MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados

felipamurim
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados Empty Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados

Mensagem  felipamurim 3/5/2019, 02:29

Boa noite, estou com um problema em um formulário, especificamente em conseguir somar os valores de 5 sub formulários contidos neste formulário,
    já tentei usando Nz() IIF() VarType() e até agora nada.

Queria achar uma maneira de somar esses campos no rodapé do meu form principal, no formato dos campos utilizei o formato #,###"KG" (É um sistema de calculo de arraçoamento para peixes, por padrão uso esse formato em quase todo db.)

Em todos os subforms tenho um campo "Trato Total" com o formato #,###"KG", esse que quero a soma no form principal:

- Já criei campos de soma no rodapé dos subforms(FormTrato1 e FormTrato2) usando =Soma(Nz([Trato Total];0)) - Este está funcionando perfeitamente

- Porém no campo "Total Diário de Ração" no Form principal sempre dar #Erro! #Nome! ou #Tamanho!

Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados Arrazo10

Utilizo uma combobox "Tanque" e um Controle de Guias "guias" com os Tanques (Tanque1,Tanque2...etc) e utilizei duas private subs para assim que alterar o campo da combobox alterar a guia e vice-versa.

-Acrescimo: Quando alguma expressão aparentemente vai funcionar ele retorna o erro no VBA: "Este Recordset não pode ser atualizado", quando tento mudar de guia, ou valor da combobox.

Private Sub guias_Change()
    Forms!FRM_Arraçoamento!Tanque = Me.guias.Value 'faz com que ao clicar na guia o valor da combobox mude
    Me.Form.Refresh

End Sub

Private Sub Tanque_Change()
    Forms!FRM_Arraçoamento!guias = Me.Tanque.Column(0) 'faz com que ao mudar o valor da combobox a guia mude
    Me.Form.Refresh
    End Sub

- Estou enviando uma cópia do DB, caso alguém queira dar uma olhada o formulário se chama "FRM_Arraçoamento"

Desde já grato a quem ajudar, sou ainda leigo no Access mas já acompanho a algum tempo o Forum,já procurei bastante sobre este problemas, mas sem solução, então por isso resolvi criar um tópico.
    Anexos
    Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados AttachmentPiscicultura Tuby.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1.6 Mb) Baixado 8 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer

Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados Empty Re: Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados

Mensagem  Silvio 3/5/2019, 17:46

Olá, boa tarde.

O campo Trato total é um campo calculado, oriundo da tabela.
    Bom fica aqui umas dicas...

1- criar uma caixa de texto desvinculada em cada formulário, onde a fonte de registro será a caixade texto frmtrato1....frmtrato2 respectivamente.
    2- realizar a soma, referenciando a essa caixa de texto oculta.
    3- seus formulários estão baseados em consultas. Pode até ser, mas não é de bom tom fazer isso. O correto seria a tabela de origem de cada um.

Faça as mudanças e nos avise.

Abraços.

.................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

"Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    felipamurim
    Novato
    Novato

Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados Empty Re: Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados

Mensagem  felipamurim 4/5/2019, 00:15

Vou tentar fazer as alterações e dou o retorno aqui.
    felipamurim
    Novato
    Novato

Mensagem  felipamurim 4/5/2019, 00:52

Silvio, seguir as dicas que você deu porem ainda continuo com o problema: Laughing

-Alterei a fonte de dados de consultas para tabelas
    - Criei os campos com fonte de registro nos campos "frmtrato"

Alguma dica mais ?

Segue imagem das alterações que fiz:

Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados Sem_tz10
    AErmel
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  AErmel 4/5/2019, 14:27

Boas

O que percebi:
    No formulário principal , você tem uma caixa  de seleção para o tanque, com base em tabela viveiros.
    Quando você altera o tanque, na realidade você esta apenas alterando o numero do tanque na tabela Arraçoamento.
    O numero do tanque é alterado mas continua sempre no primeiro registro da tabela.
    Substitui o campo tanque da tabela por campo não acoplado para aplicar o filtro.
    Veja se o que segue anexo atende.
    Anexos
    Soma de campos de Subformulário - Todos Tópicos do Forum já testados AttachmentPiscicultura Tuby Alterado.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (1.7 Mb) Baixado 15 vez(es)

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 8/11/2024, 13:05