MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

4 participantes

Formulário não salva dados de registro

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Formulário não salva dados de registro Empty Formulário não salva dados de registro

Mensagem  OLDRIVG 16/1/2019, 11:16

Prezados do Fórum, bom dia.

Mais uma vez recorrendo aos senhores para uma ajuda.

No aplicativo que estou criando existe um formulário "Frm_Protocolo" que tem o campo txt "ProcedenciaDocumento" onde, quando sai do mesmo é exibida uma msgbox questionando ao usuário se deseja listar documentos que estão anexados ao registro que está sendo feito. Ao clicar em OK, é aberto o formulário "Frm_Documentos_Anexados", onde são inseridos os dados dos documentos que estão anexos ao registro.

Ocorre que os dados inseridos neste formulário "Frm_Documentos_Anexados" não estão sendo gravados/salvos ao fechar o formulário, apesar de existir o comando DoCmd.Save no evento ao Sair do botão Fechar existente no formulário.

Por outro lado, após salvar o registro que está sendo feito no formulário "Frm_Protocolo" e acessar o formulário "Frm_Documentos_Anexdos" através do botão Alterar Anexos no formulário "Frm_Protocolo" e inserir dados no formulário "Frm_Documentos_Anexados", estes são salvos normalmente quando o referido formulário é fechado.

Esclareço, que já tentei resolver usando os códigos DoCmd.Save e DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord no evento Ao Clicar do botão Fechar do formulário "Frm_Documentos_Anexados", porém sem sucesso.

Se alguém tiver alguma sugestão que possa resolver este entrave, agradeço se compartilhar.

Para melhor ilustrar, segue anexo cópia do BD.

Obrigado
    Anexos
    Formulário não salva dados de registro AttachmentPROTOCOLO - PRO 06.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (457 Kb) Baixado 13 vez(es)
    crysostomo
    crysostomo
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Formulário não salva dados de registro Empty Re: Formulário não salva dados de registro

Mensagem  crysostomo 19/1/2019, 12:48

Bom dia.
    Meu amigo , não consegui abrir seu formulário , mas vê se esse te ajudada, ai vc faz a alteração

drive.google.com/open?id=1hFS51LO-YEuUQANlXe5E2mJGuaS0dPhe
    Fernando Bueno
    Fernando Bueno
    Developer
    Developer

Formulário não salva dados de registro Empty Re: Formulário não salva dados de registro

Mensagem  Fernando Bueno 21/1/2019, 01:47

Boa noite;

Ocorre que os dados inseridos neste formulário "Frm_Documentos_Anexados" não estão sendo gravados/salvos ao fechar o formulário, apesar de existir o comando DoCmd.Save no evento ao Sair do botão Fechar existente no formulário.

Troque o comando em negrito por esse:

DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord

.................................................................................
    Um abraço
    Fernando Bueno

O aumento do conhecimento é como uma esfera dilatando-se no espaço
    quanto maior a nossa compreensão,
    maior o nosso contacto com o desconhecido
    Formulário não salva dados de registro 16rzeq
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 23/1/2019, 09:12

Bom dia, Crysostomo. Bom dia Fernando Bueno.

Agradeço as atenções de ambos.

Crysostomo, me desculpe, mas não consegui assimilar onde eu poderia estar utilizando o exemplo por você disponibilizado para uma possível adaptação e solução ao problema que estou tendo com o BD com a falta de salvamento do formulário "Frm_Documentos_Anexados". Caso possa, peço-lhe que me dê uma luz.

Fernando Bueno, eu já havia tentado o código sugerido por você como escrevi na msg inicial do tópico. Portanto, não funcionou.

Prezados, a título de informação:
    fazendo alguns testes, verifiquei que, quando se abre o formulário "Frm_Documentos_Anexados", e clica no botão fechar, o mesmo, de alguma forma, continua aberto para o sistema, pois ao clicar em salvar o registro surge o aviso de "Conflito de Gravação", informando que o BD está sendo usado por dois usuários, sendo que não está pois ainda estou realizando testes no BD para disponibilizá-lo para o usuário final.

Já testei os códigos DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord e DoCmd.Save no evento Ao Clicar do botão Fechar do Formulário e os códigos DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord, DoCmd.Save e Me.Requery, nos Eventos Ao Fechar e Descarregar do formulário, porém sem sucesso.

Caso alguém possa ter alguma sugestão para a solução, fico grato ao compartilhar.
    Obrigado.
    Fernando Bueno
    Fernando Bueno
    Developer
    Developer

Mensagem  Fernando Bueno 23/1/2019, 11:14

Bom dia Oldri;

Testei seu exemplo e esta salvando normal, ou não entendi realmente sua necessidade.

.................................................................................
    Um abraço
    Fernando Bueno

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 23/1/2019, 12:14

Bom dia, Fernando Bueno.

Aqui no meu PC, o formulário que salva normal é o "Frm_Protocolo".

O Formulário "Frm_Documentos_Anexados", que você acessa através da msgbox que é exibida ao sair do campo "Procedência do Documento" no formulário "Frm_Protocolo", não salva o que é digitado e ainda dá erro de conflito de gravação ao salvar o formulário "Frm_Protocolo".

Fiz o teste com exemplo que enviei e ocorre o problema. Ou seja, o formulário "Frm_Documentos_Anexados" não salva ao fechar. Mesmo com o código DoCmd.RunCommand acCmdSaveRecord no evento ao clicar do botão Fechar.

Seria problema da versão do Office? Utilizo o Office 2016 64 bits, no qual foi criado o BD em questão.
    Fernando Bueno
    Fernando Bueno
    Developer
    Developer

Mensagem  Fernando Bueno 23/1/2019, 15:57

Boa tarde;

Entendi agora o erro onde ocorre, estou meio na correria agora assim que possível analiso melhor ok

De uma olhada Nesse exemplo que postei para um colega do fórum ontem,

talvez prefira trabalhar dessa forma com os anexos.

Um abraço
    Fernando Bueno

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 23/1/2019, 16:32

Prezado Fernando Bueno, boa tarde.

De ante mão, agradeço-lhe a atenção e a prestabilidade.

Dei uma olhada no exemplo que citou, mas ele não me atende pois no BD que estou a criar não vai ser arquivado ou visualizado o anexo. Ele, o anexo, será somente listado. Poe exemplo: um documento do tipo memorando é cadastrado no BD. Mas este memorando vem acompanhado de uma Comunicação Interna. Então, no momento em que o usuário cadastrando o Memorando e chegar no campo "Procedência do Documento" após preenchê-lo e sair, vai ser perguntado se deseja cadastrar documentos anexos. Neste ponto o usuário vai clicar em sim e abrira o formulário "Frm_Documentos_Anexados" (que possui somente um campo txt) onde o usuário vai digitar listando o ou os documentos que estão acompanhando aquele que está sendo cadastrado, que no exemplo é um Memorando. Assim, o usuário vai digitar algo como "1- Comunicação Interna nº X, oriunda de Y, etc.". O documento físico "Comunicação Interna" não será digitalizado e nem arquivado no PC. Ele acompanhará o Memorando que o trouxe, que certamente continuará a ser movimentado. Por isto o seu exemplo não me servira no momento.
    Espero que dê para você entender a dinâmica do BD.

Mas peço-lhe que, caso possível,  quando tiver um momento livre dê uma analisada no BD e veja se descobre o que pode estar errado.

A propósito, o seu exemplo é muito bom e penso que me servira no futuro para um outro BD que estou planejando criar.

Desde já agradeço-lhe
    Wilson90
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Wilson90 23/1/2019, 17:52

Olha amigo eu sempre preferi salvar os dados com o comando SQL insert into... Nunca falha.
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 23/1/2019, 21:11

Olá, Wilson90, boa noite.

Agradeço a atenção.

E como faço para usar a sua sugestão? Vamos tentar. Sei pouco de VBA e nada de SQL. Se puder me explicar, agradeço-lhe.
    Wilson90
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Wilson90 23/1/2019, 21:23

Ao invez de salvar com o docmd. Eu utilizo o seguinte codigo pra salvar.

Dim strSQL as String
    strSQL= "Insert Into NomeTabela(" & nomeCampoTabela & ") Values('"& me.nomeCampoform &"')"

Docmd.RunSQL strSQL
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 24/1/2019, 09:02

Bom dia, Wilson90.

Infelizmente, sua sugestão não funcionou. Retorna "Erro de Sintaxe na Instrução INSERT INTO".

Seguindo suas instruções, o código ficou da seguinte forma:

Dim strSQL As String
    strSQL = "Insert Into Tbl_Cadastro(" & DocumentosAnexados & ") Values('" & Me.DocumentosAnexados & "')"

DoCmd.RunSQL strSQL

Desculpe-me pela falta de conhecimento, mas não teria que fazer referência do formulário na instrução?

Obrigado
    Wilson90
    Intermediário
    Intermediário

Mensagem  Wilson90 24/1/2019, 12:32

Envia-me por gentileza o seu banco pra eu dar uma olhada. So as partes envolvidas.
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 24/1/2019, 12:51

Cópia do BD em questão está anexado na msg nº 1 deste post.

Obrigado.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 17:33