MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)

marcos_novack
    marcos_novack
    Intermediário
    Intermediário

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)  Empty Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)

Mensagem  marcos_novack 11/5/2019, 23:07

Boa noite!!

Preciso de ajuda do fórum para programar os comandos de salvar editar e excluir os registro, dentro do contexto que vou descrever abaixo.
    (como fazer a interatividade entre o frmpai e frmfilho, devo salvar primeiro o pai e depois o filho, porque o filho só vai salvar se tiver o id do frmPai, se não ele não vai estar relacionado, da erro de integridade referencial)

Como fazer que tudo funcione com harmonia, não quero começar errado, queria dicas de quem tem experiencia com esse tipo de uso com Access.

------------------------------------
    Formulario principal (tblEncaixe)
    salvar - editar - excluir (Aqui como devo fazer??)
    Sub Formulário (tblSubEncaixe)
    salvar - editar - excluir (aqui já esta programado, tudo funciona)
    ListBox_Auxiliar_SubFrm (interage com Sub para editar registros e listar os registro do Sub) é uma consulta do subFrm. (aqui ok)
    atualizar lista de registro relacionados com registro.
    -------------------------------------

Base de dados MySql (sem tabelas vinculada) Motor das tabelas InnoDB.
    Campos de ID auto_incremento

Segue imagem do formulário;

Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)  Frmenc11

Toda ideia é bem vinda, agradeço ao fórum por ter me ajudado a chegar ate aqui!!

Obrigado!
    renpv
    Avançado
    Avançado

Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)  Empty Re: Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)

Mensagem  renpv 9/6/2019, 18:26

Você configurou os relacionamentos das tabelas?

Em uma aplicação que eu fiz, criei uma rotina para, antes de excluir um dado da tabela Pai, o sistema verifica se existem registros na tabela Filho com aquele id que está prestes a ser excluído. Caso exista, retorna uma mensagem explicando que aquele registro não pode ser excluído.

Eu não sei nem se entendi direito o que você quer mas espero ter ajudado.
    marcos_novack
    marcos_novack
    Intermediário
    Intermediário

Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)  Empty Re: Formulário Desvinculado (Logica de programação para, Salvar, Editar e Excluir os registros)

Mensagem  marcos_novack 10/6/2019, 00:58

Boa Noite

Nunca trabalhei com formulários desvinculado, agora estou trabalhando com desvinculado e a base de dados MySql, no formulários que tem duas tabelas neste caso tblencaixe e subencaixe, tenho que salvar primeiro na tabela pai (encaixe) e depois salvar na tabela filho (subencaixe).

(A duvida): O usuário clica botão novo>digita os dados no form pai e depois é obrigado a salvar para depois clicar em alterar e poder incluir dados no subform (que no caso tem um id para sub usar... aqui queria uma dica se existe uma forma mais amigável "produtiva" para usuário.

fica um pouco esquisito ter duas seções de botões, uma para formulario pai e outros mesmos botões para subform filho, essa interatividade fiz como achei adequado, e achei que talvez não tenha ficado profissional, apenas essa duvida, da trabalheira.

quando vou excluir é tranquilo, tenho relacionamento com integridade referencial para exclusão em cascata, é só excluir o registro pai que o filho e excluído automaticamente pelo banco.

grande abraço!
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador

Mensagem  DamascenoJr. 10/6/2019, 02:04

Nesses casos eu permito que o usuário insira o registro pai e os registros filhos normalmente no front-end. Não preciso relacioná-los neste momento já que o front-end é desvinculado. Entretanto ao salvar e passar isso para o back-end no MySQL tenho que fazer esse relacionamento. A rotina é:

1. Salvar o registro pai
    2. Buscar o último ID registrado na tabela pai com uma SQL de consulta - select max(id) as varUltimoID from tblTal; *1 - e salvando o resultado em uma variável
    3. Salvar os registros filhos usando a variável com o ID do registro pai

*1: muita atenção nesse momento. Quando uma base de dados muda para MySQL significa que certamente aumentará o número de usuários conectados e fazendo operações. O risco de usar o ID de uma operação feita por outro usuário existe ao buscar o último ID desta forma e com isso as relações ficarem erradas. Pra isso existe storeds procedures que são capazes de devolver imediatamente o último id criado pelo usuário na operação feita e assim o usuário ter a certeza de usar o ID correto.

.................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    marcos_novack
    marcos_novack
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  marcos_novack 21/6/2019, 11:47

Bom dia

Mesmo assim Ivan, da forma como você faz ainda é 1 pra 1, e neste caso preciso incluir mais de 1 registro no sub ou tblmuitos.

Teria que voltar e editar para incluir mais registros na tabela filho.

Fiz uma rotina que verifica se te ID no campo formulário pai, se não tem então salva os dados do formprincipal, depois recupero esse ID para frm pai e frmfilho.

Assim já tenho id para usar no frmfilho.

É isso que você quis disser?

Abraço
    DamascenoJr.
    DamascenoJr.
    Moderador
    Moderador

Mensagem  DamascenoJr. 22/6/2019, 14:37

...senão tem então salva os dados do formprincipal...
    1. Salvar o registro pai

...depois recupero esse ID para frm pai...
    2. Buscar o último ID registrado na tabela pai com uma SQL de consulta - select max(id) as varUltimoID from tblTal; *1 - e salvando o resultado em uma variável

...e frmfilho
    3. Salvar os registros filhos usando a variável com o ID do registro pai

É isso que você quis disser?
    Sim.

.................................................................................
    Ajude-se a ser ajudado, anexe seu projeto.
    Sempre tente entender o código,
    não somente copie e cole.
    Positive as mensagens que achar útil clicando no '+' no canto superior direito delas.
    marcos_novack
    marcos_novack
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  marcos_novack 23/6/2019, 00:09

Boa Noite

Ivan, eu apliquei esta logica no botão Salvar do SubForm, e não no botão salvar do FormPrincipal. ( necessito do id_pai para poder ir incluindo registros no filho)

Ai quando vou clicar no botão salvar do Formprincipal para sair ele faz update porque tem id. ( no botão salvar tem código que se tiver id faz update se não tem id insere registro para cada operação traz a msg do que foi feito.

Ficou ingenbrado, queria uma solução para este caso, acredito que deixar a mensagem igual para update seria interessante, e trabalhar com outro campo que não seja o id para fazer os relacionamento, ai posso gerar o código ao sair do campo ex: "movimentação" usar este campo para relacionar, deixar a chave primaria livre para gravar depois.

form_pai
    id:
    Movimentação:9023*
    referencia:12237-10
    quantidade:1000
    ------------------------
    form_filho
    id:
    Id_Pai:9023*
    CodMalha:209
    Malha:Moleton

cmd_filho
    Salvar      Desistir
    -------------------------

cmd_pai
    Salvar       Desistir

Caso o usuário tenha salvo registros só no form_filho e decida desistir do cadastro clicando no botão desistir do form_pai como fica?
          ** ai é muita coisa para ficar verificando nos botões, por isso queria uma logica mais simples em vez de tentar inventar a roda.

Perdão se não fui claro desde começo, só queria ter certeza que o que fiz esta certo, é difícil saber se estamos no caminho certo sem um mentor....

Desde já agradeço pela atenção!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 03:56