Bom dia a todos!!
Não tenho muita experiência com Access, mas estou montando um sistema de controle de Relatório de Auditoria, o mesmo possui 03 Tabelas como demonstrado abaixo:
Tbl_Relatorios
CodRelat (Numeração Automática-Chave primária)-Campo de Relacionamento
Título do Relatório
Diretoria
Área Envolvida
Emissão
Tbl_Pontos
CodRelat-Campo de Relacionamento
CodAspecto (Numeração Automática-Chave primária)
Descrição dos Pontos/Aspectos
Tbl_Recomendacao
CodRelat
CodAspecto-Campo de Relacionamento
CodRecom(Numeração Automática-Chave primária)
Recomendações
Descrição do Plano de Ação
Responsável/Área
Início
Conclusão
Status de Validação
Montei um formulário para visualizar todos os relatórios emitidos, utilizando apenas a tabela Tbl_Relatorios em uma Caixa de Listagem, contudo, preciso do total de Pontos e Recomendações das outras duas tabelas (campo esse que não existe, portanto, seria um Campo Calculado). Como a relação entre elas é de Um para Muito (sendo a Tabela mãe a Tbl_Relatorios), imaginei em contar o Campo CodRelat da Tabela Tbl_Pontos que pode se repetir N vezes (inserindo na própria tabela um campo calculado), da mesma forma contar o Campo CodAspecto da Tabela Tbl_Recomendacao que também pode se repetir N Vezes. Inicialmente inseri diretamente na tabela Tbl_Pontos um campo calculado montando a seguinte expressão em SQL: Select [CodAspecto], count [CodRelat] AS Qtde from Tbl_Pontos Group by CodAspecto. portanto, selecionei, em um campo vazio, Campo Calculado, escolhendo Número e, no construtor de expressões inseri a SQL acima.
Entretanto apresenta o seguinte erro:
"A sintaxe da subconsulta nesta expressão está incorreta.
verifique essa sintaxe e coloque a subconsulta entre parênteses."
Quando insiro os parênteses aparece a seguinte mensagem:
"Não é possível criar um campo calculado.
Verifique a expressão '(Select [CodAspecto], count [CodRelat] AS Qtde from Tbl_Pontos Group by CodAspecto)'"
A ideia seria incluir na caixa de listagem (além dos campos da tabela Tbl_Relatorios) apenas esses campos calculados das tabela Tbl_Pontos e Tbl_Recomendacao.
Então vão as perguntas:
Estou colocando a expressão SQL no local errado??
Minha expressão tem erro de Sintaxe???
Há outra forma de fazer isso diretamente na caixa de Listagem??
Desde já agradeço qualquer luz que puderam me dar.
Um abraço
Não tenho muita experiência com Access, mas estou montando um sistema de controle de Relatório de Auditoria, o mesmo possui 03 Tabelas como demonstrado abaixo:
Tbl_Relatorios
CodRelat (Numeração Automática-Chave primária)-Campo de Relacionamento
Título do Relatório
Diretoria
Área Envolvida
Emissão
Tbl_Pontos
CodRelat-Campo de Relacionamento
CodAspecto (Numeração Automática-Chave primária)
Descrição dos Pontos/Aspectos
Tbl_Recomendacao
CodRelat
CodAspecto-Campo de Relacionamento
CodRecom(Numeração Automática-Chave primária)
Recomendações
Descrição do Plano de Ação
Responsável/Área
Início
Conclusão
Status de Validação
Montei um formulário para visualizar todos os relatórios emitidos, utilizando apenas a tabela Tbl_Relatorios em uma Caixa de Listagem, contudo, preciso do total de Pontos e Recomendações das outras duas tabelas (campo esse que não existe, portanto, seria um Campo Calculado). Como a relação entre elas é de Um para Muito (sendo a Tabela mãe a Tbl_Relatorios), imaginei em contar o Campo CodRelat da Tabela Tbl_Pontos que pode se repetir N vezes (inserindo na própria tabela um campo calculado), da mesma forma contar o Campo CodAspecto da Tabela Tbl_Recomendacao que também pode se repetir N Vezes. Inicialmente inseri diretamente na tabela Tbl_Pontos um campo calculado montando a seguinte expressão em SQL: Select [CodAspecto], count [CodRelat] AS Qtde from Tbl_Pontos Group by CodAspecto. portanto, selecionei, em um campo vazio, Campo Calculado, escolhendo Número e, no construtor de expressões inseri a SQL acima.
Entretanto apresenta o seguinte erro:
"A sintaxe da subconsulta nesta expressão está incorreta.
verifique essa sintaxe e coloque a subconsulta entre parênteses."
Quando insiro os parênteses aparece a seguinte mensagem:
"Não é possível criar um campo calculado.
Verifique a expressão '(Select [CodAspecto], count [CodRelat] AS Qtde from Tbl_Pontos Group by CodAspecto)'"
A ideia seria incluir na caixa de listagem (além dos campos da tabela Tbl_Relatorios) apenas esses campos calculados das tabela Tbl_Pontos e Tbl_Recomendacao.
Então vão as perguntas:
Estou colocando a expressão SQL no local errado??
Minha expressão tem erro de Sintaxe???
Há outra forma de fazer isso diretamente na caixa de Listagem??
Desde já agradeço qualquer luz que puderam me dar.
Um abraço