Boa tarde pessoal, sou novo aqui no forum. Tenho um banco de dados e preciso proteger tabelas, form e tudo mais. Já coloquei o trava tecla shift protegido por senha, ja escondi todos forms configurando pop-up,janela restrita e menu, mas notei uma facilidade, pois quem tentar importar arquivos do access em um novo BD vai conseguir copiar todas tabelas, consultas e relatorios que tenho nesse arquivo. O que faço para garantir a proteção do meu BD? Esse BD sera usado por usuarios com senha pessoais (primeiro form do sistema abre automaticamente qdo iniciado o arquivo, é o form de acesso por senha)
4 participantes
[Resolvido]Como esconder tabelas
PiterJack- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
[Resolvido]Como esconder tabelas
criquio- Moderador Global
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: [Resolvido]Como esconder tabelas
Olá, seja bem vindo ao fórum. A melhor saída é dividir o banco em backend e frontend. Criptografar o backend com senha e converter o frontend em mde ou accde. Faça uma pesquisa por "backend e frontend" no fórum, temos muita coisa a respeito. Depois pesquise por accde. Tambem temos muita coisa a respeito. Veja na minha assinatura ↓abaixo↓ o link para um vídeo com dicas de pesquisas mais eficientes no fórum. Se, depois disso, restar dúvidas, poste aqui.
.................................................................................
Meu novo site: www.vcssistemas.com.br Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum. DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo: 1 - faça uma cópia do aplicativo 2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar 3 - use o Compactar/Reparar 4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem) Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário. Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas. |
PiterJack- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº3
Muito Obrigado. Vou procurar sobre o assunto. Tenho certeza que a sua sugestão vai me ajudar. Obrigado.
PiterJack- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
Sr.Criquio, dei uma estudada e li algumas algumas alternativas. Segui a sua sugestão. Fiz a seguinte sequencia:
1 - Dividi o BD em front end e back end;
2 - Coloquei uma senha criptografada no back end;
3 - Criei o ACCDE do front end para esconder aos forms e etc.
Só que esta com o seguinte probrema: Quando executo o front end (ACCDE) para acessar o BD, o sistema nao ve as tabelas, pq a primeira tela ja é uma tela de login. Tentei algumas saidas mas nao foi possivel, parece q perde o vinculo com as tabelas do back end. O Sr. sabe como posso resolver isso? Muito obrigado
1 - Dividi o BD em front end e back end;
2 - Coloquei uma senha criptografada no back end;
3 - Criei o ACCDE do front end para esconder aos forms e etc.
Só que esta com o seguinte probrema: Quando executo o front end (ACCDE) para acessar o BD, o sistema nao ve as tabelas, pq a primeira tela ja é uma tela de login. Tentei algumas saidas mas nao foi possivel, parece q perde o vinculo com as tabelas do back end. O Sr. sabe como posso resolver isso? Muito obrigado
- Respeito às regras :
- Mensagem nº5
Você pode relincar as tabelas clicando com o botão direito em uma delas no frontend.
.................................................................................
Meu novo site: www.vcssistemas.com.br Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum. DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo: 1 - faça uma cópia do aplicativo 2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar 3 - use o Compactar/Reparar 4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem) Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário. Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas. |
mrgmonz- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº6
Não consigo criar o front end ACCDE, pois acusa um erro conforme abaixo.
"Geralmente este erro está associado à compilação de um banco de dados grande em um arquivo MDE.nbsp; Devido ao método usado para compilar o banco de dados, um número considerável de referências a TableID são criadas para cada tabela. O mecanismo de banco de dados do Access pode criar no máximo 2.048 TableIDs abertas de cada vez. A exportação de um banco de dados como um MDE poderá ultrapassar esse limite se o banco de dados tiver um grande número de objetos (tabelas, macros, formulários, relatórios etc.).
Não há um método preciso para estimar o número de TableIDs que o mecanismo de banco de dados do Access usa durante o processo de compilação de um banco de dados como um MDE.nbsp; No entanto, cada módulo VBA e cada formulário usam uma TableID. Assim, se o banco de dados tiver 500 formulários e a propriedade ComMódulo de cada formulário estiver definida como Sim, serão usadas até 1.000 TableIDs."
Já fiz a reparação do BD pra achar inconsistencias, mas mesmo assim nao resolveu. E no meu DB não tem tudo isso de TableID, ai esta a dificuldade de resolver isso.
"Geralmente este erro está associado à compilação de um banco de dados grande em um arquivo MDE.nbsp; Devido ao método usado para compilar o banco de dados, um número considerável de referências a TableID são criadas para cada tabela. O mecanismo de banco de dados do Access pode criar no máximo 2.048 TableIDs abertas de cada vez. A exportação de um banco de dados como um MDE poderá ultrapassar esse limite se o banco de dados tiver um grande número de objetos (tabelas, macros, formulários, relatórios etc.).
Não há um método preciso para estimar o número de TableIDs que o mecanismo de banco de dados do Access usa durante o processo de compilação de um banco de dados como um MDE.nbsp; No entanto, cada módulo VBA e cada formulário usam uma TableID. Assim, se o banco de dados tiver 500 formulários e a propriedade ComMódulo de cada formulário estiver definida como Sim, serão usadas até 1.000 TableIDs."
Já fiz a reparação do BD pra achar inconsistencias, mas mesmo assim nao resolveu. E no meu DB não tem tudo isso de TableID, ai esta a dificuldade de resolver isso.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº7
Deve ter algum erro de código, como por exemplo eventos associados a controles que foram excluídos ou variáveis fora do escopo. Abra um módulo VBA e vá no menu Depuar > Compilar 'Nome do programa'. Se encontrar algum erro, corrija-o e repita o procedimento até não ter mais erros. Volte ao menu Depurar > Depuração total. Depois disso, Compactar/Reparar e tentar de novo.
mrgmonz- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº8
Mestre, fiz exatamente o que o Senhor indicou. O problema é que sempre que tiver a senha no back-end, o front-end nao consegue acessar o back-end. Tinha um erro de depuração que eu corrigi. Depois compactei e reparei, mas mesmo assim não resolveu.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº9
Exclua as tabelas vinculadas do frontend e revincule utilizando Dados externos > Access > Vincular à fonte de dados...
mrgmonz- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº10
Muito bom Mestre, deu certinho. Porem, fui fazer as verificações.
1 - O Back-end com senha ficou protegido
2 - O front-end (ACCDE) ficou protegido pois travei o shift.
Porem, em um novo BD, tentei importar os elementos do back-end e não consegui, mas ao tentar importar os elementos do front-end, estavam acessíveis as tabelas e consultas para serem copiadas.
1 - O Back-end com senha ficou protegido
2 - O front-end (ACCDE) ficou protegido pois travei o shift.
Porem, em um novo BD, tentei importar os elementos do back-end e não consegui, mas ao tentar importar os elementos do front-end, estavam acessíveis as tabelas e consultas para serem copiadas.
Avelino Sampaio- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº11
É aí que entra o OPEN ou o Protec. Veja os dois vídeos oferecidos que vale apena.
OPEN
e
PROTEC
Bom estudo!
OPEN
e
PROTEC
Bom estudo!
Vídeos, livros, kit MontaRibbons e acesso vitalício ao site UsandoAcces
Clique AQUI e analise o custo beneficio do material oferecido.
mrgmonz- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº12
Mestres Criquio e Avelino,
Tópico Resolvido!!!!!! Muito obrigado pela ajuda!! Foi necessário utilizar todos os passos indicados, mas ficou muito bom. Estou tentando viabilizar uma nova alternativa para diminuir os passos e facilitar as rotinas para os nosso amigos do fórum. Assim que eu consegui, coloco aqui no fórum.
Muito obrigado!!!
Tópico Resolvido!!!!!! Muito obrigado pela ajuda!! Foi necessário utilizar todos os passos indicados, mas ficou muito bom. Estou tentando viabilizar uma nova alternativa para diminuir os passos e facilitar as rotinas para os nosso amigos do fórum. Assim que eu consegui, coloco aqui no fórum.
Muito obrigado!!!
mrgmonz- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº13
Acabei de passar os procedimentos para o Pedrinho (PiterJack) que é um estagiario aqui da empresa e tambem estava trabalhando nesse assunto!! Mandei um email pedindo para ele dolocar como Resolvido o tópico. Muito obrigado