MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

4 participantes

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido

Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido Empty [Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido

Mensagem  Finformática 17/10/2019, 23:03

Grandes Mestres,

Mais uma vez aqui para pedir ajuda.

Estou fazendo um formulário em que quero validar se registro já existe na tabela Tbl_Fiado e recebo a mensagem dizendo que tipo de critério inválido.

TotalRegistro = DCount("NomeDevedor", "Tbl_Fiado", "[NomeDevedor]=" & Me.Combinação54 And "[DataHoraFiado]=" & Me.data)

Esta tabela Tbl_Fiado tem NomeDevedor (Texto) + DatahoraFiado (Data/Hora no formato: dd/mm/yyyy hh:nn) como chaves primárias. No formulário Combinação54 é onde seleciono um nome e Data é um campo que pega data e hora do sistema.

Alguém me ajuda?

Muito grato
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido Empty Re: [Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido

Mensagem  tauron 18/10/2019, 01:34

Ola, já tentou assim?

Tudo bem que os campos [nomedevedor] e [datahorafiado] sejam chaves primarias mas, veja so (espero nao estar dizendo asneiras):

1- se pesquisar pelo nome, em caso positivo ira retornar a quantidade de registro na tabela, ate ai ok.

TotalRegistro = DCount("NomeDevedor", "Tbl_Fiado", "[NomeDevedor]= '" & Me.Combinação54 &"'")

2-Quando se utiliza o criterio "data" vc estara limitando a pesquisa, ou seja se ele não foi registrado na tblfiado naquela data, não ira retornar, será este seu objetivo?

TotalRegistro = DCount("NomeDevedor", "Tbl_Fiado", "[NomeDevedor]= '" & Me.Combinação54 &"' And "[DataHoraFiado]= '" & Me.data &"'")

Se preferir poste os objetos relacionado para que possamos analisar melhor.

OBS: não testei aqui
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido Empty Re: [Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido

Mensagem  Finformática 18/10/2019, 03:05

Caro Amigo,

O problema é exatamente como está sua 2 explicação. É aí que diz que tipo de critério inválido. Pesquisando aqui vi alguns exemplos que usa-se o FORMAT no campo data. Mesmo assim não consegui. Onde fica exatamente as aspas simples ('), aspas duplas ("")  e "#"?

Está dando erro nesse 2 caso de "" ( ) "'" onde abre, onde fecha ?

Vou enviar Banco

Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 18/10/2019, 03:38

Estou enviando o BD.

Estou começando a adaptar esse formulário que peguei aqui para minhas necessidades. Muita coisa ainda por fazer. Dando vários erros ainda. Está em desenvolvimento.
    Abra apertando Chift;
    Abra formulário: Lançamentos (no plural)
    Em "busca mesa:"  escolha uma mesa livre
    Quando abrir clique em MESA: X
    Pergunta: Fazer uma nova compra? Confirme
    Cadastre 1 ou 2 itens
    Escolha um Cliente
    Coloque um valor inferior ao total da compra em Valor Pago (para ficar devendo)
    Agora é o problema: LANÇA FIADO.
    Quero lançar esse valor que ficou da diferença na tabela Tbl_Fiado.
    Quero verificar se já foi feito esse lançamento. É aí que a crítica dá problema.
    Se não foi feito, faz. Se já foi feito mostra mensagem dizendo que já foi feito.

Aproveitando: no campo Busca Mesa sempre fica o rastro (número) da última solicitação. Como limpar?
    No relatório: Relatório Tb_Fiado não mostra os totais do grupo. Qual motivo?

Muito Grato
    Anexos
    [Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido AttachmentBar_Mesa.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (789 Kb) Baixado 38 vez(es)
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 18/10/2019, 17:40

Caros amigos, por favor, me ajudem.

Muito grato
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Mensagem  FranklinJSP 18/10/2019, 20:25

Boa tarde!

Da uma olhada ao arquivo em anexo (o primeiro paso, depois trabalhamos o relatório)

Saludos

Última edição por FranklinJSP em 18/10/2019, 20:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Explicaçäo)

.................................................................................
    Meu Português não é muito bom,
    mas eu gosto de colaborar... em qualquer idioma
    Smile "Access... minha paixão"
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 18/10/2019, 21:33

Caro Amigo,

Muito grato pelo interesse. Porém não consegui localizar algum tipo de implementação nos objetos. Diga-me. Onde você alterou alguma coisa?

Grande abraço
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 23/10/2019, 02:00

Olá Amigos,

Alguém pode me ajudar? Por favor.

Muito grato
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Mensagem  FranklinJSP 23/10/2019, 21:15

Olá

No exemplo enviado, há um erro no total.

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido Con_er10

No exemplo que te enviei, está corrigido.

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido Sin_er10

Agora, em anexo, envio-lhe o arquivo, corrigido "Fiado"

Saludos

.................................................................................
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 24/10/2019, 02:03

Grande Mestre FranklinJSP,

Muito obrigado por seu interesse em me ajudar. Porém talvez não tenha entendido meu real problema:

Estou fazendo um formulário em que quero validar se registro já existe na tabela Tbl_Fiado e recebo a mensagem dizendo que tipo de critério inválido.

Tentei assim:

TotalRegistro = DCount("NomeDevedor", "Tbl_Fiado", "[NomeDevedor]=" & Me.Combinação54 And "[DataHoraFiado]=" & Me.data)

Esta tabela Tbl_Fiado tem NomeDevedor (Texto) + DatahoraFiado (Data/Hora no formato: dd/mm/yyyy hh:nn) como chaves primárias. No formulário Combinação54 é onde seleciono um nome e Data é um campo que pega data e hora do sistema.

O formato da data é como descrito acima. Desse modo quase que impede registrar dois fiados na mesma data, hora. Aí, para mais segurança, chave primária no NomeDevedor.

O modo que vc alterou o formato da data está aceitando gravar infinitamente o mesmo fiado.
    Inclusive na linha que faz verificação lá no código é verificado os dois campos da chave primária, não dá erro e aceita o mesmo registro mais de uma vez.

Espero ter sido mais explicito no meu problema.

Muito grato

Grande abraço

Fico no aguardo.

Vale lembrar: O campo do saldo, desculpas, não havia notado o acerto. Muito grato.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 24/10/2019, 15:02

Olá amigo Franklin, Bom dia!
    FranklinJSP
    FranklinJSP
    Avançado
    Avançado

Mensagem  FranklinJSP 24/10/2019, 15:10

Bom día!

Não sei se entendi bem, mas, quando já está registrado o fiado, não deixa de registrar novamente para ese Cliente e Data (imagem).

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido Existe10

Quando não está registado, pede para ser registado.

[Resolvido]Dcount com tipo de critério inválido No_exi10

A pesquisa é feita por Nome do Cliente e Data.
    Se é isso que você precisa, podemos melhorar o código para adicionar Data e Hora separadamente na pesquisa.

Saludos

Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 24/10/2019, 16:50

Caro amigo,

Não estou entendendo. Tudo que LANÇA FIADO aceita. Testei mesa 1, mesa 2, aceitou tudo. Olhe a tabela Tbl_Fiado e veja quantos lançamentos iguais tem lá. A mesa 3 está dando erro, isso é correto. não tem cliente que é chave primária aí o erro.
    O fato de chave data/hora + Devedor serem chaves primárias já é suficiente para não aceitar duplicidade. Porém quero mostrar mensagem bonitinha da duplicidade e não aquela mensagem padrão de duplicidade do Access.
    Tem muitas críticas para serem feitas, no entanto no momento, essa verificação é primordial.

Espero que tenha entendido.

Grande abraço.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 24/10/2019, 22:38

Caros Mestres,

Talvez eu não tenha conseguido me expressar mais explicitamente e por isso não consegui ser bem instruído no meu problema. No entanto, consegui resolver parte do problema e faço questão de colocar aqui para servir de estudos para mais de 100 pessoas que visualizaram o post.
    Muito obrigado a todos que se empenharam, até aqui. Ainda falta o relatório citado o início do post.
    No final ficou assim:

If IsNull([Combinação54]) Then MsgBox "Cliente DEVEDOR não informado para lançamento de fiado...", , "CLIENTE OCULTO": Exit Sub
    If SaldoDepoisPagamento = 0 Then MsgBox "Você não tem saldo devedor para fazer lançamento de fiado...", , "FIADO???": Exit Sub
    If situacao = 0 Then MsgBox "Lembre-se que ainda não fechou a mesa. Faça-o ao voltar...", , "LEMBRETE"
    If IsNull([ValorPago]) Or Me.ValorPago = 0 Then
    Dim resultado As VbMsgBoxResult
    resultado = MsgBox("Nenhum valor foi informado como pagamento do pedido. É tudo fiado? Deseja continuar com lançamento?", vbYesNo, "VALOR PAGO ZERADO")
    If resultado = vbYes Then
    MsgBox "Você acaba de confirmar a ação", , "CONFIRMA LANÇAMENTO"
    Else
    MsgBox "Você acaba de recusar a ação", , "NEGA LANÇAMENTO"
    Exit Sub
    End If
    TotalRegistro = DCount("NomeDevedor", "Tbl_Fiado", "NomeDevedor='" & Me.Combinação54 & "' And dataHoraFiado=#" & Format(Me.data, "dd/mm/yyyy hh:nn") & "#") ''' AQUI ERA O GRANDE PROBLEMA DO CAMPO DATA/HORA.

If TotalRegistro > 0 Then MsgBox "Lançamento de fiado já executado para esse DEVEDOR nesta data / hora...", , "LANÇAMENTO JÁ REALIZADO": Exit Sub

Dim db1 As Database, db2 As Database, rs1 As DAO.Recordset, rs2 As DAO.Recordset, rs3 As DAO.Recordset

If MsgBox("Confirma Lançamento?", vbYesNo + vbQuestion, "CONFIRMAR") = vbYes Then

Set db1 = CurrentDb

Set rs1 = db1.OpenRecordset("Tbl_Fiado", dbOpenTable)

With rs1

.AddNew
    ![NomeDevedor] = Me.Combinação54
    ![DataHoraFiado] = Me.data
    ![valor] = Me.SaldoDepoisPagamento
    .Update

End With

MsgBox "Lançamentos realizados com sucesso...", vbOKOnly + vbInformation, "Concluído"

End If

End If

Grande abraço!
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alexandre Neves 29/10/2019, 18:17

Boa tarde,
    Qual relatório?
    Reformule a dúvida apenas com a parte que lhe falta para se tentar ajudar

Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 29/10/2019, 21:24

Grande Mestre,

Este é um relatório o mais simples possível, porém, não quer exibir o total por cada Fiado.
    O relatório: Relatório Tb_Fiado não mostra os totais do grupo. Qual motivo? Não estou conseguindo enxergar onde está o erro.
    Obrigado pelo interesse, muito grato, grande abraço.

Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alexandre Neves 30/10/2019, 11:09

Bom dia,

Atente às mensagens das assinaturas. Costumam ajudar a melhorar para quem precisa, seja no Access seja na vida
    A minha assinatura indica para não mandar bds com entraves. Caso contrário, estão a dar indicação para não ajudar

Quantas vezes avisamos para respeitar as boas práticas de nomeação?
    Neste seu caso, trata-se duma situação dessas. Deu o nome de Valor a campo e o Access reconhece como Value que é um nome próprio do sistema

Para resolver o seu caso,
    vá à consulta e altere para
    SELECT Tbl_Fiado.[NomeDevedor], Tbl_Fiado.[DataHoraFiado], Tbl_Fiado.[Valor] AS V
    FROM Tbl_Fiado;
    vá ao relatório e coloque o campo V onde tem o campo Valor

Não percebi se a dúvida é uma ou duas, se for mais alguma volte a indicar o que falta

Access 2010. Mande bd que dê para testar (indique a versão). Não peça para fazer o que já tem feito. Dê todos os detalhes.
    Não coloquem entraves como senhas, esconder controlos, etc. Disponibilizem o mais limpo possível
    Só respondo a mensagens privadas, se forem de assunto privado; às outras não respondo.
    Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém; mas quem não trabalha e come, come sempre o pão de alguém. António Aleixo
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 30/10/2019, 12:21

Grande Alexandre,

Assim que possível vou implementar meu banco com suas insinuações. Darei retorno breve. Não havia atentado para isso. Sempre achava que seria algo mais além de meus conhecimentos.
    Muito grato, grande abraço.
    Finformática
    Finformática
    VIP
    VIP

Mensagem  Finformática 30/10/2019, 17:20

Caro Alexandre,

Não entendi bem a sua advertência com relação a entrave de informações. O que solicitei ajuda foi sobre uma linha de código com o Dcount que não estava funcionando corretamente e um relatório que não estava fazendo a soma corretamente. Enviei o BD para facilitar.
    Contudo, minhas mais sinceras desculpas se desrespeitei as regras do forum. Mil desculpas.

Voltando ao assunto, tudo resolvido. Agora que vi o erro do relatório (palavras reservadas do access). Valor é o value.
    Muito obrigado a todos.
    Grande abraço.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alexandre Neves 30/10/2019, 17:53

Falei na dificuldade, relativamente à abertura da bd e acesso à estrutura que não permite normalmente, tem de ser reaberta com o travão para aceder aos objectos da bd
    Ainda bem que ficou resolvido

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 23:30