Olá, sou iniciante no Access.
Já utilizei alguns outros programas que mexem com Bancos de Dados então consigo ter uma noção rala, mas o Access parece ter uma lógica diferente, pois não tem função Select... pelo menos não achei, no "construtor".
bom, entre várias tabelas, tenho a tabela CONTRATOS e NOTAS FISCAIS
A tabela Contratos tem diversas informações sobre cada contrato. O campo NumObra nunca se repete então é a chave.
A tabela NFs poderá ter mais de uma dezena de Notas Fiscais faturadas para cada Contrato. Ela tem um campo chave, o campo NumObra (que identifica a qual contrato/obra aquela NF pertence) e o campo de valor, em Reais.
Pois bem, quero ter uma consulta que servirá para resumo dos contratos, com a principal informação dos contratos, incluindo aí a soma dos valores já faturados naquele contrato (e depois o saldo, que é o valor do contrato - a soma já faturada)
Em alguns outros softwares, na coluna de Valor Faturado, eu colocaria algo do tipo =sum(select(NotasFiscais[ValorBruto], NotasFiscais[NumObra]=Contratos[NumObra]))
Ou seja... ele chegaria dentro da coluna Valor Bruto da tabela NotasFiscais todas as linhas onde a coluna NumObra equivale a coluna NumObra da linha atual da tabela Contratos, e então soma esses valores.
Não estou conseguindo fazer algo similar no Access
Consegui criar uma consulta onde eu devo inserir o número do contrato e então ele mostra os valores brutos das NFs daquele contrato. Mas sem soma, e sem colocar essa consulta dentro de uma outra consulta (resumo dos Contratos).
Como eu poderia resolver essa questão? Estou pensando numa lógica muito diferente do que preciso pra fazer o que necessito no Access?
Muito obrigado.
Já utilizei alguns outros programas que mexem com Bancos de Dados então consigo ter uma noção rala, mas o Access parece ter uma lógica diferente, pois não tem função Select... pelo menos não achei, no "construtor".
bom, entre várias tabelas, tenho a tabela CONTRATOS e NOTAS FISCAIS
A tabela Contratos tem diversas informações sobre cada contrato. O campo NumObra nunca se repete então é a chave.
A tabela NFs poderá ter mais de uma dezena de Notas Fiscais faturadas para cada Contrato. Ela tem um campo chave, o campo NumObra (que identifica a qual contrato/obra aquela NF pertence) e o campo de valor, em Reais.
Pois bem, quero ter uma consulta que servirá para resumo dos contratos, com a principal informação dos contratos, incluindo aí a soma dos valores já faturados naquele contrato (e depois o saldo, que é o valor do contrato - a soma já faturada)
Em alguns outros softwares, na coluna de Valor Faturado, eu colocaria algo do tipo =sum(select(NotasFiscais[ValorBruto], NotasFiscais[NumObra]=Contratos[NumObra]))
Ou seja... ele chegaria dentro da coluna Valor Bruto da tabela NotasFiscais todas as linhas onde a coluna NumObra equivale a coluna NumObra da linha atual da tabela Contratos, e então soma esses valores.
Não estou conseguindo fazer algo similar no Access
Consegui criar uma consulta onde eu devo inserir o número do contrato e então ele mostra os valores brutos das NFs daquele contrato. Mas sem soma, e sem colocar essa consulta dentro de uma outra consulta (resumo dos Contratos).
Como eu poderia resolver essa questão? Estou pensando numa lógica muito diferente do que preciso pra fazer o que necessito no Access?
Muito obrigado.