MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

2 participantes

[Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas

AMarcos
    Avançado
    Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

[Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas Empty [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas

Mensagem  AMarcos 26/2/2019, 05:50

Amigos tenho um relatório onde preciso calcular além da quantidade por tipo de viaturas (ADM ou OPER), a quantidade exata de disponibilidade de cada um desses dois tipos, ou seja, preciso saber quantas viaturas ADM é "SIM" (Disponível)  e quantas viaturas OPER é "SIM" num universo toral de viaturas.
    Para calcular o NÃO de cada tipo irei realizar uma operação de subtração simples.

Gostaria que fosse através de uma expressão através da Fonte de Controle na Folha de Propriedades. O Relatório está em anexo para melhor entendimento.

Recorro aqui porque sei que terei uma solução como das diversas vezes que precisei.

Fico no aguardo de mais essa ajuda dos amigos mestres.

Att,

Amarcos
    Anexos
    [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas AttachmentDisponibilidade.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (31 Kb) Baixado 4 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

[Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas Empty Re: [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas

Mensagem  Alvaro Teixeira 26/2/2019, 09:32

Olá António Marcos,

Faltou a tabela de dados que alimenta o relatório, assim não é possível ajudar.

Se compreendi bem a questão com um consulta consegue obter o pretendido, veja:
    [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas 044

Segue o link do meu teste:
    cld.pt/dl/download/04fcbb92-67b7-454c-9274-2f6b9d79404c/Disponibilidade.zip

Se a dúvida se mantiver, envie novamente o seu projeto com a tabela que alimenta o relatório.

Abraço
    AMarcos
    Avançado
    Avançado

[Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas Empty Re: [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas

Mensagem  AMarcos 26/2/2019, 14:09

Caro amigo o que eu preciso é de uma expressão na Fonte de Controle que me identifique a quantidade de viatura disponível "SIM" sendo ela do tipo "ADM". Em paralelo em outra expressão eu consiga obter o número de viatura disponível "SIM" sendo ela do tipo "OPER".

De uma maneira que sempre que o usuário abra o Relatório e já apareça esses resultados no rodapé da página, sem precisar fazer qualquer tipo de consulta ou clicar em botão.

No máximo um código em "ao abrir" ou "ao carregar" da Propriedade Evento para ser bem automático e independente da ação do usuário.

Em anexo vai o BD com a Tabela Viaturas para poder contribuir um pouco mais na solução.

Att,

Amarcos
    Anexos
    [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas AttachmentDisponibilidade.zip
    (31 Kb) Baixado 7 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 26/2/2019, 14:58

Olá António Marcos,

Poderia-se fazer de várias maneiras, eu pessoalmente gosto de fazer desta forma, usando o função nativa do Access ABS.
    Verifique os campos a vermelho que estão ocultos, assim é efetuado logo a soma ao listar.

Segue o meu teste:
    cld.pt/dl/download/8aca340b-ffe0-40b2-979d-e77d23891b05/Disponibilidade_ABS.zip

Abraço

Última edição por ahteixeira em 7/3/2019, 09:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Função nativa do Access é ABS)
    AMarcos
    Avançado
    Avançado

Mensagem  AMarcos 27/2/2019, 02:53

Amigão muito obrigado. Era isso mesmo que eu estava desejando para o meu BD.

Ficou excelente!!!

Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 27/2/2019, 10:55

Olá António Marcos,

Fico feliz por ter ajudado!
    Obrigado pelo retorno, o fórum agradece.

Abraço
    AMarcos
    Avançado
    Avançado

Mensagem  AMarcos 4/3/2019, 22:24

Meu amigo, volto a lhe incomodar com o a mesma problemática porque ao repassar para o meu BD operacionalizando através de um Formulário chamado "CADASTRO DE VIATURAS" o resultado não está tendo o mesmo efeito quando postado por você como solução e que eu havia testado e te dado como resolvido.

O que eu observo é que a coluna Tipo na tabela Viaturas não assume os valores "ADM" e "OPER" e sim os valores dos códigos correspondentes.

Mas o que é pior é que as expressões não resultam no resultado esperado.

Postei dessa vez, junto a Tabela e o Relatório, o Formulário onde o formulário irá selecionar através da combox  "Tipo" a opção correta.

Vou tentando solucionar por aqui pois acho que deve ser um detalhe. Mas se vc com mais experiência na matéria puder me ajudar com mais agilidade eu lhe agradeço desde já!

Um abraço!!!
    Anexos
    (115 Kb) Baixado 6 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 5/3/2019, 10:47

Olá António Marcos,

Não prestou atenção aos campos a vermelho, veja:

[Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas 049

Apesar de estar invisiveis, são necessários, pois são os responsáveis pelos totais de cada tipo.

cld.pt/dl/download/45e4b9df-2772-4bcb-ae74-9df35e1088a1/Disponibilidade_rev.zip

Abraço
    AMarcos
    Avançado
    Avançado

Mensagem  AMarcos 6/3/2019, 14:46

Não é isso meu amigo, os campos foram observados sim como orientado que eles estariam não visíveis, mas como falei depois que inseri no BD o formulário Cadastro de Viaturas, a operação está dando um conflito que está demonstrado nesse próximo exemplo que postei aqui.

Olhei tudo e não vi onde está o erro. Fiz uma cópia de tudo que vc modificou e nada, continua dando erro.

Por favor peço um pouco mais de seu tempo pra mais essa ajuda que tenho certeza que deve ser um pequeno detalhe que eu com minha limitação ainda não vi.

Um abraço!

Amarcos
    Anexos
    [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas AttachmentErro_Disponibilidade.zip
    (94 Kb) Baixado 4 vez(es)
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 6/3/2019, 16:41

Olá Marcos,

Não sei se compreendi bem o erro, mas no 2016 apresentava erro alterei assim:

Código:
    =Ise([Tipo]='ADM';1;0)
    =Ise([Tipo]='OPER';1;0)

cld.pt/dl/download/1424ae9a-b735-4234-b70c-15365160730f/Erro_Disponibilidade_rev.zip

Será isso?

Abraço
    AMarcos
    Avançado
    Avançado

Mensagem  AMarcos 7/3/2019, 05:39

Infelizmente amigo a soma não está a contento. Vi que o conflito através dessa nova expressão sumiu mas o resultado não é o real.

Veja no exemplo postado, num total de 9 viaturas, 1 é OPER e 8 ADM, até aí está tudo bem, mas quando vai identificar quantas estão disponíveis, ou seja, "SIM", o resultado aparece diferente do que está discriminado no quadro acima.

Na verdade o "NÃO" aparece zerado nos dois Tipos onde na verdade o Tipo "OPER" tem pelo menos um "NÃO". E assim a porcentagem de disponibilidade acaba saindo com erro.

Tentei usar a expressão em todas as formas possíveis e até consegui que desse certo, mas se por acaso a situação mudasse por exemplo se começasse com "SIM" ou tivesse outros "NÃO" ou outros "SIM" a legenda Disponibilidade exibia resultados errados.

Será que me fiz entender? Será que o amigo ainda pode me ajudar?

Att,

AMarcos
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 7/3/2019, 12:34

Olá Marcos,

Estive a verificar o campo Disponível era do tipo texto em vez de campo boleano (true/false).
    Por sessa razão não estava a funcionar o meu exemplo da mensagem nº 4.

A modelagem de dados é muito importante, por exemplo no campo Ano_Fab tem 255 caracteres de texto, se é ano seria soiciente com 4 caracteres e o mais correcto seria numero (certo?)
    [Resolvido]Obter disponibilidade em relatório por tipo de viaturas 050
    Também não recomendo a utilização de acentos no nome dos campos.

Segue o meu exemplo fazendo das duas formas diferentes.
    Com uso da fuinção ABS e seu uso desta:
    cld.pt/dl/download/7fb04b50-cade-4b86-9f60-86904a75fa70/Erro_Disponibilidade_rev2.zip

Abraço
    AMarcos
    Avançado
    Avançado

Mensagem  AMarcos 6/4/2019, 04:23

Gostaria de apesar de passados muito tempo, agradecer a colaboração prestada pelo amigo. Apliquei código sugerido no banco de dados e tudo funcionou muito bem.

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda, me coloco a disposição no que precisar e é claro, tenho certeza que se eu precisar de nova orientação eu a terei.

Att,

AMARCOS
    Alvaro Teixeira
    Alvaro Teixeira
    Moderador Global
    Moderador Global

Mensagem  Alvaro Teixeira 6/4/2019, 10:42

Olá Marcos,

Obrigado pelo retorno, o fórum agradece.

Abraço

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 05:31