão me ajudar.
Farei a descrição das duas situações, pormenorizando cada uma delas.
Para auxiliar o entendimento das minhas dúvidas e para dar a possibilidade de editar e corrigir diretamente o
banco de dados, coloquei-o em anexo e deixo livre para que mexam no mesmo afim de alcançar os objetivos
elencados.
1) Criei uma Combobox conforme um modelo encontrado no repositório do MáximoAccess, por sinal excelente.
Porém acho que para os meus fins não teve real utilidade. A ideia foi de fazer uma simples cascata onde um
termo "elemento" seria escolhido e após o termo "subelemento", isso foi simples de fazer porém gostaria que
cada registro tivesse uma seleção específica, ou seja cada processo tivesse um tipo de elemento e subelemento
particular em vez de ficarem todos os registros com o mesmo tipo.
Como fazer para que cada registro tenha um tipo específico de subelemento?
2) Esta situação acho mais difícil de resolver, porém fundamental para utilidade do BD. Infelizmente não tenho conhecimento para
fazê-lo =(.
Repare que criei na última linha a caixa de título "Limite de Dispensa". Este limite de dispensa é de R$ 8000,00 para cada
"sub-elemento". A ideia seria que ao preencher o campo "Valor" e em seguida selecionar o "elemento" e após o "sub-elemento",
para este último deveria-se subtrair o valor à 8000,00. Além disso este valor subtraído deveria aparecer no próximo registro em que
escolhesse o dado sub-elemento novamente, assim podendo fazer o controle deste limite no ano.
Não sei se fui claro, darei um exemplo (Utilize o banco de dados que postei para ter uma ideia do que estou falando)
Exemplo: O 1º registro crio com um valor de R$ 400,00 para o sub-elemento "serviço de telecomunicação", ao preencher estes dois campos, um valor de R$ 8000,00 (não sei se será uma caixa de texto, um registro algo assim), será subtraído, ficando então R$ 7600,00 para o limite de dispensa.
Num segundo momento criaria um 2º registro e então colocaria um valor de R$ 50,00, mas desta vez um novo sub-elemento "material de consumo", assim sendo um novo valor de dispensa de R$ 8000,00 que seria subtraído e se tornaria R$ 7950,00.
Finalmente num terceiro momento, faria um 3º registro neste caso de R$ 600,00 para o mesmo sub-elemento do primeiro caso ""serviço de telecomunicação", este por já ter sido usado teria um total de R$ 7600,00 e não de R$ 8000,00, pois já teria sido gasto , e então e se tornaria na verdade R$ 7000,00.
3. Por algum motivo quando eu coloco mais de uma tabela como fonte de registro no construtor de consultas de um mesmo form, a possibilidade de criar novos registros fica desabilitada e não sei por que razão.
Será que não posso usar mais de uma tabela por form ?
OBSERVAÇÃO: Peço desculpas pelo longo texto e muita paciência pois estou começando. Não consegui solução pois me falta conhecimento e os tópicos que encontrei não tem uma relação direta com a minha dúvida.
Atenciosamente
Alan Sena Valle Martins
- Anexos
- Database1.zip
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