Alguém poderia me dizer em qual variável está armazenada a informação do "estilo" do formulário, como posso mudá-lo via vba e onde encontro os estilos que são previamente definidos no assistente de formulários (para poder usá-lo via vba) ? O mais próximo que consegui chegar foi com msgbox me.form.picturedata, mas aparece um simbolo !
3 participantes
[Resolvido]estilo de formulário
sergio de paula- Intermediário
- Respeito às regras :
- Mensagem nº1
[Resolvido]estilo de formulário
Alexandre Fim- Developer
- Respeito às regras :
- Mensagem nº2
Re: [Resolvido]estilo de formulário
O que vc pode fazer é criar uma variável do tipo "Form" e trabalhar com ela no VBA em tempo de execução.
Mudar cor...tamanho...acredito que o estilo também dê para mudar...não sei...nunca utilizei.
Valeu
[]'s
FIM
Mudar cor...tamanho...acredito que o estilo também dê para mudar...não sei...nunca utilizei.
Valeu
[]'s
FIM
.................................................................................
Marcar tópico como Resolvido: clique aqui
Postar anexos no fórum: clique aqui
Sistemas e Tecnologia Ltda
- Respeito às regras :
- Mensagem nº3
É mais ou menos por aí, Alexandre, parece ser uma das propriedades do objeto form. Mas qual delas. E onde encontrar os nomes/códigos dos estilos pré-definidos ? Na folha de propriedades dos formulários, quando vc define (na criação do formulário) um estilo, a propriedade "imagem" aparece como Bitmap (quando o estilo não é definido imagem é "nenhuma"), se tentar trocar, abre a biblioteca de imagens do Windows.
DamascenoJr.- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº4
No Access 2010 e superiores a informação fica na em uma propriedade do banco de dados chamada Theme Resource Name.
.................................................................................
Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
Sempre tente entender o código, não somente copie e cole.
Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº5
estilo de formulário
A minha versão é a 2007. Não encontrei nada parecido ! Mas deve ter, escondido mas tem !!
DamascenoJr.- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº6
A propriedade "imageData" talvez tenha a informação que você quer, mas ela não é armazenada com o tipo texto ou número, mas com o tipo byte().
Em um botão do seu formulário coloque
Esse código mostrará todas as propriedades existentes do seu formulário. Se explorar um pouco aí, talvez consiga algo.
Em um botão do seu formulário coloque
- Código:
on error resume next
dim prp as property
for each prp in me.properties
msgbox "Nome: " & prp.name & vbnewline & "Tipo: " & typename(prp.value) & vbnewline & "Valor: " & prp.value
next prp
Esse código mostrará todas as propriedades existentes do seu formulário. Se explorar um pouco aí, talvez consiga algo.
Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº7
estilo de formulário
Desculpe-me Damasceno, por alguma falta de prática no forum, eu enviei a resposta 2 vezes mas ela não aparece. vou tentar de novo : a rotina que vc mandou não funcionou pra mim. Aparece um erro "a variável do objeto ou a variável do bloco With não foi definida" Se retirar o "on error", consta o erro 424 - "o objeto é obrigatório ".
DamascenoJr.- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº8
Copiei o código que passei e colei no VBA para o clique de um botão, e funcionou. Consegui explorar as propriedades do formulário ativo sem problema algum.
Enfim, o código seria apenas para exploração e talvez descoberta da solução, não é a solução em si.
Aguardemos algum membro que consiga de outra forma.
Bons estudos. Boas práticas.
Enfim, o código seria apenas para exploração e talvez descoberta da solução, não é a solução em si.
Aguardemos algum membro que consiga de outra forma.
Bons estudos. Boas práticas.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº9
estilo de formulário
Estou desconfiado que o não funcionamento pode ser em função da referência usada. A ajuda do Access me diz que a coleção property é uma Referência Microsoft Data Access Objects (DAO). As bibliotecas de referência que uso são :
Visual Basic for applications
Microsoft Acces 12.0 Object Library
OLE automation
Microsoft Visual Basic for Aplications Extensibility 5.3
Microsoft Office 12.0 Access database engine Object
quando tendo acrescentar a Microsoft DAO 3.51 ou 3.6 Object Library o programa não permite e diz que há uma duplicação.
Além de não ter certeza de qual referência substituir, temo que outras coisas deixem de funcionar pois não sei qual é a mais completa.
Eu sei que o caminho que vc sugeriu não resolve a questão inicialmente proposta, mas é uma indicação importante não só para essa questão mas pode ser aproveitada para outras que envolvam propriedades do formulário.
Será que vc tem uma luz ? Obrigado !
Visual Basic for applications
Microsoft Acces 12.0 Object Library
OLE automation
Microsoft Visual Basic for Aplications Extensibility 5.3
Microsoft Office 12.0 Access database engine Object
quando tendo acrescentar a Microsoft DAO 3.51 ou 3.6 Object Library o programa não permite e diz que há uma duplicação.
Além de não ter certeza de qual referência substituir, temo que outras coisas deixem de funcionar pois não sei qual é a mais completa.
Eu sei que o caminho que vc sugeriu não resolve a questão inicialmente proposta, mas é uma indicação importante não só para essa questão mas pode ser aproveitada para outras que envolvam propriedades do formulário.
Será que vc tem uma luz ? Obrigado !
DamascenoJr.- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº10
Os estilos/temas mostrados são do Office. Inclusive você pode verifica-los (e criar) também no PowerPoint para estilo de slides. É certo que parte dos estilos no access 2007 são apenas imagens de fundo. E, pelo comportamento que notei, o Access 2007 não salva essas informações, apenas aplica as alterações necessárias quando o estilo é escolhido e "tchau"(Igual ao filme do Adam Sandler "Como se Fosse a Primeira Vez"). Tanto é, que ao escolher um novo estilo, os ajustes não são aplicados as configurações inicias (sem estilo), mas sobre o estilo que está ativo.
Minha luz:
Se sua intenção é que o usuário mude o estilo a gosto durante a execução do programa, sugiro descartar a ideia, pois tamanho de fontes, larguras e etc são mudados, e isso pode causar desconfiguração com mal posicionamento dos controles. A solução é você criar um esquema de cores e configurações próprio, assim terá paz de espírito ao saber que os controles e fontes ficarão onde devem ficar. (Acho até que já vi um exemplo aqui no fórum)
Seu temor:
Contanto que consiga compilar seu código, não precisa se preocupar com as referências. Então, não temas.
Minha luz:
Se sua intenção é que o usuário mude o estilo a gosto durante a execução do programa, sugiro descartar a ideia, pois tamanho de fontes, larguras e etc são mudados, e isso pode causar desconfiguração com mal posicionamento dos controles. A solução é você criar um esquema de cores e configurações próprio, assim terá paz de espírito ao saber que os controles e fontes ficarão onde devem ficar. (Acho até que já vi um exemplo aqui no fórum)
Seu temor:
Contanto que consiga compilar seu código, não precisa se preocupar com as referências. Então, não temas.
- Respeito às regras :
- Mensagem nº11
estilo de formulário
Damasceno, fiz mais algumas tentativas mas não consegui sucesso. Vou continuar tentando. A programação que estou tentando fazer é : programei um formulário flexível, onde o número de campos, nome, tamanho, localização etc podem servir a várias consultas diferentes. o que estava tentando (e ainda não desisti) é mudar a aparência do fomulário a cada entrada de uma consulta nova, para não ficar tudo com a mesma cara. Te agradeço a ajuda. Se eu conseguir encontrar a solução te mando o projeto !!
DamascenoJr.- Moderador
- Respeito às regras :
- Mensagem nº12
Boa sorte.