Boa Tarde,
Eu sou completamente iniciante no access não tenho experiencia com banco de dados, tenho experiencia com excel e vba no excel. Estou querendo migrar um sisteminha que fiz no excel para o access, então devo ter muitas dúvidas pela frente.
Eu não sei se minha dúvida se aplica a tabela ou a formulário, postei em tabela me desculpem se fiz errado.
O que estou elaborando é um sistema para registrar as compras da empresa.
Existe um formulário principal (solicitação de compras) que alimenta duas tabelas:
-A primeira tabela, "Tabela_Solicitações", com os dados de cada solicitação (solicitante, data pedido, data necessidade e etc).
-A segunda tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" com os vários insumos que compõe a solicitação, os quantitativos que estão sendo solicitados e etc.
Elas tem um relacionamento 1 para vários.
Todos os insumos que podem compor a tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" estão cadastradas em outra tabela "Tabela_Cadastro_Insumos" eles são classificados por categorias.
São centenas de insumos por isso eles tem que ser separados em categorias.
Quando eu vou colocar um novo registro na tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" eu vou selecionar o insumos que estão sendo solicitados, porém eu gostaria de selecionar primeiro a categoria para que no campo ao lado ele me permita selecionar os insumos daquela categoria. Tem que ser assim se não fica complicado achar um determinado insumo em uma lista enorme.
No excel eu resolvi isso criando uma lista para cada categoria de insumo, e no meu formulário utilizei a função =Indireto() no campo que seleciona o item vinculado ao campo que selecionei a categoria.
No access me parece fazer mais sentido ter uma tabela com todos os insumos e não uma tabela para cada categoria de insumo como eu tinha no excel, mas na hora que eu for entrar com esse dado no formulário de solicitação eu não faço ideia como vou fazer para que baseado em um campo ele me mostre opções diferentes no outro campo.
Minha dúvida é tem como eu fazer isso? Eu vou resolver isso com uma regra de validação no campo insumo da tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" ou vai ser com uma regra que vou aplicar no formulário de solicitação?
Espero que tenha ficado claro, desde já agradeço a ajuda.
Se tiverem criticas a forma que estou estruturando as tabelas do meu banco de dados serão muito bem vindas, pois realmente estou um pouco perdido.
Obrigado.
Eu sou completamente iniciante no access não tenho experiencia com banco de dados, tenho experiencia com excel e vba no excel. Estou querendo migrar um sisteminha que fiz no excel para o access, então devo ter muitas dúvidas pela frente.
Eu não sei se minha dúvida se aplica a tabela ou a formulário, postei em tabela me desculpem se fiz errado.
O que estou elaborando é um sistema para registrar as compras da empresa.
Existe um formulário principal (solicitação de compras) que alimenta duas tabelas:
-A primeira tabela, "Tabela_Solicitações", com os dados de cada solicitação (solicitante, data pedido, data necessidade e etc).
-A segunda tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" com os vários insumos que compõe a solicitação, os quantitativos que estão sendo solicitados e etc.
Elas tem um relacionamento 1 para vários.
Todos os insumos que podem compor a tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" estão cadastradas em outra tabela "Tabela_Cadastro_Insumos" eles são classificados por categorias.
São centenas de insumos por isso eles tem que ser separados em categorias.
Quando eu vou colocar um novo registro na tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" eu vou selecionar o insumos que estão sendo solicitados, porém eu gostaria de selecionar primeiro a categoria para que no campo ao lado ele me permita selecionar os insumos daquela categoria. Tem que ser assim se não fica complicado achar um determinado insumo em uma lista enorme.
No excel eu resolvi isso criando uma lista para cada categoria de insumo, e no meu formulário utilizei a função =Indireto() no campo que seleciona o item vinculado ao campo que selecionei a categoria.
No access me parece fazer mais sentido ter uma tabela com todos os insumos e não uma tabela para cada categoria de insumo como eu tinha no excel, mas na hora que eu for entrar com esse dado no formulário de solicitação eu não faço ideia como vou fazer para que baseado em um campo ele me mostre opções diferentes no outro campo.
Minha dúvida é tem como eu fazer isso? Eu vou resolver isso com uma regra de validação no campo insumo da tabela "Tabela_Insumos_Solicitações" ou vai ser com uma regra que vou aplicar no formulário de solicitação?
Espero que tenha ficado claro, desde já agradeço a ajuda.
Se tiverem criticas a forma que estou estruturando as tabelas do meu banco de dados serão muito bem vindas, pois realmente estou um pouco perdido.
Obrigado.