Boa Noite!! Sou iniciante no Access, e gostaria de merecer ajuda dos amigos.
1º Situação: Criei um formulário, para gerar "Ordem de Serviço", porém, eu preciso "travar" para que o "SOLICITANTE" não gere duas "Ordem de Serviço" para o mesmo SETOR e SERVIÇO. Nessa ordem de serviço, quando eu vou dar baixa nela, eu preciso "anexar" um arquivo digitalizado com as informações da ordem de serviço, como posso colocar como obrigatório esse campo para antes do usuário baixar, colocar esse "anexo". Se eu colocar o "campo" como requerido, ao gerar a "Ordem de Serviço" ele não deixa eu gravar, pede pra preencher, eu só posso preencher quando for baixar essa "ordem de serviço".
2º Situação: Eu preciso criar um controle de jornada de trabalho, onde o funcionário esteja vinculado a uma escala, e eu não consiga lançar dias trabalhados que não esteja na escala. (exemplo: funcionário trabalha de segunda a sexta, não posso lançar hora trabalhada no sábado) Posso lançar uma carga horária maior, tipo ele trabalha 08 (horas diárias) e lançar 10 horas. Porém, pode acontecer, que o funcionário estava numa escala, e no decorrer do mês ele mude de setor, e esse novo setor tenha uma nova escala (dias semana exemplo: sábado e domingos). Esse controle devera gerar um relatório mensal, e anual dos dias trabalhados e horas trabalhadas cada dia. Mas como disse, sou iniciante e nem por onde começar. Queria criar um formulário onde eu colocasse o mês competência, o o formulário após inserir o nome do funcionário, já preenchesse os dias do mês com as horas trabalhas que está na escala, porém, o usuário deverá marcar "confirmar" se ele trabalhou naquele dia ou não. Alguém poderia me ajudar?
Lembrando, sou iniciante, aprendi a usar o access a menos de um mês, e não sei praticamente nada. kkk
1º Situação: Criei um formulário, para gerar "Ordem de Serviço", porém, eu preciso "travar" para que o "SOLICITANTE" não gere duas "Ordem de Serviço" para o mesmo SETOR e SERVIÇO. Nessa ordem de serviço, quando eu vou dar baixa nela, eu preciso "anexar" um arquivo digitalizado com as informações da ordem de serviço, como posso colocar como obrigatório esse campo para antes do usuário baixar, colocar esse "anexo". Se eu colocar o "campo" como requerido, ao gerar a "Ordem de Serviço" ele não deixa eu gravar, pede pra preencher, eu só posso preencher quando for baixar essa "ordem de serviço".
2º Situação: Eu preciso criar um controle de jornada de trabalho, onde o funcionário esteja vinculado a uma escala, e eu não consiga lançar dias trabalhados que não esteja na escala. (exemplo: funcionário trabalha de segunda a sexta, não posso lançar hora trabalhada no sábado) Posso lançar uma carga horária maior, tipo ele trabalha 08 (horas diárias) e lançar 10 horas. Porém, pode acontecer, que o funcionário estava numa escala, e no decorrer do mês ele mude de setor, e esse novo setor tenha uma nova escala (dias semana exemplo: sábado e domingos). Esse controle devera gerar um relatório mensal, e anual dos dias trabalhados e horas trabalhadas cada dia. Mas como disse, sou iniciante e nem por onde começar. Queria criar um formulário onde eu colocasse o mês competência, o o formulário após inserir o nome do funcionário, já preenchesse os dias do mês com as horas trabalhas que está na escala, porém, o usuário deverá marcar "confirmar" se ele trabalhou naquele dia ou não. Alguém poderia me ajudar?
Lembrando, sou iniciante, aprendi a usar o access a menos de um mês, e não sei praticamente nada. kkk