MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


4 participantes

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    avatar
    JaimeSoares
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 41
    Registrado : 30/08/2022

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  JaimeSoares 2/8/2024, 18:19

    Saudações Senhoritas e Senhores

    Tenho aplicação separado BD do FrontEnd, BD no servidor e FrontEnd em cada maquina que precisa, algumas com vários usuários ...

    Vi recentemente que quando ativamos a Criptografia, o arquivo compartilhado, o Access não conseguirá fazer bloqueio por registro, apenas por página. Se mais de um usuário acessar registros na mesma pagina, gera erro !

    No o arquivo BD Criptografado ( com senha ), caso aconteça o erro , só grava a alteração do primeiro usuário ? o próximo usuário perde os dados ?

    Então se tenho mais segurança, posso ter menos performance em rede. E o contrario também é válido. !?

    E quanto a "pagina" é uma quantidade específica de registros próximos ao registro que está sendo editado ?

    Outra duvida, se eu tiver senha na Pasta aonde estão as Bases de Dados, ai então não preciso colocar senha ( criptografia ) nos BDs ? E assim volto a ter bloqueio por registro? Então devo conversar com o adm da rede para colocar esta senha, mas como fica os acessos vinculados aos arquivos nestas pastas ? Liberado para cada Estação/Usuário ?

    Qual a solução mais viável para a segurança dos dados ?

    Desde já , agradeço.
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3939
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  Marcelo David 3/8/2024, 17:45

    Olá Jaime,
    questões importantíssimas você levantou e já adianto que as respostas podem variar de acordo com variáveis do seu contexto e de quem responde.
    Irei responder com base técnica e onde couber, com base na minha experiência. Óbvio que outras resposta de outros usuários são bem-vindas, não sou dono da
    verdade e muito menos o mais experiente em Access (mesmo já tendo vários anos trabalhando profissionalmente com essa ferramenta fantástica e desprezada pelo MS).

    JaimeSoares escreveu:Vi recentemente que quando ativamos a Criptografia, o arquivo compartilhado, o Access não conseguirá fazer bloqueio por registro, apenas por página. Se mais de um usuário acessar registros na mesma pagina, gera erro !
    Extamente!

    JaimeSoares escreveu:No o arquivo BD Criptografado ( com senha ), caso aconteça o erro , só grava a alteração do primeiro usuário ? o próximo usuário perde os dados ?
    Sim, será salvo o primeiro e os outros receberão uma mensagem informado que aquele registro está sendo editado. O Access irá sugerir subscrever os os dados já salvos pelo primeiro
    ou por os dados do usuário atual na área de transferência do Windows.
    Já tentei sobrescrever, porém ainda assim o Access falava não sobrescrevia e ficava no ciclo de mostrar a mensagem de que o registro já estaria em edição por outro usuário.

    Conclusão: Irá perder os dados na maioria das vezes, e será mantido os dados do primeiro.

    JaimeSoares escreveu:Então se tenho mais segurança, posso ter menos performance em rede. E o contrario também é válido. !?
    Exato.

    JaimeSoares escreveu:E quanto a "pagina" é uma quantidade específica de registros próximos ao registro que está sendo editado ?
    O bloqueio por página age exatamente como é descrito. Apenas registros da página bloqueada que apresentarão conflitos de escrita simultânea.
    Apenas lembrando que uma página tem cerca de 4kb, isso pode conter um ou mais registros. Uma cálculo raso e bem generalista, uma tabela com 10 campos, tendo sua maioria de campos do tipo texto,
    e uns 2 ou 3 do tipo número, com uma média de 50 caracteres por campo (texto), cada página poderá conter 11 registros.


    JaimeSoares escreveu:Outra duvida, se eu tiver senha na Pasta aonde estão as Bases de Dados, ai então não preciso colocar senha ( criptografia ) nos BDs ? E assim volto a ter bloqueio por registro? Então devo conversar com o adm da rede para colocar esta senha, mas como fica os acessos vinculados aos arquivos nestas pastas ? Liberado para cada Estação/Usuário ?
    Por senha na pasta e outros tipos de segurança de rede, não irá afetar a forma de bloqueio dos registros do Access. Então, sim, poderá por os usuários que usarão a aplicação em um grupo que tenha acesso a leitura e escrita na pasta e remover a senha do Access, voltará a ser bloqueio por registro. E todos os usuários que usarão o sistema terão acesso ao banco de dados fisicamente bem como qualquer outro arquivo nela.

    JaimeSoares escreveu:Qual a solução mais viável para a segurança dos dados ?
    Curto e reto: Mude do Access para outro banco de dados. Sujiro Firebird, grátis e per4formático.

    Considerações finais:
    Eu entendo que a segurança dos dados é uma questão muito delicada e ainda mais com a LGPD. Nesse caso, qualquer solução que você adote no Access em rede sempre dará ao usuário acesso fisicamente ao arquivo de banco de dados.
    E tabelas vinculadas, expõem a senha de criptografia do banco.
    A solução para esse cenário seria partir para trabalhar com tabelas desvinculadas, realizandoo acesso desconectado com ADO ou DAO. Mas isso geraria outras brechas de segurança e etc. Talvêz acessar o back-end via odbc seria uma camada a mais de proteção...
    Mas todas essas estratégias fazem com o que o Access perca a sua maior vantagem, que é trabalhar com acesso vinculado. O Access perde o sentido nesse cenário.

    Se tratando de segurança e desempenho o Access deixa a desejar.
    Se seu sistema é usado intensamente por várias pessoas, pense realmente em alterar seu back-end para um banco de dados mais robusto, como Firebird. Poderá acessar com  ele vinculado.
    Mas ainda assim há várias considerações a serem feitas para não expor os dados na conexão odbc, que seria a unica forma de acesso Access/Firebird (pelo menos que eu conheça).

    Se segurança e performance (acesso simultâneo) são crucias para o seu cenário, o Access (Font-End e Back-End) não é a melhor solução.

    Para não ficar apenas em minhas palavras, sugiro você dar uma olhada nas soluções de segurança do Avelino, do site usandoaccess, procure por Open e Protec. Mas ambas as soluções envolvem
    senha no back-end e você esbarrará na barreira do bloqueio por página.


    .................................................................................
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Marcel11

    JaimeSoares gosta desta mensagem

    avatar
    JaimeSoares
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 41
    Registrado : 30/08/2022

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  JaimeSoares 5/8/2024, 11:40

    Muito, muito obrigado Sr. Marcelo David ! cheers

    Realmente esclareceu várias dúvidas, ou seja , tenho muito que pensar neste cenário para melhorar a segurança.
    E outra preocupação é quanto aos registros sendo editados e/ou gravados, pois tenho vários usuários que acessam mesmas tabelas, então a Criptografia pode se tornar um problema.


    Espero que outros usuários possam colaborar com este tema !

    Obrigado novamente a todos Very Happy

    Marcelo David gosta desta mensagem

    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3477
    Registrado : 13/12/2016

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  Alexandre Fim 5/8/2024, 15:42

    Olá Jaime,

    Trabalhei (e ainda trabalho) com sistemas legados desenvolvidos em Visual Basic 6, VB.Net e etc, e o que voce poderia fazer é trabalhar no modo desvinculado, ou seja, NADA acoplado à tabela, porém, você terá um certo trabalho à fazer se suas aplicações trabalham no modo vinculado.

    Geralmente, criamos um módulo (ou uma classe) com uma função para conexão de dados via ADO, usando um arquivo .INI criptografado para acessar o banco de dados, previamente com senha. Desta forma, a sua conexão estará criptografada (onde ela é descritptografada através de uma função no VBA) e seu Back-End protegido com senha também.

    Desta forma, você tem um front-end sem tabelas, onde toda transação (SELECT, INSERT, DELETE, UPDATE) é realizada através das propriedades do ADO, trabalhando com bloqueios de registros otimistas (adLockOptimistic) e pessimistas (adLockPessimistic).

    Veja este artigo do Macoratti que trata muito bem o assunto:
    "https://www.macoratti.net/09/03/vb6_amu.htm"

    Dependendo do tamanho da sua aplicação, nº de usuario e volume de dados, eu optaria por outra linguagem de desenvolvimento (Vb.Net, C#) e banco de dados (SQL Server, Oracle, MySQL), mas isso requer planejamento e muito trabalho tambem.

    Vale lembrar que estes SGBD citados devem estar em uma estrutura de servidores de banco de dados. Instalar um SQL Server, Oracle ou MySQL em uma máquina comum, não vai trazer o resultado esperado, pois estes databases trabalham com N processadores com N nucleos de processamento também, para garantir o melhor desempenho de multi tarefas solicitadas. Se na empresa onde você trabalha possui esta estrutura, vale a pena verificar a possibilidade de migrar sua base de dados para um desses databases mencionados também, mas ai envolve politicas da empresa também.

    É isso.

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    JaimeSoares gosta desta mensagem

    avatar
    JaimeSoares
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 41
    Registrado : 30/08/2022

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  JaimeSoares 14/8/2024, 14:48

    Bem , como foi muito bem esclarecido pelos colegas, Criptografar ou não , depende da necessidade e/ou interesse de cada um... Cool

    No meu caso a preocupação é com segurança, medo de que algum usuário "curioso", brincando de navegar na rede, encontra uma base de dados, e com um simples CliqueDuplo , já abre e tem acesso a tudo ! ( por ser base de dados em Access ). king
    Como utilizo várias tabelas vinculadas e em alguns casos mais de um usuário editando registros próximos ao mesmo tempo, a opção de Criptografar ( com senha ) iria gerar mais problemas do que solução. Então conversando com o administrador da rede, chegamos a uma solução para o meu caso específico. Very Happy
    Como a rede aqui é Windows e o servidor também, o administrador irá criar 03 pastas OCULTAS no servidor, e vou distribuir as Bases de Dados conforme a necessidade de preservar os dados, todas com restrição e/ou permissão de acesso.
    Ex.:
    Na pasta BDFaturamento$ só bancos de dados referente ao Faturamento ! ( só o Faturamento/Fiscal e Direção tem acesso ).
    Na pasta BDPCP$ as bases relacionadas aos setor ( Orçamento e Engenharia tem seus BDs aqui, mas a Direção também tem acesso , estas aplicações não olham para pasta do BDFaturamento$).
    Na pasta BDGeral$ bases de dados da produção ( Todos tem acesso a esta, porem as aplicações aqui não olham para nenhuma das pastas citadas acima).
    Níveis de acesso em camadas, quem está mais abaixo não enxerga para cima, quem está mais acima pode ver para baixo ( deu pra entender !? ).

    Como as pastas são ocultas, um usuário navegando na rede, não as encontra ! Mas os vínculos no access olham para elas e as aplicações funcionam perfeitamente.

    Agradeço a todos que colaboraram com o tema, abriu muito a mente ! A solução acima ainda não é perfeita, mas ganho tempo para pensar em algo mais robusto.

    Marcelo David gosta desta mensagem

    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3939
    Registrado : 21/04/2011

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  Marcelo David 14/8/2024, 22:29

    Que ótimo que vocês chegaram a uma conclusão. Parabéns!


    .................................................................................
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Favicon-16x16   Domine Access e VBA Criando Um Incrível Sistema Financeiro - [Passo a passo]
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Favicon-16x16   Access e VBA - Formulário Desacoplado - [Passo a passo]
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Yt_16x10 Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Marcel11
    avatar
    FlavioLima
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 155
    Registrado : 14/02/2016

    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  FlavioLima 16/8/2024, 00:10

    Peço desculpas pela minha provável ignorância.

    Tenho tabelas vinculadas, bd e o fe criptografados, uso access 2007 sp3..

    Nao consegui entender este problema e resolvi testar, abri o mesmo formulário em 2 maquinas ao mesmo tempo em rede, editei registros diferentes da mesma tabela e não tive problemas em salvar os 2.

    Apenas quando abri o mesmo registro em 2 maquinas e editei os 2 ao mesmo tempo foi que apareceu a mensagem de que tem outra pessoa editando e apenas o primeiro registro seria salvo...

    Por conhecer pouco da linguagem, o que vcs chamam de: "Se mais de um usuário acessar registros na mesma pagina, gera erro!"
    o termo PAGINA seria o que? o mesmo registro ou se refere a registros diferentes, varias tabelas? to na duvida...

    Pelo que testei só se for o mesmo registro sendo editado ao mesmo tempo aparece o erro.

    obrigado

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ? Empty Re: [Resolvido]Criptografia em BD vale a pena ?

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 23/10/2024, 04:25