Boa tarde galera!
Estou desenvolvendo um sistema de controle de pedidos em access, mas infelizmente travei em um empecilho. Criei um arquivo basico para exemplificar o meu problema.
Nesse arquivo criei 2 tabelas:
- "TB_Modelos" que representa o cadastro dos modelos (entender por modelo o produto que o cliente vai comprar)
- Campo 1: TB_MO_Id --> Código do modelo (Chave primaria)
- Campo 2: TB_MO_Cliente --> Nome do cliente
- Campo 3: TB_MO_Modelo --> Nome do modelo
- Campo 4: TB_MO_Mascara --> Cor da mascara do modelo
- "TB_OS" que representa a ordem de serviço
- Campo 1: TB_OS_Id --> Código da ordem de serviço (Chave primaria)
- Campo 2: TB_OS_MO_Id --> Código do modelo (Chave secundária)
- Campo 3: TB_OS_Data --> Data da OS
Criei os formularios referentes a essas tabelas, só para facilitar na visualização dos dados. Cadastrei um modelo na TB_Modelos, que possui Id = 1, Cliente = Cliente1, Modelo = 123456 e Mascara = Azul. Cadastrei uma ordem de serviço na TB_OS que possui TB_OS_Id = 1, TB_OS_MO_Id = 1 e Data = 03/10/2018. No formulário de ordem de serviço, os campos TB_MO_Cliente, TB_MO_Modelo e TB_MO_Mascara foram inseridos.
Criei uma relação entre as duas tabelas pelos campos "TB_MO_Id" e "TB_OS_MO_Id", logo as informações "Cliente1", "123456" e "Azul" aparecem também no meu formulario da Ordem de serviço.
Agora vamos supor que esse mesmo cliente, 1 mês depois, peça para eu fazer uma nova produção, do mesmo modelo, porém com mascara verde ao inves de azul.
Se eu alterar de "azul" para "verde" o registro já existente do modelo e criar um novo registro na TB_OS, eu estarei alterando também o registro já existente, o que eu não quero. A minha duvida é: é possivel eu fazer essa alteração no registro da TB_Modelos sem que ele altere os registros já existentes referentes a ele na TB_OS ?
A base de dados para teste está em anexo.
Desde já agradeço a ajuda!
Estou desenvolvendo um sistema de controle de pedidos em access, mas infelizmente travei em um empecilho. Criei um arquivo basico para exemplificar o meu problema.
Nesse arquivo criei 2 tabelas:
- "TB_Modelos" que representa o cadastro dos modelos (entender por modelo o produto que o cliente vai comprar)
- Campo 1: TB_MO_Id --> Código do modelo (Chave primaria)
- Campo 2: TB_MO_Cliente --> Nome do cliente
- Campo 3: TB_MO_Modelo --> Nome do modelo
- Campo 4: TB_MO_Mascara --> Cor da mascara do modelo
- "TB_OS" que representa a ordem de serviço
- Campo 1: TB_OS_Id --> Código da ordem de serviço (Chave primaria)
- Campo 2: TB_OS_MO_Id --> Código do modelo (Chave secundária)
- Campo 3: TB_OS_Data --> Data da OS
Criei os formularios referentes a essas tabelas, só para facilitar na visualização dos dados. Cadastrei um modelo na TB_Modelos, que possui Id = 1, Cliente = Cliente1, Modelo = 123456 e Mascara = Azul. Cadastrei uma ordem de serviço na TB_OS que possui TB_OS_Id = 1, TB_OS_MO_Id = 1 e Data = 03/10/2018. No formulário de ordem de serviço, os campos TB_MO_Cliente, TB_MO_Modelo e TB_MO_Mascara foram inseridos.
Criei uma relação entre as duas tabelas pelos campos "TB_MO_Id" e "TB_OS_MO_Id", logo as informações "Cliente1", "123456" e "Azul" aparecem também no meu formulario da Ordem de serviço.
Agora vamos supor que esse mesmo cliente, 1 mês depois, peça para eu fazer uma nova produção, do mesmo modelo, porém com mascara verde ao inves de azul.
Se eu alterar de "azul" para "verde" o registro já existente do modelo e criar um novo registro na TB_OS, eu estarei alterando também o registro já existente, o que eu não quero. A minha duvida é: é possivel eu fazer essa alteração no registro da TB_Modelos sem que ele altere os registros já existentes referentes a ele na TB_OS ?
A base de dados para teste está em anexo.
Desde já agradeço a ajuda!
- Anexos
- Teste.zip
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