Bom dia a todos!!
Não tenho muita experiência com Access, mas estou montando um sistema de controle de Relatório de Auditoria, o mesmo possui 03 Tabelas como demonstrado abaixo:
Tbl_Relatorios
CodRelat (Numeração Automática-Chave primária)-Campo de Relacionamento
Título do Relatório
Diretoria
Área Envolvida
Emissão
Tbl_Pontos
CodRelat-Campo de Relacionamento
CodAspecto (Numeração Automática-Chave primária)
Descrição dos Pontos/Aspectos
Tbl_Recomendacao
CodRelat
CodAspecto-Campo de Relacionamento
CodRecom(Numeração Automática-Chave primária)
Recomendações
Descrição do Plano de Ação
Responsável/Área
Início
Conclusão
Status de Validação
Montei um formulário para visualizar todos os relatórios emitidos, utilizando apenas a tabela Tbl_Relatorios em uma Caixa de Listagem, contudo, preciso do total de Pontos e Recomendações das outras duas tabelas (campo esse que não existe, portanto, seria um Campo Calculado). Como a relação entre elas é de Um para Muito (sendo a Tabela mãe a Tbl_Relatorios), imaginei em contar o Campo CodRelat da Tabela Tbl_Pontos que pode se repetir N vezes (inserindo na própria tabela um campo calculado), da mesma forma contar o Campo CodAspecto da Tabela Tbl_Recomendacao que também pode se repetir N Vezes. Inicialmente inseri diretamente na tabela Tbl_Pontos um campo calculado montando a seguinte expressão em SQL: Select [CodAspecto], count [CodRelat] AS Qtde from Tbl_Pontos Group by CodAspecto. portanto, selecionei, em um campo vazio, Campo Calculado, escolhendo Número e, no construtor de expressões inseri a SQL acima.
Entretanto apresenta o seguinte erro:
"A sintaxe da subconsulta nesta expressão está incorreta.
verifique essa sintaxe e coloque a subconsulta entre parênteses."
Quando insiro os parênteses aparece a seguinte mensagem:
"Não é possível criar um campo calculado.
Verifique a expressão '(Select [CodAspecto], count [CodRelat] AS Qtde from Tbl_Pontos Group by CodAspecto)'"