DamascenoJr. 5/2/2019, 15:32
A vantagem de criar uma tabela e ter um formulário onde você vincula os controles aos campos é algo que o Access lhe proporciona. Não espere essa mesma vantagem ao migrar para outras plataformas de desenvolvimento.
Em outros ambientes o cenário é mais voltado para formulários desvinculados das tabelas, isto é, você tem que programar TUDO. Desde a conexão com o banco de dados, carregamento campo a campo, quando usar a operação salvamento, quando deve ser a atualização etc... nada de tudo mastigado como o Access já deixa. Aí vem a pergunta: por que usar o modelo desvinculado se o vinculado parece mais simples? E a resposta é: desempenho, segurança e estabilidade.
Com tudo isso, usar módulo classe ajuda você a trabalhar de forma mais organizada. Permiti reutilizar o código em outros projetos. Estando isso relacionado à programação orientada a objetos. O Plínio Mabesi tem uma série de artigos no site UsandoAccess tratando do assunto onde usou um belíssimo de um trocadilho: Programando com Classe. Recomendo a leitura.
Eu confesso que resisti o máximo que pude antes tentar aprender programar orientado a objetos pois me parecia demasiadamente desnecessário, mas vi que a compreensão era algo importante para o mercado de trabalho nesse ramo de programação e confesso que desde então prefiro orientação a objetos do que orientação a eventos. Inclusive tenho um exemplo no repositório que é orientado a objetos, veja:
https://www.maximoaccess.com/t35051-gerenciador-de-licencas-online-em-mysqlHá vários artigos e vídeos no youtube falando de orientação a objetos e as suas vantagens. E para trabalhar dessa maneira é certo que usa-se módulo classe.