MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access

3 participantes

Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos?

aceshigh
    Novato
    Novato

Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos? Empty Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos?

Mensagem  aceshigh 2/4/2018, 18:59

Olá, sou iniciante no Access.

Já utilizei alguns outros programas que mexem com Bancos de Dados então consigo ter uma noção rala, mas o Access parece ter uma lógica diferente, pois não tem função Select... pelo menos não achei, no "construtor".

bom, entre várias tabelas, tenho a tabela CONTRATOS e NOTAS FISCAIS

A tabela Contratos tem diversas informações sobre cada contrato. O campo NumObra nunca se repete então é a chave.

A tabela NFs poderá ter mais de uma dezena de Notas Fiscais faturadas para cada Contrato. Ela tem um campo chave, o campo NumObra (que identifica a qual contrato/obra aquela NF pertence) e o campo de valor, em Reais.

Pois bem, quero ter uma consulta que servirá para resumo dos contratos, com a principal informação dos contratos, incluindo aí a soma dos valores já faturados naquele contrato (e depois o saldo, que é o valor do contrato - a soma já faturada)

Em alguns outros softwares, na coluna de Valor Faturado, eu colocaria algo do tipo =sum(select(NotasFiscais[ValorBruto], NotasFiscais[NumObra]=Contratos[NumObra]))

Ou seja... ele chegaria dentro da coluna Valor Bruto da tabela NotasFiscais todas as linhas onde a coluna NumObra equivale a coluna NumObra da linha atual da tabela Contratos, e então soma esses valores.

Não estou conseguindo fazer algo similar no Access

Consegui criar uma consulta onde eu devo inserir o número do contrato e então ele mostra os valores brutos das NFs daquele contrato. Mas sem soma, e sem colocar essa consulta dentro de uma outra consulta (resumo dos Contratos).

Como eu poderia resolver essa questão? Estou pensando numa lógica muito diferente do que preciso pra fazer o que necessito no Access?

Muito obrigado.
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP

Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos? Empty Re: Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos?

Mensagem  scandinavo 3/4/2018, 08:41

Abra sua consulta no modo estrutura lá em cima vai ter um É grego (esqueci o nome do botão) que vai adicionar uma nova linha na consulta ai ao você muda está linha de (agrupar por ) para soma somente na coluna que queira realizar a somatoria
    tauron
    tauron
    VIP
    VIP

Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos? Empty Re: Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos?

Mensagem  tauron 3/4/2018, 11:22

Laughing  Scandinavo, o nome do botão Σ é "totais", acontece comigo rotineiramente. Shocked
    aceshigh
    Novato
    Novato

Mensagem  aceshigh 3/4/2018, 12:29

Obrigado Scandinavo, mas essa soma seria o total dos valores de TODAS notas fiscais da tabela notas fiscais, correto??

entretanto, digamos que a minha tabela Notas Fiscais seja assim

NumObra - ValorNF
    500 - $100.000
    500 - $250.000
    600 - $50.000
    700 - $400.000
    500 - $300.000
    700 - $100.000
    700 - $200.000
    600 - $100.000

Se eu colocar a soma aqui, dá $1.500.000

Mas se eu filtrar somente a Obra 500, dá $650.000

A 600 dá 150.000

E a 700 dá $700.000

Eu quero um relatório RESUMO das obras.

Portanto, o relatório tem que mostrar assim, pegando informações de várias tabelas diferentes

Obra - Cliente - Descrição - Prazo - Valor - Notas Faturadas

500 - Prefeitura X - Pavimentação da Rua Figueira - 20/10/2019 - $1.000.000 - $650.000

600 - Prefeitura X - Pavimentação da Rua Nogueira - 20/10/2019 - $180.000 - $150.000

700 - Prefeitura Y - Pavimentação da Rua Oliveira - 20/10/2019 - $850.000 - $700.000

Note que em negrito, está a soma das notas relativas àquela obra. É isso que preciso. Sem que nessa tela de resumo, mostre todas notas. Preciso somente das somas, exatamente pq é resumo...
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP

Mensagem  scandinavo 3/4/2018, 17:10

Taurom
    Estes comandos estão no automatico que esquece mesmo. Kkk

Vamos lá então
    Adicione estas tabelas a consulta também ,elas tem
    Que estar relacionadas entre si. Adicione os campos que você quer que apareça
    Vai fazendo uns testes.
    Isto é o básico.
    Dependendo da sua estrutura pode ser preciso mais de uma consulta para chegar ao resultado.
    Qualquer coisa poste o banco de dados.

aceshigh
    Novato
    Novato

Mensagem  aceshigh 3/4/2018, 17:33

já tenho as tabelas e as relações. É UM-PRA-MUITOS entre a tabela de obras (chave é o NumObra, pois é um número diferente, do Centro de Custos, para cada obra) e as notas fiscais...

pois como mostrei aqui, a tabela NFs é mais ou menos assim (tem bem mais campos, mas esses que interessam pro tópico)
    500 - $100.000
    500 - $250.000
    600 - $50.000
    700 - $400.000
    500 - $300.000
    700 - $100.000
    700 - $200.000
    600 - $100.000

ou seja, temos somente 1 obra 500, 1 obra 600 e uma 700. Mas a 500 tem 3 NFs, a 600 tem 2 NFs e a 700 tem 3 NFs.

Fazer testes eu já fiz, mas não consegui o que eu queria. Exatamente por isso que estou postando aqui no forum.
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP

Mensagem  scandinavo 3/4/2018, 19:49

Ok
    Para te dizer como montar a consulta sem ver seu banco de dados é difícil.
    Já entendi o que você quer e já visualizei o projeto inteiro tabelas consulta e relatórios.
    Amanhã posto um exemplo. Hoje é folga kkkk
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP

Mensagem  scandinavo 4/4/2018, 17:35

veja ai...............a sua estrutura tem que estar mais ou menos assim.
    Anexos
    Consultando soma de valores de Notas Fiscais de um Contrato e mostrando numa tabela resumo de contratos? AttachmentNotas.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (38 Kb) Baixado 17 vez(es)
    scandinavo
    scandinavo
    VIP
    VIP

Mensagem  scandinavo 7/4/2018, 09:35

E aí deu certo ?
    Passei o ponto

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 7/11/2024, 22:09