MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    avatar
    rayanmpc
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 30/08/2021

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  rayanmpc Ter 31 Ago 2021, 02:41

    Galera, boa noite.



    Sempre venho tirando minhas duvidas por aqui porém agora não consegui achar nada que me esclareça e mesmo se é possível.



    Tenho um form no VBA EXCEL que está dividido em MultiPage, com várias pages, cada uma com um propósito especifico, em duas delas existem a opção de escolher quantas linhas serão registradas na planilha como 1 linha,2 linhas e assim por diante limitado a 10, então o usuário na hora de baixar um material do estoque ele pode escolher entre baixar 1 item ou 10 de uma vez, o negócio é que essa opção é feita por uma Combo que lista de 1 a 10 e é necessário clicar com o mouse e selecionar mostrando assim as TextBox a serem preenchidas.



    Venho procurando uma maneira de atalho para adição e subtração desse valor pelo teclado, EX: ao apertar F5 adiciona linha, ao apertar F6 subtrai, sem que seja necessário o usuário clicar na combo, porém, não obtive sucesso, a não ser que o foco esteja na combo, o que eu não quero, quero poder executar esta ação independente onde o foco esteja e a qualquer momento.



    Estive vendo sobre o Access ter KeyPreview, acredito que seria mais ou menos isso, porém no EXCEL não tem (que eu saiba).



    Caso alguém saiba como fazer ou uma outra alternativa que eu não esteja enxergando, compartilhe, por favor😉 .



    Espero que tenha sido claro.
    Alexandre Fim
    Alexandre Fim
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3475
    Registrado : 13/12/2016

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty Re: Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  Alexandre Fim Ter 31 Ago 2021, 20:11

    Boa tarde Rayan,

    Seja bem-vindo ao fórum!!! Very Happy Very Happy Very Happy

    Este é um fórum específico de MS Access, onde voce consegue desenvolver sistemas para os mais diversos segmentos.

    Em relação à sua dúvida, fica complicado avaliar quando não se tem um exemplo para análise.

    O Excel é uma excelente ferramenta, onde vc pode utilizá-la de forma dinâmica e também tem a possibilidade de criar dashboards realmente profissionais, mas ele não tem a característica de banco de dados. É muito comum os usuários utilizarem planilhas como "base de dados", porém, o Excel tem número limitado de linhas, e quando se tem um volume de dados muito grande, ele começa a ficar lento também.

    O processamento de dados do Access é diferente do Excel.
    O Access trabalha com tabelas relacionadas, onde é permitido separar os dados em tabelas específicas, conforme a caracterísitica dos dados.
    Ex.: Tabela de Clientes, Tabela de Produtos, Tabela de Pedidos e etc.

    O Access permite vários usuários utilizando uma mesma base de dados simultaneamente, em tempo real, e o Excel não tem essa possíbilidade, por se tratar de um arquivo que é permitido alterações de forma unitária. (somente 1 usuário pode abrir o arquivo , e demais usuário só é permitido "Somente Leitura")

    A minhs sugestão é que você migre o teu sistema em Excel para o Access, onde será mais produtivo para desenvolver e trabalhar.

    É isso.

    Att,

    Alexandre Fim






    .................................................................................
    Arrow  Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
    Arrow  Postar anexos no fórum: clique aqui

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Setinf11
    Sistemas e Tecnologia Ltda

    rayanmpc gosta desta mensagem

    avatar
    rayanmpc
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 30/08/2021

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty RE:Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  rayanmpc Qua 01 Set 2021, 00:01

    Alexandre, obrigado pela dica!

    Comecei no Excel e hoje estou me preparando para migrar e conhecer outras linguagens por me apaixonar por esse mundo de estresse rsrs.

    Porque ainda não deixei o Excel sabendo que é bem limitado? minha empresa só possui Excel como ferramenta instalada no servidor, e esse ainda é meu foco no momento, produtividade dentro da organização onde trabalho, foi isso que me trouxe a esse mundo, buscar opções em que o sistema dela não tem e programar o meu próprio conforme as necessidades de meu setor.

    Mas com certeza já vou dar uma estudada no Access também para aprender mais.

    Voltando ao Excel, vou postar um exemplo para que você ou outras pessoas possam me ajudar, ou pelo menos clarear minhas ideias, que você deve saber bem, enquanto não se resolve um problema, por menor que seja, parece que cria-se um bloqueio para outras ideias, isso é muito estressante, mas, gostoso.

    Alexandre Fim gosta desta mensagem

    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty Re: Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  DamascenoJr. Qua 01 Set 2021, 00:26

    rayanmpc escreveu:porém no EXCEL não tem (que eu saiba)

    O código para eventos a nível de formulário é
    Código:
    Private Sub UserForm_KeyDown(ByVal KeyCode As MSForms.ReturnInteger, ByVal Shift As Integer)
    '... aqui seu código
    End Sub

    Lembrando que o fórum é de MSAccess, e certamente não tem tanto conteúdo aqui desta ferramenta quanto em um fórum específico de Excel.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Alexandre Fim gosta desta mensagem

    avatar
    rayanmpc
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3
    Registrado : 30/08/2021

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty RE:Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  rayanmpc Qua 01 Set 2021, 01:33

    DamascenoJr escreveu:O código para eventos a nível de formulário é
    Código:
    Private Sub UserForm_KeyDown(ByVal KeyCode As MSForms.ReturnInteger, ByVal Shift As Integer)
    '... aqui seu código
    End Sub

    infelizmente queria que fosse tão simples, de uma olhada no exemplo por favor
    Anexos
    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) AttachmentEXEMPLO.xlsm
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (24 Kb) Baixado 5 vez(es)
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3845
    Registrado : 22/11/2016

    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty Re: Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  DamascenoJr. Qua 01 Set 2021, 03:39

    Bom, eis aí um problema de o Excel não ser o aplicativo perfeito para se trabalhar com formulários.

    A solução?

    Para cada controle do seu formulário dê também o evento KeyDown. Veja o exemplo para o botão chamado CommandButton1, basta fazer o mesmo para todos os demais controles

    Private Sub CommandButton1_KeyDown(ByVal KeyCode As MSForms.ReturnInteger, ByVal Shift As Integer)
    '... aqui seu código
    End Sub


    Boas prática. Bons estudos.


    .................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.

    Conteúdo patrocinado


    Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL) Empty Re: Eventos KeyDown, KeyUp e KeyPress (EXCEL)

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 23 Out 2024, 12:26