Olá pessoal!!!
Humildemente venho pedir a ajuda de todos, para, desta vez, estar colocando dentro do sisteminha que estou desenvolvendo, uma nova tabela com suas relações...
Já tenho, dentro do sisteminha, as tabelas:
Clientes
Reserva
Hóspedes
Casas (que, aliás, é assunto para mais prá frente... rs...)
Dentro do sistema, já funciona o BD para cadastro dos clientes, para a reserva feita aos mesmos com seus respectivos hóspedes, com valores e tudo mais funcionando...
Só que agora preciso colocar tb um "espaço" para descriminar como vai ser efetuada a cobrança das reservas feitas: A vista, Com cheques pré-datados ou via Débito automático (todos no máximo em 3 vezes).
Dúvida inicial: o relacionamento deve ser feito ao cadastro dos clientes, certo? Só que isso não traria algum tipo de problema se, por acaso, o cliente fizesse nova reserva e efetuasse novo pagamento, antes do término do primeiro acerto???
Segunda dúvida: Como esse pagamento deve ser demonstrado no relatório e estou precisando de espaço físico no papel, é possível ser impresso somente os campos da forma de pagamento escolhida??? Digo, sem precisar aparecer os campos em branco, das formas de pagamento não utilizadas???
Desde já, obrigado à todos que puderem estar dando mais essa forcinha...
Abraços à todos...
Humildemente venho pedir a ajuda de todos, para, desta vez, estar colocando dentro do sisteminha que estou desenvolvendo, uma nova tabela com suas relações...
Já tenho, dentro do sisteminha, as tabelas:
Clientes
Reserva
Hóspedes
Casas (que, aliás, é assunto para mais prá frente... rs...)
Dentro do sistema, já funciona o BD para cadastro dos clientes, para a reserva feita aos mesmos com seus respectivos hóspedes, com valores e tudo mais funcionando...
Só que agora preciso colocar tb um "espaço" para descriminar como vai ser efetuada a cobrança das reservas feitas: A vista, Com cheques pré-datados ou via Débito automático (todos no máximo em 3 vezes).
Dúvida inicial: o relacionamento deve ser feito ao cadastro dos clientes, certo? Só que isso não traria algum tipo de problema se, por acaso, o cliente fizesse nova reserva e efetuasse novo pagamento, antes do término do primeiro acerto???
Segunda dúvida: Como esse pagamento deve ser demonstrado no relatório e estou precisando de espaço físico no papel, é possível ser impresso somente os campos da forma de pagamento escolhida??? Digo, sem precisar aparecer os campos em branco, das formas de pagamento não utilizadas???
Desde já, obrigado à todos que puderem estar dando mais essa forcinha...
Abraços à todos...