cumprimentos a todo o pessoal do forum, venho solicitar a ajuda de alguem, porque já utilizei vários exemplos e todos me deram erro, o ultimo foi o criquio, que me tentou ajudar, a questão é a seguinte, tenho um formulário que através de uma caixa de combinação verifica se o Nº de Identificacção existe se não existe cria-o. Até aqui tudo bem, onde começa a complicação é quando o utilizador carrega num botão que abre outro formulário (de outra tabela) e o numero que acabou de criar não existe na tabela. Dos exemplos que vi, o access cria registo na outra tabela (a minha confusão é que tenho várias tabelas e os exemplos ele cria em outra tabela, exitem apenas duas tabelas que não é o meu caso). Penso que fui claro na descrição do que necessito, se poderem ajudar agradeço.Obrigado
2 participantes
[Resolvido]dados em tabelas diferentes se o utilizador o solicite
JORGE MANUEL- Novato
- Respeito às regras :
Convidad- Convidado
Olá!
Pairam algumas dúvidas...
Neste mesmo código para adicionar um registro de Identificação na tabela (a partir da combo), seria possível incluir também nas outras tabelas?
Convidad- Convidado
Como não tivemos retorno, o tópico passa a resolvido.
Se necessário, basta dar continuidade.
JORGE MANUEL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
dado igual em tabelas diferentes
Peço desculpa por não ter dito nada, li e pensei que a pergunta não me era dirigida e fiquei á espera, sim o utilizador através da caixa de combinação fica a saber que o numero que coloca não existe e pergunta se quer adicionar o número o utilizador responde que sim ou que não, se responder que sim devia adicionar em duas tabelas. Adiciona apenas na TABELA em que o utilizador está na outra TABELA diz que o nº não existe. (acrescenta o numero por código que eu tirei aqui do forum feito pelo Dilson). Espero que tenha respondido, Mais uma vez as minhas desculpas, foi sem intenção.
Convidad- Convidado
Poste o código que está usando pra análise.
JORGE MANUEL- Novato
- Respeito às regras :
- Mensagem nº6
dado igual em tabelas diferentes
Como solicitado adiciono o código que estou a utilizar e obrigado pela atenção.
Private Sub Caixa_de_combinação46_NotInList(NewData As String, Response As Integer)
'NIM=nºidentificação
Dim sql As String 'copiado do máximoAccess - rotina do dilson
If MsgBox("o NIM não existe" & Chr(13) & Chr(13) & "Deseja inserir o NIM " & UCase(NewData) & " agora?", vbYesNo, "Cadastro de Campo") = vbYes Then
DoCmd.SetWarnings False
sql = "INSERT INTO identificação ([justnim]) VALUES ('" & NewData & "')"
DoCmd.RunSQL sql
DoCmd.SetWarnings True
Response = acDataErrAdded
Else
Response = acDataErrDisplay
End If
End Sub
Private Sub Caixa_de_combinação46_NotInList(NewData As String, Response As Integer)
'NIM=nºidentificação
Dim sql As String 'copiado do máximoAccess - rotina do dilson
If MsgBox("o NIM não existe" & Chr(13) & Chr(13) & "Deseja inserir o NIM " & UCase(NewData) & " agora?", vbYesNo, "Cadastro de Campo") = vbYes Then
DoCmd.SetWarnings False
sql = "INSERT INTO identificação ([justnim]) VALUES ('" & NewData & "')"
DoCmd.RunSQL sql
DoCmd.SetWarnings True
Else
End If
End Sub
Convidad- Convidado
Parece que bastaria adicional mais um RunSQL para adicionar à outra tabela.
Seria algo assim:
'NIM=nºidentificação
Dim sql1, sql2 As String 'copiado do máximoAccess - rotina do dilson
DoCmd.SetWarnings False
sql1 = "INSERT INTO identificação ([justnim]) VALUES ('" & NewData & "')"
sql2 = "INSERT INTO NomeOutraTabela (NomeCampo) VALUES ('" & NewData & "')"
DoCmd.RunSQL sql1
DoCmd.RunSQL sql2
DoCmd.SetWarnings True
Else
End If
End Sub
JORGE MANUEL- Novato
- Respeito às regras :
Obrigado, vou fazer a alteração e depois digo alguma coisa.
JORGE MANUEL- Novato
- Respeito às regras :
Bom dia, antes de tudo obrigado pela atenção, depois de resolvido parece que a solução é lógica e fácil, mas para mim que não conseguia resolver a questão foi bem dificil e complicada, só tenho a agradecer e bem Haja, obrigado
já agora se me poder ajudar eu agradeço senão só têm que fechar e voltar abrir o formulário, é que as tabelas só assumem o novo numero se fechar o formulário, obrigado.
já agora se me poder ajudar eu agradeço senão só têm que fechar e voltar abrir o formulário, é que as tabelas só assumem o novo numero se fechar o formulário, obrigado.
JPaulo- Moderador
- Respeito às regras :
Bom dia Jorge;
Dê um Requery após o ultimo End If, assim;
End If
Me.Requery
Dê um Requery após o ultimo End If, assim;
End If
Me.Requery
.................................................................................
Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.
Pay-Pal R$ Aqui
Pay-Pal € Aqui
Ou ainda: Aqui (Novo)
Sucesso e Bons Estudos
Success and Good Studies
Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
102 Códigos VBA Gratuitos...
Instruções SQL como utilizar...
JORGE MANUEL- Novato
- Respeito às regras :
Obrigado, assim assim já não tenho de fechar o formulário.
Convidad- Convidado
Disponha!
O Fórum agradece seu retorno.
Conteúdo patrocinado