MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

[Resolvido]Contabilizar exclusões

Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Contabilizar exclusões Empty Contabilizar exclusões

Mensagem  Finformática 8/9/2011, 03:39

Caros Mestres

Será que é possível, via código ou qualquer outro modo, saber se foram feitas exclusões de uma determinada tabela que está associada a um formulário sem fazer comparação da quantidade de registros que existia com os que tem agora? Em outras palavras, queria saber se tem como saber se o usuário fez alguma exclusão de algum registro de meu banco sem verificar a quantidade de registros de antes e de depois. Na realidade é saber se tem como contabilizar as exclusões feitas no meu banco (acessou determinado cadastro pelo meu foumulário e excluiu, aí gravar que foi feito uma exclusão com data, hora e número do registro).
    Tenho uma rotina que contabilizar automaticamene a quantidade de registros de minha tabela por data (um campo que grava a data da inclusão), comparo com o que tinha na data anterior e tenho o que poderia dizer que foi acrescido. No entanto se foi excluído alguma coisa, minha conta fica errada.
    Espero ter sido claro e fico desde já muito agradecido.
    Grande abraço.
    Convidado
    Convidado

[Resolvido]Contabilizar exclusões Empty Re: [Resolvido]Contabilizar exclusões

Mensagem  Convidado 8/9/2011, 11:17

podes aplicar um código no botão excluir que grava cada exclusão em uma tabela.. assim teria este controle

Verja isto

CurrentDb.Execute "INSERT INTO tblExemplo(CpData, CpHoras) Values (#" & Date & "#, #" & Time & "#);"

http://dl.dropbox.com/u/26441349/Picoleo_06_09_11.rar

Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 8/9/2011, 13:20

Grande Harysohn,

Sua idéia é ótima. No entanto temos opções de consultas em que o usuário consegue excluir e não contabiliza. Vou seguir sua sugestão e proteger todas as consultas para "só leitura".
    Como gravo também nesta tabela tbexeemplo mais um 3º campo NOME com o conteúdo do campo NomeSolicitante (do registro que está sendo excluído) da tabela TbMala que é vinculada ao formulário? Tentei colocar e ERRO, acho que pelo fato de tentar gravar após o registro ter sido excluído.

Muito Grato

Grande abraço
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 9/9/2011, 03:36

Verificando melhor notei ainda que esta solução não daria certo por existir as exclusões em cascatas, ou seja, tabelas relacionadas que ao deletar um registro da tabela principal os registros das secundárias irão junto. Ex: Se tenho uma tabela com os dados principais de um nota fiscal e outra com os produtos da nota. Se deletar um item da nota é uma coisa e se deletar a nota todos os produtos irão juntos. Como controlo quantas exclusões foram feitas? No próprio ACCESS não teria algum modo de controlar tudo que foi escluído do seu banco? Internamente já li em algum forum que existe, mas não tenho nem idéia de onde ver isso. Alguém me ajuda?

Voltando ao Harysohn, veja se me responde a mensagem acima. Tenho outro problema e esta resposta é exatamente o que posso usar. É a questão do insert into da tabela TbMala. Atirei no que vi e acertei no que não vi.

Fico no aguardo

Abraços
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 9/9/2011, 10:48

Ora amigão.. a Exclusão é sempre exclusão... se em cascata ou não...
    Se ao exluir o registro principal tendo a informação que o mesmo fora excluido logicamente saberá que o registro relacionado tambem o fora.... Voce pode ter este codigo em qualquer parte do Bd que importe em exclusão...

Se excluir apenas o registro relacionado... o aplique em conjunto do botão que o exclui
    se excluir o reg principal.. o aplique em conjunto com do botão que o exclui...

Assim saberá que houve uma exclusão.. e terá a quantidade de exclusões efetudas.

Para o controle do nome da pessoa que excluiu:
    Voce pode ter uma combo com os nomes dos usuários.. e um código no botão excluir solicitando o preenchimento desta combo...

e gravar o seu conteudo juntamente com a informação da data e hora da exclusão.. Seria algo mais ou menos assim:

CurrentDb.Execute "INSERT INTO tblExemplo(CpData, CpHoras, NomeUsuario) Values (#" & Date & "#, #" & Time & "#,'" & Me.NomeCombo.Value & "');"

Adicionando mais um campo na tabela: NomeUsuario

Cumprimentos.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 9/9/2011, 12:08

Meu caro,

Concordo com o que dizes sobre as exclusões. É exatamente o que lhe passei. Tem condições de fazer isso via código para todos os casos, mesmo nos registros em cascata. Porém é muito trabalhoso. O que quero dizer é que existe, que já li, não sei onde, uma rotina ou um código já pronto ou uma opção do próprio banco de dados (dessas que não ficam no menu) que mostram uma estatística de tudo que ocorre com o banco. Quantidade de vezes que foi aberto, inclusões, alterações, exclusões, enfim um histórico de tudo que se faz no banco de dados. Só não sei onde e nem onde ele guarda. Veja, por exemplo, se você tiver um banquinho bem pequeno com 40 ou 50 objtos e 10 tabelas relacionadas, 200 registros gravados em suas tabelas, etc. se você não incluir nem excluir mais nada e ficar sempre abrindo só para consultas e ao fechar compactar, observe que o tamanho do banco sempre aumenta seu tamanho um pouquinho. Não seria esse histórico sendo gravado? Veja bem, não estou dizendo que é, estou supondo. Mas vamos esquecer esse problema.

Com relação a gravação do 3º campo com INSERT INTO do modo que estás fazendo ou que entendestes, não é para guardar o usuário que excluiu (também é bom gravar) e sim o NomeSolicitante (por exemplo) que é um campo do registro. Se colocar do modo que fizestes ele gravará o NomeSolicitante do próximo registro, já que o do Me.NomeSolicitante já havia sido excluído. Se gravar antes do comando excluir e não confirmar a exclusão, fura.
    Entendeu?

Muito grato

Abração
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 9/9/2011, 12:14

Eu não entendi o que é esse nome do solicitante.. que informação é essa?

Quanto ao historico que falaste.. nunca vi.. não que não possa ter.. mas ao menos eu nunca vi algo parecido internamente no acces...
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 9/9/2011, 12:27

Esta TbMala é um cadastro para mala direta e NomeSolicitante é o nome do campo do cliente. Pelo menos se alguém tiver sido excluído pelo modo normal do sistema (pelo formulário onde tem o botão excluir) eu fico sabendo que determinado cliente foi excluído em tal data e tal hora. OK?
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 9/9/2011, 12:31

Bem.. seria so adicionar a informação da caixa texto do form

Adicionar o comando antes do código de exclusão...

Private Sub btnExcluir_Click()
    Dim apaga As Integer
    DoCmd.SetWarnings False
    apaga = MsgBox("Confirma excluir registro? Depois de excluir não será possível desfazer a ação !!!", vbYesNo + vbQuestion, "Excluir")
    Select Case apaga
    Case vbYes
    CurrentDb.Execute "INSERT INTO tblExemplo(CpData, CpHoras, NomeCliente) Values (#" & Date & "#, #" & Time & "#,'" & Me.CaixaTextoNoForm & "');"

DoCmd.RunCommand acCmdDeleteRecord
    Case vbNo
    End Select
    Me.Refresh
    End Sub
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 9/9/2011, 12:38

Grande Mestre,

Muito grato até agora, vou testar e mando resposta. Acho que é exatamente isto. Muito grato.

Abraços
    Convidad
    Convidado

Mensagem  Convidad 9/9/2011, 15:36

acredito que esteja neste exemplo a solução para o que pretende.

http://maximoaccess.forumeiros.com/t530-registra-um-historico-de-alteracoes

Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 10/9/2011, 13:11

Valeu Harysohn, havia feito quase desse modo e você confirmou, tudo ok, MUITO OBRIGADO, muito grato mesmo.

Muito grato também ao Ricardo. O caminho é esse mesmo. Muito obrigado

UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS....
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 10/9/2011, 13:43

So faltou o resolvido Amigão..

O Fórum agradece o retorno.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 10/9/2011, 16:32

Desculpe-me. RESOLVIDO
    Convidado
    Convidado

Mensagem  Convidado 10/9/2011, 17:02

Para colocar o resolvido, tem que clicar no botão resolvido ai perto de onde envia a mensagem..

Cumprimentos
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 10/9/2011, 23:19

RESOLVIDO

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 12:47