Sou bem novato no Access e estou desenvolvendo um sistema para organizar melhor a empresa em que trabalho.
Dito isso estou me baseando em um sistema de supermercado, e readaptando a minha realidade.
Criei um controle de guia, com 4 abas.
A primeira aba lista os clientes, podendo filtrar por nome.
Ao dar duplo clique ele executa o seguinte código:
Ele joga pra segunda aba de nome Ficha do cliente
DoCmd.GoToControl "Ficha do Cliente"
Me.Filter = "ID_CLIENTE =" & Me.[LISTA_CLIENTES]
Me.FilterOn = True
E dentro da ficha do cliente ele pré carrega uma segunda lista com as "compras" que esse cliente já fez.
Me.ComboUsina.RowSource = "SELECT ID_USINA, Endereço, Placas FROM ID_Usinas WHERE ID_CLIENTE=" & Me.ID_CLIENTE
Me.ComboUsina.Requery
O código se repete, ao clicar duas vezes em um item da lista de "compras" ele joga pra terceira aba do controle de guia, a qual se chama Dados da compra.
Ai surgem dois problemas.
O primeiro problema é que se o cliente não tiver nenhuma compra a ficha com os dados DELE da erro e vem vazia, mesmo ele tendo cadastro,
esse erro para assim que eu cadastro uma compra no nome dele, ai a ficha vem preenchida normal...
O segundo problema é que eu estou usando o seguinte código pra filtrar a lista de compras que aparecem na Caixa de Listagem da segunda aba:
Me.ComboUsina.RowSource = "SELECT ID_USINA, Endereço, Placas FROM ID_Usinas WHERE ID_CLIENTE=" & Me.ID_CLIENTE
Me.ComboUsina.Requery
E caso um dos itens (ID_USINA ou Endereço) venham de uma tabela que não seja da ID_Usinas, ele puxa apenas o código do item cadastrado
na ID_Usina e não o nome do item.
Dito isso estou me baseando em um sistema de supermercado, e readaptando a minha realidade.
Criei um controle de guia, com 4 abas.
A primeira aba lista os clientes, podendo filtrar por nome.
Ao dar duplo clique ele executa o seguinte código:
Ele joga pra segunda aba de nome Ficha do cliente
DoCmd.GoToControl "Ficha do Cliente"
Me.Filter = "ID_CLIENTE =" & Me.[LISTA_CLIENTES]
Me.FilterOn = True
E dentro da ficha do cliente ele pré carrega uma segunda lista com as "compras" que esse cliente já fez.
Me.ComboUsina.Requery
O código se repete, ao clicar duas vezes em um item da lista de "compras" ele joga pra terceira aba do controle de guia, a qual se chama Dados da compra.
Ai surgem dois problemas.
O primeiro problema é que se o cliente não tiver nenhuma compra a ficha com os dados DELE da erro e vem vazia, mesmo ele tendo cadastro,
esse erro para assim que eu cadastro uma compra no nome dele, ai a ficha vem preenchida normal...
O segundo problema é que eu estou usando o seguinte código pra filtrar a lista de compras que aparecem na Caixa de Listagem da segunda aba:
Me.ComboUsina.Requery
E caso um dos itens (ID_USINA ou Endereço) venham de uma tabela que não seja da ID_Usinas, ele puxa apenas o código do item cadastrado
na ID_Usina e não o nome do item.
Última edição por Theodoro11 em 8/10/2023, 00:59, editado 1 vez(es)