Olá pessoal, tenho um sistema em Access2016 em que cadastro “Boletins de Avaliação” de funcionários para que sejam Promovidos de Classe(A,B,C,D e E) por Merecimento antes do TEMPO. A parte de cadastros, manutenções, relatórios, etc está OK. Porém tem um detalhe que falta para os ajustes finais, mas que a mais de uma semana estou quebrando a cabeça para solucionar e não obtive sucesso. Eis a ordem dos fatos e print de alguns formulários e relatório para exemplificar:
1. Primeiro é cadastrado a PESSOA;
2. Depois esta PESSOA é cadastrada em uma tabela CONTRATO (matricula, setor, cargo,...);
3. Depois essa pessoa traz seus certificados e diplomas de cursos e capacitações para que seja somado nos Boletins Anuais de Avaliações;
4. Em outro formulário é cadastrado para cada funcionário um Boletim Anual em que o funcionário será avaliado em quesitos de Assiduidade, Disciplina, Capacitação e Eficiência;
5. No quesito Capacitação soma-se os pontos obtidos pelos diplomas ou certificados cadastrados anteriormente;
6. Ao final há uma soma total de cada ano;
7. Após todos esses cadastros é emitido um relatório: filtrado por classe; com soma de pontos dos 3 últimos boletins (ex: 2016,2017,2018); em ordem decrescente de pontos (maior para menor);
8. De cada relatório de classe classificam-se os 10 primeiros, ou seja, com maior pontuação e consequentemente são promovidos de classe antes do tempo ( ex: de B para C);
9. Os certificados e diplomas cadastrados para um funcionário que foi promovido não são mais levados em consideração para novas promoções. Este terá de trazer NOVOS certificados ou diplomas para pleitear uma nova promoção de classe.
Agora vem o problema:
a) Normalmente os certificados ou diplomas são cadastrados em UM dos períodos de avaliação. Ex: o funcionário trouxe seus certificados de cursos de capacitações em 2016, portanto eles ficam gravados na avaliação de 2016;
b) Os MESMOS certificados/diplomas não precisam aparecer nos outros períodos de avaliação: 2017 e 2018, porque já estão sendo somados;
c) Enquanto o funcionário não é promovido de classe, esses certificados ficam valendo e somando a novos que esse funcionário irá trazer nas próximas avaliações;
d) COMO fazer para que esses certificados continuem transitando nas avaliações futuras. Ex: se eu selecionar o último período de avaliação: 2016,2017 e 2018, beleza, aparece os certificados cadastrados em 2016;
e) Mas digamos que o funcionário NÃO foi promovido e a próxima avaliação será no período de 2017,2018 e 2019, o relatório não irá somar os certificados pois os mesmos ficaram em 2016;
f) Preciso que os pontos dos certificados cadastrados em uma avaliação anterior continuem valendo enquanto o funcionário não é promovido, ou seja, falando de uma forma mais comum: que os pontos dos certificados “pulem” de um período anterior para um mais novo.
ALAN
1. Primeiro é cadastrado a PESSOA;
2. Depois esta PESSOA é cadastrada em uma tabela CONTRATO (matricula, setor, cargo,...);
3. Depois essa pessoa traz seus certificados e diplomas de cursos e capacitações para que seja somado nos Boletins Anuais de Avaliações;
4. Em outro formulário é cadastrado para cada funcionário um Boletim Anual em que o funcionário será avaliado em quesitos de Assiduidade, Disciplina, Capacitação e Eficiência;
5. No quesito Capacitação soma-se os pontos obtidos pelos diplomas ou certificados cadastrados anteriormente;
6. Ao final há uma soma total de cada ano;
7. Após todos esses cadastros é emitido um relatório: filtrado por classe; com soma de pontos dos 3 últimos boletins (ex: 2016,2017,2018); em ordem decrescente de pontos (maior para menor);
8. De cada relatório de classe classificam-se os 10 primeiros, ou seja, com maior pontuação e consequentemente são promovidos de classe antes do tempo ( ex: de B para C);
9. Os certificados e diplomas cadastrados para um funcionário que foi promovido não são mais levados em consideração para novas promoções. Este terá de trazer NOVOS certificados ou diplomas para pleitear uma nova promoção de classe.
Agora vem o problema:
a) Normalmente os certificados ou diplomas são cadastrados em UM dos períodos de avaliação. Ex: o funcionário trouxe seus certificados de cursos de capacitações em 2016, portanto eles ficam gravados na avaliação de 2016;
b) Os MESMOS certificados/diplomas não precisam aparecer nos outros períodos de avaliação: 2017 e 2018, porque já estão sendo somados;
c) Enquanto o funcionário não é promovido de classe, esses certificados ficam valendo e somando a novos que esse funcionário irá trazer nas próximas avaliações;
d) COMO fazer para que esses certificados continuem transitando nas avaliações futuras. Ex: se eu selecionar o último período de avaliação: 2016,2017 e 2018, beleza, aparece os certificados cadastrados em 2016;
e) Mas digamos que o funcionário NÃO foi promovido e a próxima avaliação será no período de 2017,2018 e 2019, o relatório não irá somar os certificados pois os mesmos ficaram em 2016;
f) Preciso que os pontos dos certificados cadastrados em uma avaliação anterior continuem valendo enquanto o funcionário não é promovido, ou seja, falando de uma forma mais comum: que os pontos dos certificados “pulem” de um período anterior para um mais novo.
ALAN