MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

4 participantes

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios

nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Empty [Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios

Mensagem  nevesj 11/11/2012, 23:31

Boa Noite,

Sou um utilizador muito recente tanto de access como deste forum, pelo que antecipadamente peço desculpa se incorrer em algum erro.
    Aqui deixo o meu pedido de ajuda e a explicação do meu problema.

Necessito criar uma consulta de actualização utilizando a função DSum com três critérios distintos.

Algo assim:
    DSum("[ReceitasEuros]+[DespesasEuros]";"Base de Dados";"Crt1 and Crt2 and Crt3")

Consigo correr a consulta com sucesso para cada um dos critérios separadamente:

"[MesNum]=" & [TbOrcamento]![MesNum]

"[Rubrica]='" & [TbOrcamento]![Rubrica] & "'"

"[Ano] =[Forms]![FrActualizarOrcamento]![cbEscolheAno]"

Consigo combinar dois deles com sucesso:

"[Ano] =[Forms]![FrActualizarOrcamento]![cbEscolheAno] and [MesNum]=" & [TbOrcamento]![MesNum]

Mas não consigo de todo fazer funcionar a consulta com os três critérios.

Será que me podem ajudar ?

Obrigado antecipadamente
    JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Empty Re: [Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios

Mensagem  JPaulo 12/11/2012, 10:29

Ola seja bem vindo ao fórum;

O DSum funciona assim, sendo que tem de fazer um DSum para cada campo e somente depois somar os dois;

DSum("[ReceitasEuros]"; "SuaTabela"; "[Rubrica] = '" & [TbOrcamento]![Rubrica] & "' AND [Ano]= " & [Forms]![FrActualizarOrcamento]![cbEscolheAno] & " AND [MesNum]=" & [TbOrcamento]![MesNum])
    DSum("[DespesasEuros]"; "SuaTabela"; "[Rubrica] = '" & [TbOrcamento]![Rubrica] & "' AND [Ano]= " & [Forms]![FrActualizarOrcamento]![cbEscolheAno] & " AND [MesNum]=" & [TbOrcamento]![MesNum])

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Ou ainda: Aqui (Novo)

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    [Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    [Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    Avelino Sampaio
    Avelino Sampaio
    Developer
    Developer

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Empty Re: [Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios

Mensagem  Avelino Sampaio 12/11/2012, 10:56

Amigaõ João Paulo, vou discordar de você. Podemos trabalhar conforme a montagem do neves. E ainda ficamos com a vantagem de realizar apenas uma viagem a tabela.

Sucesso!

.................................................................................
    Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces  
    Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
    nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Empty Re: Função DSum com utilização de três critérios

Mensagem  nevesj 12/11/2012, 11:30

Caros João Paulo e Avelino,

Em primeiro lugar o meu obrigado pela rápida resposta.

Se fosse possível efectuar apenas uma query eu preferia. Eu construí a dita do modo que transcrevi depois de muito ler e procurar em diversos foruns e postings.
    De qualquer modo com a ajuda que o João Paulo forneceu a query não devolve qualquer resultado. Não dá qualquer erro (logo já estou bem melhor do que estava inicialmente pois ou obtinha erros de conversão ou de calculo) mas também não apresenta resultados correctos ou errados.

Não estou certo se ajuda á resolução, mas os três critérios a ser utilizados têm como data type Numero para [Ano] e [MesNum], texto o campo [Rubrica].

Obrigado

Caros João Paulo e Avelino,

As minhas desculpas pelo post inicial acima, eu fiz um erro de copy/paste e não copiei exactamente como o João Paulo tinha postado.
    Depois de copiar correctamente e experimentei efectivamente fazer as duas ao mesmo tempo.
    Está a funcionar como pretendido com o seguinte formato:

DSum("[ReceitasEuros]+[DespesasEuros]";"Base de Dados";"[Rubrica] = '" & [TbOrcamento]![Rubrica] & "' AND [Ano]= " & [Forms]![FrActualizarOrcamento]![cbEscolheAno] & " AND [MesNum]=" & [TbOrcamento]![MesNum])

Continuo um pouco baralhado em como/quando/onde utilizar os indicadores ' ' e/ou " " mas agora com este exemplo a funcionar perfeitamente é trabalhar para perceber exactamente como funciona.

Obrigado pela ajuda
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer

Mensagem  Cláudio Más 12/11/2012, 11:55

Pode simplificar usando uma consulta sobre a "Base de Dados" e os critérios sendo aplicados nessa consulta.

A função ficaria então dessa forma:

DSum("[ReceitasEuros]+[DespesasEuros]";"Consulta Base de Dados")

Eu ainda não tinha visto a alteração no seu post anterior, já está resolvido.
    Mas a idéia continua valendo. Smile
    nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Empty Re: Função DSum com utilização de três critérios

Mensagem  nevesj 12/11/2012, 12:00

Caro Claudio,

Agora fiquei um pouco baralhado, o que eu pretendia era mesmo colocar os critérios numa consulta....

O que é que eu estou a falhar ?

Obrigado
    Cláudio Más
    Cláudio Más
    Developer
    Developer

Mensagem  Cláudio Más 12/11/2012, 12:07

Pelo que entendi, está resolvido, não está a falhar.

Mas se quiser utilizar os critérios em uma consulta, não precisa usar esses critérios também na função DSum(), seria redundância.
    Bastaria usar tal consulta no lugar da tabela e retirar os critérios, no DSum().

Você tentou dessa forma e não está conseguindo?
    Precisamos de mais detalhes pra saber onde errou.

Não confundir a consulta que estou sugerindo, com a consulta atualização.
    nevesj
    nevesj
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios Empty [Resolvido]Função DSum com utilização de três critérios

Mensagem  nevesj 22/11/2012, 20:36

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Está a funcionar 5 estrelas

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 01:30