vieirasoft 29/6/2010, 13:39
Boa tarde Mestre e Marco
Lamento mas só agora cheguei a casa e pude ler as mensagens. Agradeço muito ao Mestre e ao Marco, mas quero deixar aqui uma mensagem para o Marco:
O método que uso e que achou interessante: Efectivamente assim é já o uso vai para bastante tempo. Em vb6 o Mapi dá muitos problemas e este funfa assim:
1- Criar um novo módulo
Option Compare Database
Option Explicit
Public Declare Function SHGetSpecialFolderPath Lib "shell32.dll" Alias "SHGetSpecialFolderPathA" (ByVal hwnd As Long, ByVal pszPath As String, ByVal csidl As Long, ByVal fCreate As Long) As Long
Public Declare Function ShellExecute Lib "shell32.dll" Alias "ShellExecuteA" (ByVal hwnd As Long, ByVal lpOperation As String, ByVal lpFile As String, ByVal lpParameters As String, ByVal lpDirectory As String, ByVal nShowCmd As Long) As Long
Public Const SW_SHOWNORMAL = 1
Depois é passar no evento através de um botão de comando:
Const SW_SHOW = 3
ShellExecute hwnd, vbNullString, "mailto:" & Me!Texto27 & "?Subject=Alerta de Mensagem ..." & Me!DataAgenda & "&Body=" & Me!Agenda, vbNullString, CurrentProject.Path, 1
O Mestre JPaulo ajudou a desenvolver o restante pois inicialmente só enviava o email com o destinatário escolhido.
Esta rutina funfa diretinho no VB6 e experimentei-a no access e deu certo sem mudar uma vírgula.
Já agora:
Os hyperlinks (acesso a página web no access) dão problemas??? Entãp aqui vai uma rutina que usava também no vb6 e espanto!!! o access comeu diretinho também: Esta rutina tirei-a de uma aplicação que estou a desenvolver por isso vai assim mesmo e pode ajudar:
If Not IsNull(Me.PaginaWeb) Then
ShellExecute hwnd, "open", (Me.PaginaWeb), vbNullString, vbNullString, conSwNormal
Else
Call MsgBox("P.F. digite uma url válida!", vbCritical, "Aviso")
End If
PáginaWeb é o nome da caixa de texto (não definida como hyperlink)!!! Também usava a mesma rotina para enviar email. Então basta substituir a caixa de texto para email.
E quando o VB6 não quer funfar no access....o recurso é recorrer aos Mestres destes fórum.
Abraço e obrigado