MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

4 participantes

DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário

criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Empty DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário

Mensagem  criquio 18/1/2012, 20:31

Como muitos sabem, e quem ainda não sabe agora ficará sabendo, o controle calendário existente nas versões 2003 para trás do Access não existe mais nas versões 2007 e 2010. Na versão 2007 ele ainda funciona, mas na 2010 não tem mais suporte.

Pois bem, entre as soluções para contornar essa questão, uma delas pode ser você usar um controle de terceiros ou então, usar o DatePicker, que é nativo nas versões 2007 em diante e substitui o controle calendário. O problema é que você precisará clicar no ícone do calendário, que aparece quando o campo tipo data recebe o foco, para abrir o calendário e só então escolher a data. Existe uma outra questão que desfavorece o DatePicker pelas vias normais, que é o fato dele perder o DatePicker caso o campo possua máscara de entrada. Bom, aqui veremos como forçar a exibição do DatePicker em campos com máscara e tambem como exibir o calendário automaticamente ao entrar no campo, sem a necessidade de clicar no ícone do DatePicker. Faremos isso usando o nosso querido e idolatrado amigo, o VBA. As linhas de código aqui descritas podem ser usadas no evento "Ao receber foco" do campo tipo data.

Em primeiro lugar, vamos recordar como definimos, nas propriedades do campo, se o DatePicker será ou não exibido automaticamente: nas propriedades do campo, aba "Formato", linha "Mostrar Selecionador de Datas", temos as duas opções possíveis para essa propriedade, que são as seguintes:

Nunca - o DatePicker nunca será exibido.
    Para datas - O DatePicker será exibido quando o campo receber o foco, caso seja tipo data e caso não tenha máscara de entrada.

Bom, mas e se eu quiser que meu campo tenha a máscara e tambem exiba o DatePicker quando receber o foco? Aqui, partiremos para o VBA. As opções que definimos nas propriedades do campo, usando o método acima, tambem podem ser feitas via VBA.

Para não exibir o DatePicker:
    Me.NomeDoCampo.ShowDatePicker = 0

Para exibir o DatePicker:
    Me.NomeDoCampo.ShowDatePicker = 1

Bem, mas ainda fica o problema do DatePicker não ser exibido caso o campo tenha máscara. Para esse caso, podemos usar um terceiro parâmetro:

Para exibir o DatePicker em campo com máscara:
    Me.NomeDoCampo.ShowDatePicker = 2

E se eu quiser que o calendário seja exibido automaticamente quando o campo receber o foco sem a necessidade de clicar no ícone do calendário?

Para exibir o calendário automaticamente:
    DoCmd.RunCommand acCmdShowDatePicker

.................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

viniciuusmello gosta desta mensagem

Convidad
    Convidado

DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Empty Re: DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário

Mensagem  Convidad 18/1/2012, 20:54

para complementar tambem explicamos aqui

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg251104.aspx

JPaulo
    JPaulo
    Moderador
    Moderador

DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Empty Re: DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário

Mensagem  JPaulo 18/1/2012, 20:54

Excelente contribuição Criquio.

.................................................................................
    Contribua com o maximoaccess nos links abaixo, ajude a melhorar este que é o seu site na NET.

Pay-Pal R$ Aqui
    Pay-Pal € Aqui

Ou ainda: Aqui (Novo)

Sucesso e Bons Estudos
    Success and Good Studies

DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Folder_announce_new Utilize o Sistema de Busca do Fórum...
    DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Folder_announce_new 102 Códigos VBA Gratuitos...
    DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Folder_announce_new Instruções SQL como utilizar...
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  criquio 18/1/2012, 21:34

Obrigado pelo incentivo JPaulo.

Ricardo, você já usou esse ActiveX do artigo que postou no Access 2007? Pergunto porque o meu não tem ele na lista. Então, ao que parece, ele não é nativo no Access 2007, sendo necessário, talvez, ter a biblioteca para poder referenciar. Sabe dizer se no 2010 ele é nativo? Eu tenho o 2010 aqui mas como está instalado no mesmo SO do 2007, prefiro não abri-lo agora para não ter que atualizar o sistema para usá-lo e depois fazer tudo de novo para usar o 2007 novamente Very Happy

Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador

Mensagem  Marcelo David 3/2/2012, 01:48

Ótimo dica criquio! Mas uma vez parabéns!

DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    DatePicker - ampliando as funcionalidades do substituto do controle calendário Marcel11
    Hephraim BF
    Hephraim BF
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Hephraim BF 28/1/2018, 16:49

Excelente criquio!!!

Só encontrei um pequeno probleminha quando estava testando.

Se eu clicar numa data do calendário é retornado apenas o dia no campo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 01:07