Pessoal,
Apesar de não ter muita intimidade com o Access, eu consigo me sair bem em quase tudo. Digo quase tudo, porque quando chega na hora de relacionar as tabelas, me bate sempre uma baita dúvida com relação as ligações entre as tabelas. Agora mesmo, estou criando um pequeno sistema de Ordem de Serviço para minha empresa (Tenho uma microempresa de Manutenção em computadores e notebooks). A coisa funciona da seguinte maneira:
O cliente chega com o aparelho quebrado munido da nota fiscal do mesmo (Caso esteja na garantia), nesse momento, minha funcionária vai no sistema e cadastra o cliente, depois de entrar com os dados dele, ela emite então a Ordem de serviço onde consta as informações do aparelho defeituoso assim como o tipo de defeito, o numero da nota fiscal do mesmo etc. Eu criei as tabelas:
Tabela Clientes - Aqui eu cadastro os dados de endereço do mesmo.
Tabela Equipamentos - Aqui eu entro com os dados do equipamento do cliente (Marca, modelo, Num Nota Fiscal,data da compra num de serie...etc)
Tabela Peças - Criei essa tabela para guardar o nome da peça que eu vou solicitar do fabricante (Sou autorizada) e que irá substituir a peça defeituosa. ((Nome da peça, data de envio, data de recebimento, forma de envio, doc de remessa...etc)
Tabela Ordem de Serviço - Aqui é a ordem de serviço propriamente dita (Data de entrada, cliente, tipo de serviço, defeito..etc.)
Tabela Financeiro - Aqui eu vou cadastrar os valores que serão cobrados dos clientes, quando a peça for minha.
Eu queria saber, como relacionar essas tabelas ou seja Clientes eu relaciono com Ordem de serviço (1-N)
Um cliente pode ter varias ordens de serviço.
Tambem relaciono a tabela Equipamentos com clientes (1-N) Cada cliente poderá dar entrada em mais de um equipamento, e será emitida uma ordem de serviço para cada equipamento
a Tabela de peças (peças que serão necessárias para substituir as defeituosas do cliente, tenho casos onde um so aparelho apresenta mais de uma peça defeituosa)Aqui na realidade eu relaciono as peças defeituosas. Fiquei em duvida se relaciono essa tabela com a tabela Ordem de serviço ou se com a tabela Equipamentos.
A tabela financeira, essa eu tenho certeza que se relaciona com a tabela Ordem de serviço
Estou usando o Access 2007. Estou anexando a esse post, uma imagem de como as tabelas estão relacionadas, se alguem puder me dar alguma dica para melhorar ou "consertar" algo que possa estar errado, eu agradeceria de coração.
Imagem Relacionamento
abs
Apesar de não ter muita intimidade com o Access, eu consigo me sair bem em quase tudo. Digo quase tudo, porque quando chega na hora de relacionar as tabelas, me bate sempre uma baita dúvida com relação as ligações entre as tabelas. Agora mesmo, estou criando um pequeno sistema de Ordem de Serviço para minha empresa (Tenho uma microempresa de Manutenção em computadores e notebooks). A coisa funciona da seguinte maneira:
O cliente chega com o aparelho quebrado munido da nota fiscal do mesmo (Caso esteja na garantia), nesse momento, minha funcionária vai no sistema e cadastra o cliente, depois de entrar com os dados dele, ela emite então a Ordem de serviço onde consta as informações do aparelho defeituoso assim como o tipo de defeito, o numero da nota fiscal do mesmo etc. Eu criei as tabelas:
Tabela Clientes - Aqui eu cadastro os dados de endereço do mesmo.
Tabela Equipamentos - Aqui eu entro com os dados do equipamento do cliente (Marca, modelo, Num Nota Fiscal,data da compra num de serie...etc)
Tabela Peças - Criei essa tabela para guardar o nome da peça que eu vou solicitar do fabricante (Sou autorizada) e que irá substituir a peça defeituosa. ((Nome da peça, data de envio, data de recebimento, forma de envio, doc de remessa...etc)
Tabela Ordem de Serviço - Aqui é a ordem de serviço propriamente dita (Data de entrada, cliente, tipo de serviço, defeito..etc.)
Tabela Financeiro - Aqui eu vou cadastrar os valores que serão cobrados dos clientes, quando a peça for minha.
Eu queria saber, como relacionar essas tabelas ou seja Clientes eu relaciono com Ordem de serviço (1-N)
Um cliente pode ter varias ordens de serviço.
Tambem relaciono a tabela Equipamentos com clientes (1-N) Cada cliente poderá dar entrada em mais de um equipamento, e será emitida uma ordem de serviço para cada equipamento
a Tabela de peças (peças que serão necessárias para substituir as defeituosas do cliente, tenho casos onde um so aparelho apresenta mais de uma peça defeituosa)Aqui na realidade eu relaciono as peças defeituosas. Fiquei em duvida se relaciono essa tabela com a tabela Ordem de serviço ou se com a tabela Equipamentos.
A tabela financeira, essa eu tenho certeza que se relaciona com a tabela Ordem de serviço
Estou usando o Access 2007. Estou anexando a esse post, uma imagem de como as tabelas estão relacionadas, se alguem puder me dar alguma dica para melhorar ou "consertar" algo que possa estar errado, eu agradeceria de coração.
Imagem Relacionamento
abs