MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Erro ao salvar formulario modo design

OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Erro ao salvar formulario modo design Empty Erro ao salvar formulario modo design

Mensagem  OLDRIVG 10/1/2019, 12:43

Prezados, bom dia.

Estou tentando usar uma função para redimensionar o formulário conforme a resolução do monitores dos usuários, mas, após fazer as alterações de evento e tentar salvar o formulário, retorna a mensagem "Este formulário ou relatório contem alterações incompatíveis com o formato de banco de dados atual. O formulário ou relatório não foi salvo. Para salvar as alterações, você deve remover os layout que tiverem células vazias e/ou definir a propriedade HasModule do formulário ou relatório com No".

Existe um tópico no Fórum (https://www.maximoaccess.com/t18330-resolvidoerro-no-formulario-menu-principal), no qual o mestre Avelino sugere remover layouts, entretanto, no BD em questão o botão de remover layout na "Ribbon" não está ativada.

Alguém teria alguma outra sugestão para solução do erro citado? Estou usando um BD no formato .MDB, em access versão 2016, 64 bits.

Desde já agradeço.
    crysostomo
    crysostomo
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Erro ao salvar formulario modo design Empty Re: Erro ao salvar formulario modo design

Mensagem  crysostomo 10/1/2019, 18:28

Olá tarde. pelo jeito que eu entendi você quer o formulário fique do tamanho do monitor, é isso?

no meu caso eu coloco maxizado fica no tamanho do monitor

nas propriedades Ao abrir só colar DoCmd.Maximize.
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Erro ao salvar formulario modo design Empty Re: Erro ao salvar formulario modo design

Mensagem  OLDRIVG 10/1/2019, 19:28

Olá, Crysostomo. Tarde!

Você entendeu errado. Eu não quero maximizar o formulário. Isto ele já faz.

O que eu quero é que ao abrir o sistema, ele fique no tamanho da resolução do monitor. Ou seja, se abrir o formulário em um monitor de 800 x 600, ele fique nesta resolução; por outro lado, se o monitor tiver uma resolução de 1900 x 768, ele fique nesta resolução. O que está ocorrendo, e que se mudar o monitor o formulário fica desfocado.

Portanto, a sua sugestão, infelizmente, não me atende. Mesmo porque, ela já está sendo usada.
    De qualquer forma, agradeço-lhe pela a atenção.

Obrigado
    crysostomo
    crysostomo
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  crysostomo 10/1/2019, 19:40

Ao carregar coloque
    Código:
    Option Compare Database

Private Sub seu botão_Click()
    DoCmd.OpenForm "seu formulario"
    End Sub

Private Sub Form_Load()

DoCmd.MoveSize 0, 0, Largura, Altura ' Usamos as medidas capturadas no módulo mdlTesTela

Me.lblTitle.Width = Me.InsideWidth ' Igualamos a largura do rótulo do título à largura da tela

Me.btnInfo.Top = (Me.InsideHeight / 2) - (Me.btnInfo.Height / 2) ' Posição vertical do botão no centro
    Me.btnInfo.Left = (Me.InsideWidth / 2) - (Me.btnInfo.Width / 2) ' Posição horizontal do botão no centro

Me.lblFooter.Top = Me.InsideHeight - Me.lblFooter.Height ' Posição vertical do rodapé
    Me.lblFooter.Width = Me.InsideWidth ' Igualamos a largura do rótulo do rodapé à largura da tela

End Sub

crie um modulo e cole
    Código:
    Option Compare Database

Public Declare Function GetSystemMetrics Lib "user32.dll" (ByVal nIndex As Long) As Long ' Declaramos a API
       Const SM_CXSCREEN = 0 ' Constante da largura
       Const SM_CYSCREEN = 1 ' Constante da altura

Public Function Largura() As Long
        Largura = GetSystemMetrics(SM_CXSCREEN) * 15 ' Pegamos a largura em pixels e multipliamos por 15
    End Function

Public Function Altura() As Long
        Altura = GetSystemMetrics(SM_CYSCREEN) * 15 ' Pegamos a altura em pixels e multipliamos por 15
    End Function

esse foi do nossos amigos JPaulo e Criquio
    Esse vai te atender
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 11/1/2019, 08:55

Bom dia, Crysostomo.

Infelizmente sua sugestão não funcionou. Retorna erros de nome repetido e membro ou método não encontrado.

Me parece que no código que você sugere existem referencias a controles que não possuo em meu formulário. Penso que não estou sabendo implementar. Há como você instruir, caso possível?

No código sugerido por você para ser implementado no evento Ao Carregar do formulário faz referencia a um botão que não existe. Mesmo retirando esta referência, não funcionou.

Após implementar o código, não se consegue salvar alterações no formulário. o erro objeto do post é apresentado.

Obrigado
    Assis
    Assis
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  Assis 11/1/2019, 09:10

Bom dia

Copie e cole no navegador.

google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj81_G2sOXfAhWDBGMBHazYBowQFjACegQIAhAB&url=http%3A%2F%2Fwww.neros.com.br%2Fblog%2Fitem%2F222-resolvendo-problemas-de-resolucao-nos-formularios&usg=AOvVaw0CsrfcMRo8QMqBtZBTKR8E

.................................................................................
    *** Só sei que nada sei ***
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 11/1/2019, 10:17

Olá Assis, bom dia.

Já havia visitado o endereço sugerido, entretanto não me atende.

O meu problema está no erro que está ocorrendo conforme escrito na msg 01:

"Este formulário ou relatório contem alterações incompatíveis com o formato de banco de dados atual. O formulário ou relatório não foi salvo. Para salvar as alterações, você deve remover os layout que tiverem células vazias e/ou definir a propriedade HasModule do formulário ou relatório com No".

Acredito que encontrando uma solução para o erro ficará mais fácil conseguir fazer com que o formulário assuma a resolução do monitor no qual estiver sendo usado.

Agradecido.
    crysostomo
    crysostomo
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  crysostomo 11/1/2019, 15:14

OLDRIVG boa tarde.
    da uma reformulada , com esse arquivo.
    pois consigo colocar ele tamanho automatico

drive.google.com/open?id=18K33dM75izof4Mq5k8eGRUrqsSBxuoFZ
    OLDRIVG
    OLDRIVG
    Avançado
    Avançado

Mensagem  OLDRIVG 11/1/2019, 16:37

Boa tarde, Crysostomo.

Agradeço-lhe pela a atençao e empenho, mas já havia testado o arquivo sugerido e sem sucesso.

O meu entrave está no erro citado na msg 01. Já fiz várias formas de tentativas para solucionar e nenhuma resolveu. Penso que pode ser a versão do Office 2007 a causa da "dor de cabeça", pois o BD foi feito em Access 2016 64 bits e fiz a conversão. De repente, fazendo um novo BD na versão 2007 os problemas param.

Vou esperar passar o final de semana e na segunda retomo os trabalhos.

Agradecido.
    crysostomo
    crysostomo
    Maximo VIP
    Maximo VIP

Mensagem  crysostomo 12/1/2019, 12:25

Entendi. Conseguindo deixe aqui a solução pois outros amigos pode procurar o mesmo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 21:32