MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

5 participantes

[Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância

LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância Empty Sincronização de Réplicas à distância

Mensagem  LUCIEL-UDI 5/7/2012, 02:48

Olá querido amigo do Forum;

Jaz faz um bom tempo que desenvolvi um sistema para representantes comerciais. Apesar de ser leigo no assunto, o programa ficou bom, bem completo. Com ele cadastro clientes, produtos, tiro pedidos e gero dezenas de relatórios e etc.

O Design Mestre fica no PC de meu escritório e tenho 4 vendedores com réplicas do mesmo trabalhando na rua.

Para fazer a sincronização, uso o programa DROPBOX. Cada vendedor tem uma pasta compartilhada com o escritório e nela fica sua réplica. Quando ele necessita sincronizar o sistema, o vendedor fecha o programa, avisa o escritório que espera o Dropbox atualizar a réplica e quando está OK, o escritório faz a sincronização. Muito interessante.

O problema está na demora. Como geralmente os vendedores não tem Internet banda larga e meu sistema ultrapassa os 280 MB, os vendedores às vezes não espera o processo do envio e recebimento das atualizações do Dropbox para abrir o sistema e quando isso acontece, gera uma réplica conflitante.

Desta forma tenho um problema, tenho que ficar atualizando essas réplicas conflitantes para não perder dados mas, não sei porque, algumas destas réplicas não aceitam a sincronização e acabo por ter que refazer o trabalho do vendedor manualmente, quero dizer, redigitar os pedidos e cadastros de clientes.

Não sei se expliquei direito. Gostaria de saber se os amigos tem algum método mais viável para atualizar um sistema à distância. Lembro que os vendedores não podem trabalhar conectados à rede via Internet, pois muitas vezes a onde eles vão nem tem sinal no 3G.

Desde já agradeço a atenção de todos e fico no aguardo de vossos comentários.

Obrigado;

Luciel
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

[Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância Empty Re: [Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância

Mensagem  criquio 5/7/2012, 03:25

Mas, de qualquer forma, não precisam da conexão com a Internet para sincronizar o dropbox? O mais prático seria a base de dados em alguma plataforma web. Mas, se não pode ser web, talvez fosse mais prático fazer a transferência dos dados dos vendedores direto para a base central no final do expediente.

.................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

[Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância Empty Re: [Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância

Mensagem  Gilberto Rocha 5/7/2012, 13:47

Amigo procurei uma solução assim, tentei de várias formas, e confesso que o unico jeito viavel é através do mysql, no site do avelino tem um tutorial bastante detalhado.

www.usandoaccess.com.br

O problema é que você deverá mudar toneladas de linhas ed código, praticamente refazer o sistema, mas vale a pena.

Última edição por topbr em 6/7/2012, 03:33, editado 1 vez(es)
    chsestrem
    chsestrem
    Developer
    Developer

Mensagem  chsestrem 5/7/2012, 14:25

Bom dia Luciel,

Uma maneira muito boa de trabalhar com Access a distância é o Acesso Remoto.

Se você tiver um terminal Server na Empresa(Windows Server 2003). Você pode

criar os usuários e colocar uma cópia do seu Front End na área de trabalho de cada

usuário.

Assim você pode atualizar seu front end sempre que precisar.

Sds,

.................................................................................
    Charles Sestrem
    http://www.vbabit.com.br
    LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 6/7/2012, 02:34

Obrigado amigos por me ajudar a encontrar uma solução.

Criquio, os vendedores precisam da Internet para fazerem a sincronização via Dropbox sim, mas isso pode acontecer uma vez ao dia ou de tempos em tempos, não há necessidade de ficar conectado direto. Assim os vendedores tem mobilidade sem se preocupar com a conexão. Desta forma eles fazem o que você sugeriu "fazer a transferência dos dados dos vendedores direto para a base central no final do expediente." Eu gostaria de saber como fazer essa transferência de tabelas, digo, atualização das tabelas sem ter precisar usar a sincronização das réplicas via rede ou Dropbox.

Charles, o uso do sistema via acesso remoto é descartada pois os vendedores ficam na rua, viajando e tem cidades que não pega 3G, às vezes tem lugar que não pega, devido a laje ou bairros sem cobertura 3G. O vendedor tem de ficar livre para trabalhar com o sistema offline e atualiza-lo uma vez ao dia apenas.

Topbr, vou pesquisar no site do Avelino como sugeriu... vou ter q olhá-lo num fim de semana destes, pois o trabalho tá apertado. Mas se tiver alguma solução mais fácil, será bem vinda. Smile

Valeu!!!
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  criquio 6/7/2012, 03:23

O que eu falei sobre transferência de dados, seria na rede interna, ou seja, com os laptops dos vendedores conectados ao computador do escritório. No caso, cada um teria uma cópia do aplicativo e seria feita a transferência dessa cópia para a central. Agora, uma coisa que não estou entendendo: você diz que o uso de acesso remoto ou do backend em uma base web não serve por causa do acesso à Internet. Mas, se eles precisam se conectar à Internet para a sincronização do dropbox, podem aproveitar justo esse momento. Ou o que você quer é transferir os dados dos laptops para o computador do escritório sem ser pela Internet? Se for isso, é o que falei sobre cada um ter uma cópia do backend e, quando chegarem ao escritório, conecta-os ao pc central e transfere.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 6/7/2012, 14:10

"O que eu falei sobre transferência de dados, seria na rede interna, ou seja, com os laptops dos vendedores conectados ao computador do escritório. No caso, cada um teria uma cópia do aplicativo e seria feita a transferência dessa cópia para a central. Agora, uma coisa que não estou entendendo: você diz que o uso de acesso remoto ou do backend em uma base web não serve por causa do acesso à Internet. Mas, se eles precisam se conectar à Internet para a sincronização do dropbox, podem aproveitar justo esse momento. Ou o que você quer é transferir os dados dos laptops para o computador do escritório sem ser pela Internet? Se for isso, é o que falei sobre cada um ter uma cópia do backend e, quando chegarem ao escritório, conecta-os ao pc central e transfere. - Criquio."

Criquio, na verdade não uso o sistema de Front e Backend, uso o sistema de réplicas, pois quando os vendedores tiram pedidos no sistema, ou o escritório atualiza alguma tabela, na sincronização das réplicas as informações são trocadas e atualizadas. Tem como fazer algo semelhante com bando de dados do backend?

E deixa eu ver se entendi o que vc quis dizer sobre a rede interna, seria uma rede que os computadores pudessem acessar a uma pasta ou local no computador do escritório à distância, sem estarem fisicamente no escritório? Assim seria legal e creio que daria certo, mas como fazer essa conexão? Outra pergunta, teriam os vendedores condições de fazerem as sincronizações de seus sistemas com o do escritório via esta rede?

Agradeço por me ajudar.

Luciel
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  criquio 6/7/2012, 14:18

Veja bem ao final de tudo:

... quando chegarem ao escritório, conecta-os ao pc central e transfere.
    A ideia seria transferir ao chegar ao escritório. Para interações à distância, principalmente envolvendo distância entre cidades, acredito que o mais prático só mesmo via Internet.

LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 6/7/2012, 16:43

"quando chegarem ao escritório, conecta-os ao pc central e transfere.

A ideia seria transferir ao chegar ao escritório. Para interações à distância, principalmente envolvendo distância entre cidades, acredito que o mais prático só mesmo via Internet. Criquio."

Pois é Criquio, os vendedores moram em cidades diferentes a do escritório, a gente não se encontra regularmente, por isso tudo tem de ser feito à distância mesmo.

O que eu preciso é atualizar (sincronizar) as tabelas do escritório com o dos vendedores à distância via Internet de uma maneira mais simples do que usar o Dropbox como havia comentado no iniciato do tópico.

Se souber de alguma solução, agradeço.

Obrigado pela atenção;

Luciel
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

Mensagem  Gilberto Rocha 6/7/2012, 18:13

Tem uma opção que eu já utilizei, embora não seja nada prático.

1 - Cada PC deve ter Front e back end normalmente.
    2 - Cada venda salva deve gerar um código único, exemplo:

Venda no dia 01/07/2012 do vendedor Fulano
    Crie um campo Codunico e salva como Agora() & CódVendedor

3 - Então crie uma opção para exportar os dados por email.

4 - Importe os dados com o critério Negado In (select Codunico from tblVendas)

Aqui tem um exemplo para que você possa adaptar.

http://maximoaccess.forumeiros.com/t667-importa-e-atualiza-dados-de-outro-banco-de-dados
    LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 10/7/2012, 22:43

Engraçado, ontem postei uma resposta à ajuda do Topbr e ela não está presente hoje. Vou repetir minha resposta:

Prezado amigo Topbr, não consegui visualizar sua dica, não consegui encontrar a resposta nos links que você forneceu.

Até o momento, nenhuma das soluções propostas atenderam minhas necessidades.

Encerro o tópico sem a devida solução.

Muito obrigado a todos que tentaram ajudar.

Grato;

Luciel
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  criquio 11/7/2012, 20:11

Só um adendo: como você tem agentes espalhados em um raio bem distante, não vejo outra saída mais a não ser a que já está utilizando ou as que foram propostas aqui. Ou então não entendemos a questão em sua plenitude.

Eu ainda acho que seria mais vantajoso ter uma base de dados em alguma plataforma web para ser alimentada sempre que o agente puder se conectar à Internet.

LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 12/7/2012, 12:27

Criquio, bom dia!

Meu problema não é novidade, logo, acredito q haja uma solução simples para a situação. Eu é que não estou entendo como fazer isso. rs

Simplificando o dilema:

1) Tenho um computador no escritório (BASE)
    2) Tenho três vendedores em cidades distantes que não vão até a base fisicamente, por isso tenho q atualizar suas tabelas via Internet.
    3) Tanto os vendedores quanto o escritório trabalham com o mesmo sistema o qual tem que ser sincronizado diariamente para atualização das tabelas.
    4) Os vendedores não tem como trabalhar on-line. Eles tem que sincronizar o sistema deles com a base através da Internet, depois desligar a Internet e trabalhar com o sistema off-line.
    5) Como fazer isso????

No meu pequeno conhecimento, a maneira que consegui fazer isso foi montando uma estrutura nada eficiente, mas tendo os devidos cuidados funciona bem:

1) Eu instalei o programa Dropbox na base e nos notebooks dos vendedores e criei uma pasta compartilhada com cada um.
    2) Criei uma réplica para cada vendedor em suas pastas compartilhadas do Dropbox.
    3) Os vendedores abrem e trabalham com a réplica que está na pasta Dropbox durante o dia. Ao fim da tarde, eles fecham o sistema e conecta-se à Internet.
    4) O Dropbox faz o trabalho de atualizar a réplica do vendedor que está na pasta compartilhada da base.
    5) Depois desta primeira sincronização feita, eu abro o meu sistema e sincronizo-o com a réplica (agora atualizada pelo Dropbox) do vendedor em sua pasta no Dropbox.
    6) Desta forma tudo o que o escritório fez e tudo o que o vendedor fez serão trocadas as informações e as tabelas atualizadas.
    7) Agora temos o serviço inverso, o Dropbox fica a cargo de atualizar a réplica que está na pasta compartilhada do vendedor, o qual depois de ter certeza que a mesma já está atualizada (pois o Dropbox o avisa por meio de mensagem), o vendedor já pode abrir o sistema e dar continuidade ao seu trabalho.

O problema desta mecânica é que muitas vezes esta sincronização do Dropbox é lenta, demora em média de 10 a 30 minutos e o vendedor ou a base não esperam o Dropbox terminar a sincronização e abrem o sistema antes da hora e isso gera conflitos no Dropbox.

Esses conflitos não sendo tratados (isso requer um trabalho a parte) não atualiza o sistema, ocorrendo perda de informações. Também tivemos problemas com as réplicas que não quiseram mais sincronizar com a base (o Design mestre não reconhecia as réplicas), fazendo com que toda as informações novas tivessem que ser redigitadas.

Gostaria de aprender a fazer estas atualizações de tabelas à distância de uma maneira mais simples, segura e eficaz.

Espero que os amigos tenham entendido o problema.

Caso alguém tenha uma solução, por favor me ajude.

Grato;

Luciel
    LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 24/7/2012, 12:58

Amigos, fazendo uma pesquisa sobre rede virtual encontrei o programa HAMACHI LogMeIn que para muitos não é novidade, mas para mim foi um tesouro encontrado. rs

Este programa possibilita facilmente a criação de uma rede a distância o que deu a possibilidade de fazer as sincronizações com os vendedores sem os aborrecimentos que tinha no Dropbox. O único detalhe que tem q ser observado é que ao montar a rede vc tem que ir no Hamachi e clicando em cima do computador do vendedor com o botão direito do mouse, vá em PROCURAR. Irá abrir o Windows Explorer na seção de Rede e lá vc verá o computador do vendedor.

Depois disto, localize a réplica no computador do vendedor e abra-a e peça através da réplica para sincronizar com o Design Mestre. Desta forma funciona perfeitamente.

Mais detalhes, por favor me envie um e-mail: ubervendas@hotmail.com

Segue o link para baixar o Hamachi: http://www.baixaki.com.br/download/hamachi-.htm

Sem mais, fecho o tópico como RESOLVIDO.

Obrigado!
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

Mensagem  Gilberto Rocha 24/7/2012, 14:15

Tenho um tópico sobre isso.

Mas desisti do Hamachi, pois em um cliente a rede ficou lentíssima então migrei para o Mysql.

http://maximoaccess.forumeiros.com/t7091-access-online?highlight=Access+on+-line

Outro problema, é que o hamachi fica off-line de tempos em tempos e se a aplicação não for com forms desvinculados irá dar pau no sistema, pois não irá localizar o BE (Experiencia própria).

Digo isso, para você realizar todos os testes antes de cair de cabeça, pois eu tive que voltar atrás.
    eduardo_reolon
    Novato
    Novato

[Resolvido]Sincronização de Réplicas à distância Empty solução para a sincronização

Mensagem  eduardo_reolon 16/8/2012, 12:59

meu caro LUCIEL-UDI, existe uma solução muuuuito mais viável, sem nd dessas complicações como supõem alguns viciados em informática.

eu criei um sistema para a loja dos meus pais, q funcionam a distancia, e o meio q encontrei foi criando replicas das replicas, muito mais simples.

os teus vendedores usariam um banco de dados local, ai sincroniza quando ele quise com o banco de dados do dropbox (tendo ou n internet) ai a hora q houver conexao com internete o dropbox manda esse banco de dados para a sua central, simples assim.

é assim q tenho feito, e ta dando certo.

esse negocio de fica pensando na solução mais dificil eh soh pra hacker viciado, ou profissional da área, tente primeiro pelo mais facil, as vezes da certo.
    LUCIEL-UDI
    Novato
    Novato

Mensagem  LUCIEL-UDI 16/8/2012, 13:13

Bom dia Eduardo!

Como já havia comentado acima, eu já usei o Dropbox, mas de uma maneira diferente da que vc está propondo que analisando bem pode ser uma boa saída para meus problemas. rs

O Hamachi está funcionando legal, mas demora pra caramba quando a Internet é lenta.

Vou testar essa opção que vc postou.

Muito obrigado pela atenção, assim que tiver feito os testes posto aqui meus comentários.

Abraços
    eduardo_reolon
    Novato
    Novato

Mensagem  eduardo_reolon 16/8/2012, 13:33

é que dessa maneira que falei, vc n depende da valocidade da internet...... como vc havia dito, vc precisa fica atualizado 1 vez ao dia ou ateh menos, entao o vendedor sincroniza com o dropbox e esse tem o tempo q ele quise pra manda pra vc, pois nesse momento, nem vendedor, nem vc estará usando o arquivo, ele será apenas a ponte.....
    Gilberto Rocha
    Gilberto Rocha
    Developer
    Developer

Mensagem  Gilberto Rocha 16/8/2012, 17:55

Caro Eduardo, o propósito do forum é ajudar os membros participantes, frases como a sua "alguns viciados em informática" não contribuem em nada com o crescimento desta comunidade, aconselho a rever seus conceitos a como se dirigir aos amigos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 22/11/2024, 19:54