MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    avatar
    alvaro.bernardi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 20/06/2024

    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário Empty microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    Mensagem  alvaro.bernardi 20/6/2024, 20:13

    Pessoal boa tarde, sou novo aqui no fórum e se eu estiver colocando a questão errada me informem por favor

    Tenho um sistema em vb6, que esta rodando perfeitamente, porém a máquina foi formatada e o sistema começou a ter uma lentidão grande na geração de boletos, coisa que não tinha antes.
    Só que ontem o cliente me passou que apresentou a mensagem de erro
    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    E simplesmente não gerou o boleto

    Meu banco de dados esta na rede e tem pouco mais de de 200mb, acredito que possa ser alguma configuração local, pois as outras máquinas estão acessando normalmente, até mesmo a própria máquina que apresenta o erro, roda perfeitamente as consultas

    A máquina do meu cliente, em espaço físico tem de sobra, é uma máquina que tem ssd e tem uma boa quantidade de memória , tem windows 10 e office 2013

    Estava procurando na net e achei pouca coisa referente a isso, uma delas era subir a quantidade do MaxBufferSize ( que até achei aqui mesmo no fórum ) , más não resolveu e a outra era subir a quantidade do MaxLocksPerFile


    Gostaria de saber se alguém já pegou esse problema e como que resolveram

    Desde já agradeço a ajuda de todos
    Anexos
    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário AttachmentSem título.png
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (368 Kb) Baixado 4 vez(es)
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3417
    Registrado : 13/12/2016

    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário Empty Re: microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    Mensagem  Alexandre Fim 20/6/2024, 20:59

    Olá Álvaro,

    Seja bem vindo ao fórum.
    Este fórum é específico de MS Access, mas vou tentar te ajudar. Também sou analista programador VB6.

    Este erro pode ser que vários usuários estejam executando alguma rotina no sistema para retornar registros de uma consulta.

    A maquina formatada tinha qual versão do Windows e pra qual versão foi atualizada?
    O software possui arquivo de instalação?
    As dll e ocx foram instaladas corretamente?

    Pela mensagem, o programa utiliza ODBC para conexão com o banco de dados?
    A fonte de dados ODBC foi criado em 32bits ou 64bits ?

    Verifique e nos retorne.

    Att,

    Alexandre Fim


    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda
    avatar
    alvaro.bernardi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 20/06/2024

    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário Empty Re: microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    Mensagem  alvaro.bernardi 21/6/2024, 15:11

    Alexandre primeiramente agradeço o retorno e a ajuda
    Quanto ao fórum ser exclusivo para o Access, achei que não era pelo logo do VB6 ( Microsoft Visual Basic for Applications ) fazer parte do logo do site, por isso acabei postando a pergunta aqui, desculpa se acabei atravessando

    Sobre as suas perguntas
    Instalador do sistema
    - Sim esta tudo instalado perfeito, o sistema roda perfeitamente e todas as dll's e ocx registradas corretamente

    Versão Anterior do Windows e para qual foi
    - Antes estava como Windows 7 32bits, pois a máquina não suportava o win10, foi comprada uma nova máquina e instalado a configuração que comentei (win 10 + ssd + office 2013)

    Fonte de dados
    - Estou utilizando a ODBC32 que esta na syswow64, e lá estou criando uma conexão ( conexao_odbc ) que é utilizada para a abertura do sistema e para a geração de relatórios através do Crystal Report.

    Sobre ter acesso de muitos usuários
    - Nesse caso não, apesar do banco de dados estar em rede, apenas uma pessoa faz a função de geração de boletos para as empresas ( que é a função que esta dando problema ), e a cliente comentou que a lentidão começou exatamente quando a máquina foi trocada e que dia 19-06-24 , apresentou a mensagem de erro e não conseguiu mais gerar o boleto.
    Todas as outras funções do sistema funcionam perfeitamente, não existe lentidão na rede ou mesmo nas máquinas que acessam ( que são 5 máquinas )

    Como vc é desenvolvedor de vb6, então irei colocar aqui o meu código de conexão, e detalhar um pouco sobre o processo de geração do boleto.
    O primeiro utilizando de conexão do Odbc ( sempre usei ) e o segundo na tentativa de usar diretamente o caminho para o servidor.
    Tenho um arquivo de config.ini e deixo gravado o caminho direto para o servidor, não deixo o drive mapeado ( \\servidor\bancodados\meuarquivo.mdb )

    StrConexao = "Provider=MSDASQL.1;Persist Security Info=false;Data Source=conexao_odbc;jet oledb:database password=123456;"
    StrConexao = "Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)}; Dbq=" & Ler("Diretorio", "Dados") & "; password=123456;"

    Nos 2 casos o problema da lentidão ( perto de 5 minutos , quando ainda não apresentava a mensagem de erro) acontece quando a geração do boleto é acionada.
    Essa geração é feita com 2 consultas simples no banco de dados
    A primeira - para ver qual é o próximo nossonumero do boleto para o banco selecionado
    A segunda - se existe um boleto existente para o mês em questão
    Depois existe a gravação do boleto diretamente no banco de dados, onde o processo não chega
    Todo o processo inicial para a geração do boleto , é feito rapidamente, onde traz todas a empresas ativas, selecionadas pelo tipo de boleto que podem emitir, alimentando um grid que pode conter várias empresas


    Esse mesmo sistema roda em outros clientes com a mesma configuração nas máquinas ( win 10 e 11 ) e nenhum apresenta problema de lentidão e a mensagem de erro
    Por isso acho que pode ser alguma configuração na máquina do cliente.


    Quando rodo a função de gerar boleto diretamente no servidor, não tem nenhuma lentidão

    Desde já agradeço novamente a ajuda, e me desculpa atravessar com uma pergunta que não faz parte do site
    avatar
    alvaro.bernardi
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 20/06/2024

    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário Empty Re: microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    Mensagem  alvaro.bernardi 27/6/2024, 01:05

    Mais ninguém passou por esse perrengue ?

    Ou mesmo uma grande lentidão para acessar o banco de dados pela rede

    Conteúdo patrocinado


    microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário Empty Re: microsoft [driver odbc para microsoft access] espaço insuficiente em disco temporário

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/9/2024, 01:12