Olá, primeiramente agradecer ao fórum pela qualidade das informações e pela presteza de seus usuários.
Vi no site muitos exemplos de cadastro de clientes mas não achei nenhum que fosse completo o suficiente ou bem exemplificado, neste caso abri este tópico para sanar estas dúvidas, dar meu exemplo e tirar algumas dúvidas.
Primeiro vou explicar o cenário:
1 - O sistema é de iniciativa particular e pretendo liberar(código aberto) para que todos;
2 - O sistema é sobre a área florestal que tem pouco conteúdo;
3 - O sistema é para atender a produção/venda/identificação de espécies (a identificação é para um número limitado/exige conhecimento técnico);
4 - O sistema é tanto para controle de sementes/mudas/matrizes e espécies;
Como montei a estrutura para facilitar o controle:
Vou fazer uma visão simplificada.
Tabelas
1- Cadastro
Unidade(empresa, etc...)
Espécies
clientes
fornecedores
2-Movimentos
Entradas/saídas de sementes
Produção/venda de mudas
Marcação de matrizes
Doações
Criei os formulários correspondentes com cadastro e consulta, ainda falta criar os relatórios(projeto em andamento).
Vou explicar minha estrutura e dúvidas:
Cadastro de Clientes e fornecedores
Pensei primeiramente em criar uma tabela única e relacionar campos com origem em caixas de combinação para selecionar as opções,
as cbos setariam os dados se:
Cliente ou Fornecedor
Entrada ou Saída(venda ou doação)
Sementes ou Mudas
Pessoa Física ou Jurídica
mas achei que ficaria uma tabela muito pesada então dividi em :
Entrada(coleta ou doação) (sementes/mudas)
Saída(venda ou doação) (sementes/mudas)
Clientes (Pessoa física e Jurídica)
Fornecedores (Pessoa física e Jurídica)
O problema acarretado é que quando há a necessidade de organizar os dados já que quando cadastro um cliente como pessoa física os campos relacionados a empresa ficam vazios (já que no cadastro de empresa o cadastro do representante é necessário), sendo assim no relatório fica ruim de organizar os dados, mas tudo bem é questão de layout.
Minha dúvida é quanto ao controle do estoque e precificação já que a tabela de preços varia de acordo com a espécie e o tamanho da muda, no caso de sementes é em relação ao tempo de tempo armazenado como eu faria para criar uma tela de entrada e saída com estas variáveis já que a escolha das espécies é em um subformulário, eu teria de cadastrar todos os preços e tamanhos para cada espécie no cadastro de espécie ou teria como eu fazer alguns filtros sequenciais para chegar ao mesmo resultado?
Vi no site muitos exemplos de cadastro de clientes mas não achei nenhum que fosse completo o suficiente ou bem exemplificado, neste caso abri este tópico para sanar estas dúvidas, dar meu exemplo e tirar algumas dúvidas.
Primeiro vou explicar o cenário:
1 - O sistema é de iniciativa particular e pretendo liberar(código aberto) para que todos;
2 - O sistema é sobre a área florestal que tem pouco conteúdo;
3 - O sistema é para atender a produção/venda/identificação de espécies (a identificação é para um número limitado/exige conhecimento técnico);
4 - O sistema é tanto para controle de sementes/mudas/matrizes e espécies;
Como montei a estrutura para facilitar o controle:
Vou fazer uma visão simplificada.
Tabelas
1- Cadastro
Unidade(empresa, etc...)
Espécies
clientes
fornecedores
2-Movimentos
Entradas/saídas de sementes
Produção/venda de mudas
Marcação de matrizes
Doações
Criei os formulários correspondentes com cadastro e consulta, ainda falta criar os relatórios(projeto em andamento).
Vou explicar minha estrutura e dúvidas:
Cadastro de Clientes e fornecedores
Pensei primeiramente em criar uma tabela única e relacionar campos com origem em caixas de combinação para selecionar as opções,
as cbos setariam os dados se:
Cliente ou Fornecedor
Entrada ou Saída(venda ou doação)
Sementes ou Mudas
Pessoa Física ou Jurídica
mas achei que ficaria uma tabela muito pesada então dividi em :
Entrada(coleta ou doação) (sementes/mudas)
Saída(venda ou doação) (sementes/mudas)
Clientes (Pessoa física e Jurídica)
Fornecedores (Pessoa física e Jurídica)
O problema acarretado é que quando há a necessidade de organizar os dados já que quando cadastro um cliente como pessoa física os campos relacionados a empresa ficam vazios (já que no cadastro de empresa o cadastro do representante é necessário), sendo assim no relatório fica ruim de organizar os dados, mas tudo bem é questão de layout.
Minha dúvida é quanto ao controle do estoque e precificação já que a tabela de preços varia de acordo com a espécie e o tamanho da muda, no caso de sementes é em relação ao tempo de tempo armazenado como eu faria para criar uma tela de entrada e saída com estas variáveis já que a escolha das espécies é em um subformulário, eu teria de cadastrar todos os preços e tamanhos para cada espécie no cadastro de espécie ou teria como eu fazer alguns filtros sequenciais para chegar ao mesmo resultado?
Última edição por jeanrocha em 29/4/2017, 02:20, editado 1 vez(es)