MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

[Resolvido]Botão Obter dados de Subform

gumz
    gumz
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Botão Obter dados de Subform Empty Botão Obter dados de Subform

Mensagem  gumz 16/8/2011, 20:58

Boa tarde, amigos

Estou tentando fazer um botão que puxe os dados de um subform para o form principal, mas não estou conseguindo.

Estou tentando isto ao clicar:

Me!ENDERECO = Forms!form_index!indu_subformulario1.END_FAB

mas obtenho:

Erro de execução 2465
    Não é possível encontrar o campo "indu_subformulario1" -

só que "indu_subformulario1" é o nome do subform, não campo...

Form_index é o nome do form principal.

Alguém poderia me dizer onde estou errando?
    criquio
    criquio
    Moderador Global
    Moderador Global

[Resolvido]Botão Obter dados de Subform Empty Re: [Resolvido]Botão Obter dados de Subform

Mensagem  criquio 16/8/2011, 21:08

Aonde está o botão que você clica? No form ou no subform? Talvez fosse melhor colocar o botão no subform. E ao clicar no botão, em uma linha, levar os dados dessa linha para o form principal:

Forms!NomeFormPrincipal!NomeCampo = Me.NomeCampoDoSubForm

.................................................................................
    Meu novo site: www.vcssistemas.com.br

Clique aqui e veja um vídeo que explica como fazer pesquisas no forum.

DICA: Quando precisar inserir um exemplo do seu aplicativo, siga os procedimentos abaixo:
    1 - faça uma cópia do aplicativo
    2 - retire tudo que não for necessário à solução do problema, exceto o que o aplicativo precisar para funcionar
    3 - use o Compactar/Reparar
    4 - compacte o aplicativo em zip ou rar (zip para postagem como anexo na mensagem)

Agradeça a quem lhe ajudou, clicando no joinha de uma das mensagens do usuário.
    Positive as mensagens que achar útil, no canto superior direito delas.

gumz
    gumz
    Intermediário
    Intermediário

[Resolvido]Botão Obter dados de Subform Empty Re: [Resolvido]Botão Obter dados de Subform

Mensagem  gumz 16/8/2011, 21:18

Olá, criquio

Obrigado pela resposta.

Este botão que estou tentando fazer fica no form principal.

Já tenho um outro, que estou usando ao contrário, com o botão puxando para dentro do subform desta maneira e funciona bem:

Me!END_FAB = Forms!form_index!ENDERECO

Desta maneira que você me passou funciona bem, mas aí não se vê a inclusão na hora, já que ele está numa aba - o que poderia confundir algumas das pessoas que utilizam este form, penso eu.

Não existiria uma maneira de fazer desta forma? De todo jeito, assim, de dentro do subform, fica bom. Se não der, vai assim mesmo até outra solução, rs.

vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Mensagem  vieirasoft 18/8/2011, 11:04

Estou a puxar o tópico para cima. se já tiver resolvido, agradeço o seu retorno.
    gumz
    gumz
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  gumz 18/8/2011, 13:30

Olá, Vieira -

Fiz um botão como o criquio me sugeriu - mas como eu disse, não é possível visualizar as alterações no mesmo instante, mesmo porque o campo a ser substituído não está completamente vazio - o que pode gerar erro de dados por aqui - então, não o resolvi ainda.

Da forma que postei, obtenho erro direto - apesar de ter testado de várias formas.

Alguém sabe se isto é possível de ser feito, por favor? Um botão dentro do subform que envia dados dele para o form principal?

Agradeço quaisquer sugestões!
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Mensagem  vieirasoft 18/8/2011, 13:35

Não conheço a BD, nem a estrutura. É possível que necessite disso, eu nunca na minha vida precisei de enviar dados de um subform para um principal e na minha modesta opinião, tenho a certeza que tal não seria necessário. Normalmente a relação de um para muitos é suficiente. Mas existem sempre excepções.
    gumz
    gumz
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  gumz 18/8/2011, 13:53

Grato pela resposta, Vieira!

Realmente, se fosse uma base única, com dados do zero, não haveria necessidade disto.

Mas o que acontece é o seguinte:

Estou fazendo um base de dados nova, configurando cada ponto que necessito.

Só que ao mesmo tempo existe uma base já existente, que utiliza tabelas mdb do Access 97, porém com um executável fechado - que não sei em que linguagem foi desenvolvida -- que possui outras funções, não só de armazenamento de dados, mas geração de outros arquivos, envio de dados para internet, etc - o que inviabiliza, no momento, eu refazer todas estas funções. E na nova base posso agregar funções que não são possíveis de se adicionar à antiga...

Então tenho uma consulta que compara os números de meus cadastros - que são os mesmos da base mais antiga, e me mostra as informações já incluídas em outra aba. Como já existem muitas entradas nesta base antiga e outras tantas na nova, e as informações nunca são digitadas duma vez só, ora numa base, ora noutra, e onde não houver informações de uma ou outra eu tenho um botão que intercambia as informações dos campos.

Logicamente, e futuramente, com certeza, toda informação será digitada nesta base nova - daí o botão perderá o uso - mas enquanto tenho dados entre uma e outra e não tenho poucos registros (algo entre 1000 registros), gostaria de fazer algo do tipo - o botão que puxe subform para o form.

Mas não sendo possível, este que possuo já me serve - tendo eu então dois botões dentro do subform.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Mensagem  vieirasoft 18/8/2011, 13:58

Eu entendo, está com um pepino em mãos, mas o facto é que o Criquio deu-lhe a dica certa acima. Seria a mesma que eu lhe daria para passar um dado de um sub para um principal.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer

Mensagem  vieirasoft 18/8/2011, 14:02

Tente passar o focus para o campo

Forms!NomeFormPrincipal!NomeCampo.setfocus

Forms!NomeFormPrincipal!NomeCampo = Me.NomeCampoDoSubForm

Experimente, por favor
    gumz
    gumz
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  gumz 18/8/2011, 14:35

Vieira

Obtenho um erro - "Objeto não encontrado" - algo do tipo.

Mas vou fazer desta forma mesmo - manterei o botão dentro do subform.

O que eu temia é disponibilizar tal botão para vários usuários e ter sobreposição de dados - mas já decidi que não o manterei - somente eu farei uso do mesmo, mantendo a integridade das informções.

Todavia, o código que o criquio me passou funciona muito bem.

O que impede de eu ver as alterações é o fato de eu ter este segundo formulário numa aba. Se eu arrumar a tela para que fique visível, este campo abaixo ou ao lado, ou um formulário que abra e feche somente quando eu solicitar, mantendo os forms lado a lado, ou abaixo, terei uma solução para o caso de eu poder ver as alterações no mesmo instante - é isso que farei.

É verdade que esta situação que tenho é meio incomum, mas nada que impeça o fluxo do trabalho.

Agradeço o auxílio e dou este tópico como resolvido!

Saudações!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 05:41